DFP_
Localização:Uberlândia - Minas Gerais
Duração:360 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) da Faculdade Católica de Uberlândia destina-se a profissionais da educação que desejam atuar na função de Orientador Educacional, de acordo com a Resolução n° 01, de 15/05/2006, do Conselho Nacional de Educação – CNE e conforme edital de concurso público, de junho de 2011, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – SEE/MG. Seu objetivo é (re)pensar o fazer teórico/prático da Orientação Educacional no contexto da educação básica, tendo como referência a função e o trabalho do licenciado/Orientador Educacional mediante os paradigmas epistemológicos e legais da legislação nacional. Se propõe a ajudar na construção de competências técnico/administrativas e político/pedagógicas necessárias ao exercício das funções de acompanhamento, apoio e orientação educacional, de acordo com as diretrizes Nacional e de Estado da Educação.
1- História, Identidade e Formação do Orientador Educacional
2- O Ofício do Orientador Educacional: Saberes e Práticas Pedagógicas na Orientação Educacional
3- Indisciplina e violência: a ambiguidade dos conflitos na escola
4- A Organização e a Divisão Social do Trabalho na Escola: Subjetividade e Nova Identidade do Educador
5- Fundamentos teórico-metodológicos da psicologia educacional: Piaget, Vygotsky e Wallon
6- Métodos e Técnicas de Pesquisa I
7- Gestão de Pessoas e Relações Interpessoais
8- Políticas Públicas em Educação: a Legislação Nacional
9- Dificuldade de Aprendizagem e Inclusão/Exclusão Escolar
10- Informática Aplicada
11- Métodos e Técnicas de Pesquisa II
2- O Ofício do Orientador Educacional: Saberes e Práticas Pedagógicas na Orientação Educacional
3- Indisciplina e violência: a ambiguidade dos conflitos na escola
4- A Organização e a Divisão Social do Trabalho na Escola: Subjetividade e Nova Identidade do Educador
5- Fundamentos teórico-metodológicos da psicologia educacional: Piaget, Vygotsky e Wallon
6- Métodos e Técnicas de Pesquisa I
7- Gestão de Pessoas e Relações Interpessoais
8- Políticas Públicas em Educação: a Legislação Nacional
9- Dificuldade de Aprendizagem e Inclusão/Exclusão Escolar
10- Informática Aplicada
11- Métodos e Técnicas de Pesquisa II
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