DFP_
Localização:Teresina - Piauí
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação:
A carência de leitos de Terapia Intensiva no Brasil é uma realidade, junta-se a esta, a falta de profissionais com experiência para oferecer uma adequada assistência de enfermagem à pacientes com instabilidade clínica e com potencial risco de gravidade em um ambiente de alta complexidade, reservado e único no ambiente hospitalar. A formação do enfermeiro tem como papel essencial o desenvolvimento de competências para exercer atividades de prevenção e promoção da saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs reafirmam o dever das Instituições de Ensino Superior de formar profissionais de saúde voltados para as necessidades do SUS, com a finalidade de adequar a formação em saúde para o atendimento da população brasileira. No mundo moderno, há a exigência de que os profissionais tenham formação polivalente e orientada para a visão globalizada da realidade e a atitude contínua de aprender a aprender.
Naturalmente, o contexto político, social, cultural e econômico exercem grande influência sobre as experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas na prática diária. Logo, na esfera peculiar da Terapia Intensiva, cabe retornar às DCNs, que afirmam que o enfermeiro deve ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Além de aprender a aprender, deve ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento.
O perfil de formação generalista reforça a importância da educação continuada/permanente de profissionais, voltadas para o trabalho em unidades de elevada complexidade, considerando-se o caráter especializado das competências a serem desenvolvidas para o atendimento do paciente na Terapia Intensiva.
Justificativa
O Curso visa a capacitação do profissional para dirigir, organizar, planejar e supervisionar atividades inerentes à área de Enfermagem em Terapia Intensiva.
O futuro especialista será orientado na avaliação e execução de ações preventivas, assistenciais, curativas e de reabilitação do paciente crítico.
Ao final do curso o aluno deverá estar apto a realizar uma Assistência de enfermagem sistematizada a clientes adultos internados em unidades de Terapia Intensiva, abrangendo pacientes com afecções gerais agudas e crônicas de grande complexidade, com desenvolvimento de atividades práticas.
Assistência à família e cuidadores. Prevenção de acidentes no hospital. Aspectos éticos na assistência de enfermagem.
Objetivos
Objetivo Geral
• Proporcionar aos estudantes oportunidades para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes e habilidades sobre a assistência integral a clientes hospitalizados, com alterações orgânicas, funcionais e emocionais, de qualquer especialidade.
Objetivo Específico
• Preparar um profissional que, além de tecnicamente capacitado para executar de forma responsável e humana as funções pertinentes à sua profissão, tenha consciência de sua cidadania e da necessidade dos indivíduos que integram a comunidade em que trabalha, na perspectiva do cuidado integral especializado;
• Capacitar o aluno de especialização desta área no planejamento, programação, delegação, orientação, pesquisa e execução das atividades de enfermagem nos níveis preventivos, assistenciais, curativos e de reabilitação, integrando a equipe de saúde;
• Integrar a Equipe de Saúde e de Enfermagem, com exercício profissional regulamentado em Lei, para desenvolver ações de assistência, recuperação e reabilitação do estado de Saúde, referenciadas nas necessidades do paciente/cliente;
• Desempenhar suas atividades profissionais de acordo com o disposto na Lei 7498/86, Decreto-Lei 94406/87, com responsabilidade, justiça e competência, considerando os postulados contidos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e os princípios básicos da universalidade, eqüidade e integralidade da Assistência à Saúde;
• Desempenhar suas atividades profissionais em Instituições de
Saúde, pública ou privada, e outras do gênero.
Plano de Curso
O curso será composto por um módulo básico (funcional) constituído por conteúdos pertinentes às disciplinas de cunho estrutural e funcional do corpo humano. Este módulo compreende 25% do total de carga horária do curso e poderá ser cursado por alunos das demais especialidades pertinentes à Saúde do Adulto.
Módulo funcional:
1. Introdução a UTI
2. Humanização e Bioética
3. Gestão e Qualidade
4. Sistematização da assistência de enfermagem (SAE)
5. Farmácia Clínica e prevenção de erros
6. Sinais vitais e o balanço hídrico
Módulo capacitador:
7. Suporte e manutenção nutricional
8. Imagem e interpretação de exames
9. Dor e sedação: cuidados frente ao quinto sinal vital
10. Neurointensivismo
11. Distúrbios pulmonares e assistência ventilatória
12. Choque e monitorização hemodinâmica invasiva
13. Eletrofisiologia e eletrocardiografia
14.Nefrointensivismo
15.Assistência e cuidados ao paciente queimado
16.Assistência e cuidados ao paciente cirúrgico
17. Assistência e cuidados ao paciente clínico
18. Metodologia da pesquisa
Público alvo:
Profissionais da área da Saúde com inscrição Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
DFP_