DFP_
Localização:Manaus - Amazonas
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação:
Ministrado pela Faculdade Redentor em parceria com a AMIB.
Pós-Graduação Oficial AMIB
Curso ministrado com o mesmo conteúdo específico em todo o país.
Pontua para a Prova de Especialista
(Sociedade Médica).
Inclusos os cinco cursos de Imersão AMIB.
O corpo docente é coordenado pela AMIB.
Coordenador do curso acompanha a turma durante as aulas.
O certificado de conclusão é autorizado pelo MEC com Pós-Graduação Lato Sensu e reconhecido como Curso Oficial AMIB.
Desconto de 5% para sócios AMIB
(Até a data de vencimento)
Justificativa do curso:
O desenvolvimento e as necessidades da Medicina Intensiva necessitam da qualificação dos médicos na especialidade.
Estudos internacionais mostram que a capacitação profissional trás vantagens quanto à evolução dos pacientes, ao tempo de internação e aos custos hospitalares. Recentemente evidenciou-se no Brasil, em várias Regiões, as necessidades de ter profissionais capacitados.
A AMIB vem desenvolvendo atividade educacional há longo tempo, como nos programas de Comissão de Formação do Intensivista e nos cursos de imersão. A especialização dos médicos da UTI é realizada através do Programa de Especialização em Medicina Intensiva e da Residência Médica. Entretanto, há uma nova oportunidade educacional através de Cursos de Pós-graduação lato sensu realizados para capacitação profissional, tão necessária em nosso país. Assim, a criação destes cursos propiciará melhor prática profissional da Medicina Intensiva.
Objetivos:
O curso, organizado nos termos da Resolução CES no 01 de 08 de Junho de 2007 do Conselho Nacional de Educação, tem como objetivos:" Promover atividades científicas e propiciar o aperfeiçoamento em Terapia Intensiva. " Capacitar ao médico a identificar e solucionar os problemas do paciente gravemente enfermo. " Desenvolver no médico, em seus aspectos conceituais e práticos, a liderança necessária para o trabalho em equipe, próprios da multiprofissionalidade e transdisciplinaridade assistencial do paciente grave. " Fomentar o conhecimento e a prática dos preceitos éticos e humanitários da Medicina Intensiva. " Desenvolver um espírito profissional observador e crítico capaz de desenvolver estudos de realidade, pesquisa e educação continuada em Medicina Intensiva, bem como formar novos intensivistas. " Formar profissionais capazes de liderar projetos associativos identificados com as necessidades sociais da comunidade onde se insere.
Público Alvo:
Médicos que atuem na área de Terapia Intensiva.
Carga Horária e Atividades:
* 360 horas-aula de atividades teóricas - 20h/a mensais às Sextas e Sábados.
As atividades serão ministradas em um encontro mensal com dois dias de duração.
O Curso será realizado em 18 módulos.
As aulas serão expositivas podendo, a critério do professor, ter módulos práticos como discussão de casos clínicos, seminários, vídeos, estações práticas, etc.
O professor deverá oferecer aos alunos um resumo do conteúdo programático das aulas.
Ao final do curso o aluno deverá apresentar uma monografia e/ou produção de um artigo científico, obrigatoriamente.
Serão utilizados como referências para o curso os seguintes livros (e mais os indicados pelos professores, complementarmente).
Pontuação do curso:
O curso é modular (18 MÓDULOS) com temas de grande relevância em Terapia Intensiva. Usualmente ministrado em 1 final de semana por mês, o que facilita o deslocamento do aluno. Serão oferecidos os cursos da AMIB nos módulos correspondentes (TENUTI- NUTRIÇÃO, CITIN-NEUROINTENSIVISMO, HUMANIZAÇÃO, SEPSE, HEMODINÂMICA).
O aluno do curso receberá as pontuações correspondentes aos cursos e isso conta pontos para revalidação do título além de promover um ótimo exercício de atualização.
Disciplinas:
Epidemiologia Clínica. Metodologia Científica. Bioestatística
Ementa: Fundamentos da epidemiologia, da pesquisa e de seus métodos. Bioestatística para médicos. Como montar e programar uma monografia e um artigo para publicação.
A Especialidade Medicina Intensiva. Avaliação clínica do paciente gravemente enfermo.
Via Aérea e Reanimação Cardiopulmonar e Cerebral.
1o dia: Ementa: A Especialidade Medicina Intensiva. A AMIB. Semiologia, semiotécnica, imagenologia e rotina laboratorial. Estabelecimento de relações entre a estrutura alterada e a resposta clínica observada no paciente em terapia intensiva. Escores de avaliação de prognóstico. A Prescrição do paciente grave. Protocolos. Critérios de internação e alta na UTI. O Prontuário médico. Febre no paciente grave. Métodos de imagem no paciente crítico.
2o Dia: Ementa: Anatomia e Fisiologia da Via Aérea. Indicações de acesso à via aérea. Intubação Traqueal : avaliação clínica, preparo do material, metodologia. Via aérea difícil e abordagens alternativas. Traqueostomia: indicações, técnica e complicações. Traqueostomia percutânea. Demonstração prática. Reanimação cardiopulmonar e cerebral: conceito, epidemiologia, algoritmo universal: ABCD primário e secundário, fármacos utilizados, algoritmo universal. Módulo prático.
Equilíbrio Hidro-Eletrolítico e Distúrbios Metabólicos. Alterações Endócrinas. Nefrointensivismo.
1o dia: Ementa: Acidose e alcalose. Distúrbios hidro-eletrolíticos. Anion-gap. Crise tireotóxica. Emergências Diabéticas. Coma mixedematoso; Insuficiência adrenal aguda; Rabdomiólise; Diabetes insipidus; Síndrome da secreção inapropriada do ADH.
2o dia. Ementa: Insuficiência renal aguda: epidemiologia, fisiopatologia, prevenção e tratamento, métodos dialíticos, demonstração prática.
Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica I.
Ementa: Epidemiologia da insuficiência respiratória e ventilação mecânica. Fisiopatologia e Diagnóstico das patologias obstrutivas, restritivas e da insuficiência respiratória. Monitorização Respiratória: mecânica e troca gasosa. Repercussões Hemodinâmicas e Ventilatórias da Ventilação Mecânica. Modos de suporte ventilatório invasivos e não-invasivos. Como iniciar a ventilação mecânica. Situações especiais: Asma brônquica aguda; Embolia pulmonar; DPOC agudizado. Imagem. Demonstração Prática I.
Ventilação Mecânica II.
Ementa: Injúria Pulmonar Aguda e Síndrome da Angústia Respiratória Aguda; Broncoaspiração; Hipoventilação controlada e hipercapnia permissiva; Óxido Nítrico; Edema pulmonar cardiogênico e não cardiogênico. Modos ventilatórios Especiais. Pneumonia Associada à Ventilação; Desmame do suporte ventilatório. Ventilaçào mecânica prolongada e ventilação mecânica domiciliar. Demonstração prática II.
Intoxicações Exógenas e Acidentes por Animais Peçonhentos, Agentes Físicos e Químicos. Analgesia, Sedação e Bloqueio Neuro-Muscular em UTI.
1o dia. Ementa: Exame clínico do paciente. Intoxicações exógenas mais comuns (diagnóstico e avaliação), condutas gerais e para envenenamentos específicos, como narcóticos, simpaticomiméticos, cocaína, anti-depressivos tricíclicos, anti-hipertensivos, a cetoaminofeno, digoxina, salicilatos, aminofilina, metanol, etilenoglicol, cogumelos, organofosforados e organofluorados, etc; Acidentes com serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, taturanas, peixes, sapos e lacraias; Hipotermia e hipertermia, acidentes com raios, quase-afogamento. 2o dia: Ementa: anatomia, farmacologia e fisiologia da noscicepção. Analgesia sistêmica. Situações especiais de analgesia. Indicações de analgesia, sedação e bloqueio neuromuscular. Avaliação da sedação, da analgesia e do bloqueio neuromuscular. Junção neuromuscular. Monitorização do bloqueio neuromuscular. Drogas, vias, esquemas posológicos. Complicações
Disfunções Hematológicas e Coagulapatias.
Terapia Intensiva do Aparelho Digestivo.
Ementa: Fisiologia e alterações da coagulação. Coagulação intravascular disseminada; Fibrinólise; coagulopatia de consumo; Trombólise e anticoagulação. Uso de hemoderivados e substitutos do plasma.
Ementa: O tubo gastrintestinal no Paciente Grave. Infarto Êntero-Mesentérico. Hemorragia digestiva alta e baixa. Diagnóstico e terapêutica. Insuficiência hepática; Coma Hepático; Colangite aguda. Pancreatite aguda grave. Pós- operatório de cirurgia abdominal.Pós-operatório de transplante hepático.
Cardiointensivismo.
Ementa: Anatomia e Fisiologia do coração. Dor torácica. Síndromes coronarianas agudas. Epidemiologia, reconhecimento pré-hospitalar. Tratamento. Arritmias cardíacas. Pós-operatório de cirurgia cardíaca. Insuficiência cardíaca. Crise Hipertensiva. Embolia Pulmonar. Métodos diagnósticos. Marcapasso. Indicação, procedimento e monitorização.
Choque e Monitorização Hemodinâmica - Curso HEMODINÂMICA da AMIB
Ementa: O Curso de Hemodinâmica tem como objetivos propiciar ao intensivista, através de um programa de imersão com duração de 16 horas-aula, uma ampla informação sobre os principais técnicas de monitorização hemodinâmnica, tanto através de abordagens teóricas como estações práticas.
O programa consiste nas seguintes aulas teóricas:
Ementa: 1. Anatomia e Fisiologia Cardiovascular aplicadas; 2. Interações Coração-Pulmão; 3. Perfusão Tecidual e seus Marcadores; 4. Indicações e Técnica para Cateterização da Artéria Pulmonar; 5. Interpretação dos Dados Hemodinâmicos e Metabólicos; 6. Monitorização Hemodinâmica Avançada; 7. Monitorização Hemodinâmica em Situações Especiais; 8. Reposição Volêmica; 9. Drogas Vasoativas; 10. Choque Cardiogênico; 11. Choque Séptico; 12. Cateterização da Artéria Pulmonar: Controvérsias
São ministradas estações com prática abrangendo os seguintes tópicos:
Ementa:1. Circuitos e Cateteres; 2. Acessos Vasculares para Monitorização; 3. Curvas de Pressão e Determinação Intermitente do DC; 4. DC Contínuo, VDFVD, SvO2, NICO; 5. Discussão de Caso Clínico: Sepse; 6. Discussão de Caso Clínico: Politrauma e SARA O Curso de Hemodinâmica oferece, dentro de suas estações práticas, treinamento da técnica de cateterização da artéria pulmonar em manequins com o auxílio de simuladores. Isto permite que o aluno que ainda não esteja familiarizado com o procedimento, possa dar início a sua experiência, contando com o auxílio de instrutores. Infecção e Sepse
Ementa: Infecções comunitárias graves, comunitárias modificadas e hospitalares. Infecções relacionadas a cateteres. SIRS e Sepse: mecanismos fisiopatológicos, monitorização e tratamento. Disfunção de múltiplos órgãos e sistemas; SOFA. Antibioticoterapia. Endocardite Bacteriana. Meningites; Infecção em pacientes imunodeprimidos; Tétano, malária e leptospirose; Colite pseudomembranosa; Translocação Bacteriana; Descontaminação seletiva. Medicina hiperbárica (OHB). CCIH. Terapia Intensiva Cirúrgica e Trauma
Ementa: Avaliação do Risco Cirúrgico; Alterações Neuro-endócrinas no Per e no Pós-operatório e no Trauma. Conduta inicial no traumatizado de tórax, abdomen e raquimedular. Pós-operatório do paciente com transplante de órgãos e grandes cirurgias: cirurgia abdominal, torácica, cardíaca, de aneurisma de aorta abdominal, de transplantado de fígado, de transplante pulmonar, de transplante renal, de transplante cardíaco. Cirurgia no paciente oncológico; Abdome agudo clínico e cirúrgico; Sepse abdominal: diagnóstico e conduta. O paciente grande queimado. Síndrome compartimental. Embolia pulmonar. Embolia gordurosa.
Neurointensivismo - Curso CITIN da AMIB
Ementa:O curso de Terapia Intensiva Neurológica (CITIN) tem como missão protocolar rotinas e difundir o ensino básico em terapia intensiva neurológica para facilitar o diagnóstico, manuseio, monitorização e tratamento do paciente neurocrítico nas diversas situações contemplando melhor prognóstico e prevenção da lesão secundária.
O CITIN tem uma carga horária total de 20 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas abordando conceitos, condutas, procedimentos, propedêutica e manuseios. Tem como principais objetivos:
1. Identificar os principais e mais freqüentes diagnósticos de internação de pacientes neurocríticos, discutindo condutas e cuidados essenciais na prevenção da lesão secundária com o tratamento neurológico e clínico da fase aguda.
2. Caracterizar os quadros de urgências e emergências neurológicas e estabelecer o tratamento adequado para determinar melhor prognóstico destas patologias.
3. Definir e conceituar os principais mecanismos fisiopatológicos que são fundamentais na determinação da gravidade dos pacientes e na qualidade da recuperação.
4. Conhecer as intercorrências neurológicas mais freqüentes ou usuais dos pacientes primariamente não neurológicos e estabelecer a fundamental importância, facilidade e praticidade da monitorização do paciente neurocrítico.
5. Avaliar e demonstrar os principais métodos diagnósticos e recursos terapêuticos utiizados na atualidade salientando a importância da Medicina Baseada em evidências na determinação de condutas, protocolos e pesquisas.
Terapia Nutricional no Paciente Grave - Curso TENUTI da AMIB
Ementa:A TENUTI - Terapia Nutricional em UTI surgiu da necessidade de qualificação e desenvolvimento da Terapia Nutricional no paciente grave de UTI. Foi idealizado em 1999 pelo então presidente da AMIB, Dr. Cid Marcos David e desenvolvido por um "Board" multiprofissional de especialistas com notório conhecimento do assunto.
O curso tem as características de um curso de imersão. Com duração de 2 dias, visa, através de uma programação que inclui aulas teóricas, discussões de casos e aulas práticas, ambas interativas, trazer o conhecimento teórico e prático, a atualização, e a organização de conceitos em Terapia Nutricional voltada unicamente para o doente de UTI.
O conteúdo contempla a Nutrição do Paciente Grave adulto e pediátrico, e, se desenvolve par e passo, simulando a seqüência de eventos normalmente seguida no atendimento nutricional do paciente internado em Unidades de Terapia Intensiva.
Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal
Ementa: :Escores prognósticos - Ressuscitação cardiopulmonar - Suporte hemodinâmico - Equilíbrio hidro-eletrolítico - Suporte nutricional: enteral e parenteral - Ventilação mecânica convencional: características fisiopatológicas, indicações, monitorização, modos de ventilação mais utilizados, desmame - Uso de surfactante e de óxido nítrico - Sedação, analgesia e bloqueio neuro-muscular - Pos-operatório. Terapia Intensiva na Gravidez
Ementa: Fisiologia cardiovascular e respiratória da paciente grávida. Eclampsia e pré-eclãmpsia; HELLP Síndrome; Infecção pós-parto; sepse puerperal; Endomiometrites sépticas.
Ética e Bioética em Terapia Intensiva - Curso HUMANIZAÇÃO da AMIB
Ementa:O curso de humanização tem por objetivo principal instrumentalizar os profissionais da área saúde acerca da atuação junto ao paciente crítico, sua família e equipe.
Os desafios do momento consistem em dar maior nitidez ao conceito de humanização e levar para dentro das instituições as condições necessárias para a construção desta consciência e desta responsabilidade. Para isto, o curso propõe discutir temas atuais abordados por profissionais experientes, entre eles:
> Humanização (conceito, objetivo e filosofia)
> Ambiente físico: ergonomia
> Aspectos sensoriais: Sobrecarga sensorial /Privação sensorial
> Tratamento Fútil
> Tecnologia e Humanização
> Aspectos Éticos e Bioéticos da Terminalidade
> Captação e Doação de Órgãos
> Comunicação em U.T.I.
> Questões bioéticas e legais na limitação do esforço terapêutico em Unidades de Terapia Intensiva
O curso se propõe nas estações práticas: Cenários com o paciente, a família e a equipe
> Estudo de Casos clínicos
> Projeção de filme
> Dinâmica
> Desenvolvimento de projeto de atuação em Humanização
Administração e Gerenciamento em Terapia Intensiva.
Ementa: Indicadores de qualidade e Normas mínimas para funcionamento de UTIs; Aspectos organizacionais e administrativos de cuidados intensivos; Legislação sanitária; Pagamentos e convênios; Qualidade em MI; Indicadores hospitalares e de gestão; Comissões hospitalares de apoios; gerenciamento de custos em UTI; Controladoria hospitalar;
Público Alvo:
Médicos que atuem na área de Terapia Intensiva.
DFP_