DFP_
Localização:Goiânia - Goiás
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação:
O curso de Medicina Intensiva Pediátrica desenvolvido pela AMIB em um convênio de cooperação acadêmico-científico com a Faculdade Redentor leva ao Médico Intensivista rica bagagem teórica ministrada por experientes Pediatras.
A qualidade do curso começa com a escolha do coordenador Nacional, o Dr. Werther Brunow de Carvalho, experiente pediatra da USP e autor do livro “Terapia Intensiva Pediátrica – Terceira edição - 02 volumes” da Editora Atheneu que será entregue aos alunos no segundo módulo do curso. O curso é realizado através de palestras de influentes pediatras que conduzem o que é apresentado nas últimas revistas científicas internacionais e casos clínicos de diferentes complexidades.
O projeto pedagógico é aprovado e acompanhado pela Diretoria Nacional da AMIB. Anualmente, no Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva o curso é avaliado por um colegiado de coordenadores que direcionam o processo pedagógico garantindo um curso atualizado.
1. Introdução a prática da Terapia Intensiva Pediátrica. Epidemiologia clínica. Metodologia científica. Bioestatística. – 20h
Enfoca História da Terapia Intensiva Pediátrica, área de atuação do intensivista pediátrico e seus impactos, fundamentos da epidemiologia, da pesquisa e de seus métodos, bioestatística para médicos e como montar e programar uma monografia e um artigo para publicação.
2. Via aérea e reanimação cardiopulmonar e cerebral – 20h
Conhecimento da anatomia da via aérea e como manejá-la, acesso vascular e intra-ósseo, reanimação cardiopulmonar e cerebral, métodos de imagem no paciente crítico.
3. Equilíbrio Hidro-Eletrolítico e Distúrbios Metabólicos. Alterações Endócrinas – 20h
Engloba as necessidades hídricas basais, crise tireotóxica, coma mixedematoso, disfunção adrenal, rabdomiólise, desidratação e necessidade hídrica em situações especiais, distúrbio do metabolismo do sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio, hiperglicemia no paciente crítico, cetoacidose diabética e coma hiperosmolar não cetótico, hipoglicemia na criança, equilíbrio ácido-básico e distúrbios do cloro, diabetes insípidus, secreção inapropriada de hormônio antidiurético e síndrome perdedora de sal cerebral e erro inato do metabolismo.
4. Sistema Respiratório I – 20h
Fisiologia, monitoração e insuficiência respiratória; biologia molecular da lesão pulmonar aguda; interação cárdio-pulmonar; tipos de respiradores e modos ventilatórios, incluindo ventilação não invasiva.
5. Sistema Respiratório II – 20h
Conhecimentos sobre as doenças respiratórias e ventilação mecânica referente às mesmas; métodos de resgate.
6. Analgesia, Sedação e Bloqueio Neuro-Muscular em UTI. Disfunções Hematológicas e Coagulopatia – 20h
Enfoca a fisiologia e as alterações da coagulação – incluindo anticoagulação no paciente pediátrico; distúrbios hemorrágicos e CIVD; hemoterapia (emergências) e complicações; paciente oncológico na UTI; transplante de medula óssea; plasmaférese; doença falciforme e dellirium na UCIP; anatomia, farmacologia, fisiologia e métodos para avaliação da dor; sedação e bloqueio neuromuscular; indicações para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular; tipos de drogas e seus impactos; farmacocinética, farmacodinâmica e interação medicamentosa.
7. Terapia Intensiva do Aparelho Digestivo. Acidentes na infância – 20h
Engloba hemorragia digestiva, abdome agudo clínico/cirúrgico, tipos de enfermidades do aparelho digestivo, pré e pós-operatório torácicas e abdominais, tipos de traumatismo nesta região, acidentes na infância como queimaduras, intoxicações, acidentes por animais e agentes físicos/químicos, afogamento, hipertermia/hipotermia, síndrome compartimental abddominal.
8. Choque e Monitorização Hemodinâmica – 20h
Conhecimento sobre interações coração-pulmão, perfusão tecidual e seus marcadores, conceito e classificação de choque, tipos de monitoração e choque, interpretação dos dados hemodinâmicos e metabólicos, avaliação da microcirculação, síndrome da resposta inflamatória sistêmica, sepse – epidemiologia, terapia coadjuvante, DMOS (abordagem clínica e lobaratorial), febre hemorrágica e síndrome do choque da dengue (aspectos clínicos e terapêuticos).
9. Cardiointensivismo – 20h
Anatomia e fisiologia cardiovascular; tipos de disfunções cardíacas; diagnósticos, tratamento, monitoração – incluindo pós-operatório; complicações do bypass cardiopulmonar.
10. Neurointensivismo – 20h
Avaliação da criança em coma, biologia molecular na lesão neuronal, conhecimento de complicações cerebrais e patologias encefálicas – incluindo pós-operatório e morte encefálica, monitoração cerebral, doenças neuromusculares agudas/crônica, imagem em neurologia intensiva e manutenção do doador.
11. Terapia Nutricional no Paciente Grave – 20h
Translocação bacteriana; diagnóstico, avaliação nutricional e tipos de nutrição (dietas, fibras, imunomodulares e suas indicações) – incluindo situações especiais, tipos de tratamento e contra-indicações, cuidados ao paciente grave adulto e pediátrico e suas complicações.
12. Nefrointensivismo e Bioética em Terapia Intensiva Pediátrica – 20h
Conhecimento sobre o ambiente físico, fisiologia e avaliação da função renal, aspectos sensoriais, transplante, complicações e tratamento renais, utilização de contraste na indução da Nefropatia, glomerulonefrites e nefrites intesticiais na UTIP; conceito de humanização, objetivo, filosofia e tecnologia; aspectos éticos e bioéticos da no setor de UTI; captação e doação de órgãos e reabilitação após a UCIP.
13. Conceitos básicos da Medicina Intensiva Pediátrica - 20h
Engloba polimorfismo, genoma, inflamação e imunidade; função do macrófago, endotélio, epitélio pulmonar, linfócito após a injúria; sistema de coagulação e complemento; choque e reperfusão; farmacologia em medicina intensiva pediátrica; entre outros temas.
14. Infecção na UTIP – 20h
Tipos de infecções (doenças) – incluindo pacientes imunodeprimidos; controle de infecções na UTIP; infecção VS colonização; antibioticoterapia em Medicina Intensiva.
15. Procedimentos em UTIP – 20h
Engloba via aérea difícil, acesso venoso profundo e arterial, cateter de artéria pulmonar, cardioversão e desfibrilação, marcapasso cardíaco, pericardiocentese, paracentese, toracocentese, drenagem torácica, lavado broncoalveolar protegido não broncoscópico, passagem de sondas para alimentação, punção lombar, cateter de bulbo de jugular e de monitoração intracraniana, monitoração metabólica por calorimetria indireta, eletroencefalograma e BIS.
16. Terapia intensiva neonatal – 20h
Reanimação – incluindo neonatal prematuro; fisiologia, diagnóstico, insuficiência respiratória; taquipnéia transitória e síndrome adaptativa; pneumonias; síndromes; tipos de ventilação pulmonar mecânica e de alta frequência; complicações da ventilação pulmonar mecânica e abordagem da doença pulmonar obstrutiva crônica.
17. Terapia intensiva neonatal – 20h
Engloba a área cardiovascular: fisiologia cardiovascular; cardiopatias congênitas: diagnóstico e terapêutica; choque cardiogênico; distúrbios do ritmo cardíaco e distúrbios hematológicos; abordagem do canal arterial no neonato; uso de hemocomponentes no período neonatal; patologias do trato gastrointestinal; enterocolite necrozante; icterícia neonatal; doenças hepáticas; distúrbio do metabolismo dos carbohidratos; distúrbio do metabolismo do cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio; distúrbios da tireóide e necessidades hídricas.
18. Terapia Intensiva Neonatal – 20h
Engloba área de disfunções: lesão de substância branca; hemorragia intracraniana; encefalopatia hipóxico-isquêmica; convulsão no período neonatal; hipotonia e doença neuromuscular; infecções bacterianas, fungos, protozoários e virais; sepse neonatal precoce e tardia; choque séptico no período neonatal; nutrição enteral e parenteral; controle térmico do neonato; doenças na gravidez e o seu impacto para o feto; retinopatia da prematuridade; hérnia diafragmática congênita e erro inato do metabolismo.
DFP_