DFP_
Localização:Goiânia - Goiás
Duração:395 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Trata-se de proposta para curso de pós-graduação, ao nível de Lato Sensu em Pedagogias da Dança. A dança é uma área de conhecimento, autônoma e tem como referencial hoje, uma vasta e relevante produção acadêmica e artística brasileira que deve ser disseminada. Faz-se necessário e urgente discutir, pesquisar e refletir sobre as resultantes de sua intervenção social. Propomos assim, uma especialização em dança com perfil progressista através de uma inserção qualitativa nos ambientes educacionais e seus contextos. A proposta é possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos em dança que envolvam aspectos educativos, formativos, culturais e sociais, fomentando a pesquisa e a experimentação científica, pedagógica e artística, fortalecendo os compromissos de humanização e ações político-pedagógicas diferenciadas.
Neste projeto, foram estabelecidas as seguintes diretrizes para o desenvolvimento do Curso de Pós-Graduação em Pedagogias da Dança:
Valorizar a pesquisa de elementos extraídos do universo cultural popular brasileiro e da região;
Desenvolver os elementos do ensino organizado pela Dança que dêem possibilidades de ampliação da área nos ambientes educacionais, os mais diversos;
Estimular a produção artística de Dança nos processos ensino-aprendizagem através de conhecimentos específicos de criação e experimentação cênica;
Garantir articulações dos componentes curriculares com as questões do universo da arte, gerando o trabalho educativo, a ação pedagógica e a pesquisa.
OBJETIVOS
Gerais:
· Possibilitar a formação de professores para atuação específica na área do ensino;
· Fomentar a pesquisa e a experimentação científica, artística e pedagógica na área de Dança;
· Incentivar a atividade crítica, criadora e transformadora, afirmando a autonomia e a possibilidade de liberdade em todas as suas dimensões;
· Promover uma reflexão crítica da prática contemporânea sobre as teorias de dança, da tecnologia e da arte, relacionadas a contextos educacionais e artísticos, focando numa maior capacitação docente e criativa.
Específicos:
· Sistematizar e apresentar informações, experiências e iniciativas fundamentais para a preparação de professores capacitados a realizar produções científicas, pedagógicas e artísticas na área de Dança;
· Capacitar os futuros especialistas em Pedagogias da Dança para a valorização e realização de pesquisas de elementos extraídos do universo contemporâneo e popular brasileiro para a aplicação em aulas e composições em ambientes educacionais;
· Propiciar a experiência e a participação da elaboração, montagem e apresentação de produções coreográficas que inter-relacionem a área pedagógica aos Fundamentos da Dança, da Técnica, da Coreografia e dos conhecimentos de Cultura, Arte e Linguagem.
Público alvo:
Licenciados em Dança, Educação Física e áreas afins como teatro, musica, artes visuais, pedagogia, entre outros, que queiram se especializar em Dança e/ou graduados (de áreas próximas como Fisioterapia, Psicologia ou de qualquer área) que comprovem atuação de dois anos na área da dança.
Neste projeto, foram estabelecidas as seguintes diretrizes para o desenvolvimento do Curso de Pós-Graduação em Pedagogias da Dança:
Valorizar a pesquisa de elementos extraídos do universo cultural popular brasileiro e da região;
Desenvolver os elementos do ensino organizado pela Dança que dêem possibilidades de ampliação da área nos ambientes educacionais, os mais diversos;
Estimular a produção artística de Dança nos processos ensino-aprendizagem através de conhecimentos específicos de criação e experimentação cênica;
Garantir articulações dos componentes curriculares com as questões do universo da arte, gerando o trabalho educativo, a ação pedagógica e a pesquisa.
OBJETIVOS
Gerais:
· Possibilitar a formação de professores para atuação específica na área do ensino;
· Fomentar a pesquisa e a experimentação científica, artística e pedagógica na área de Dança;
· Incentivar a atividade crítica, criadora e transformadora, afirmando a autonomia e a possibilidade de liberdade em todas as suas dimensões;
· Promover uma reflexão crítica da prática contemporânea sobre as teorias de dança, da tecnologia e da arte, relacionadas a contextos educacionais e artísticos, focando numa maior capacitação docente e criativa.
Específicos:
· Sistematizar e apresentar informações, experiências e iniciativas fundamentais para a preparação de professores capacitados a realizar produções científicas, pedagógicas e artísticas na área de Dança;
· Capacitar os futuros especialistas em Pedagogias da Dança para a valorização e realização de pesquisas de elementos extraídos do universo contemporâneo e popular brasileiro para a aplicação em aulas e composições em ambientes educacionais;
· Propiciar a experiência e a participação da elaboração, montagem e apresentação de produções coreográficas que inter-relacionem a área pedagógica aos Fundamentos da Dança, da Técnica, da Coreografia e dos conhecimentos de Cultura, Arte e Linguagem.
Público alvo:
Licenciados em Dança, Educação Física e áreas afins como teatro, musica, artes visuais, pedagogia, entre outros, que queiram se especializar em Dança e/ou graduados (de áreas próximas como Fisioterapia, Psicologia ou de qualquer área) que comprovem atuação de dois anos na área da dança.
Disciplinas:
Antropologia do Corpo
Antropologia da Dança
Práticas Corporais e Educação
Biomecânica da Dança
Aspectos Históricos e Culturais da Dança
Estéticas da Dança
Danças Populares Brasileiras I
Danças Populares Brasileiras II
Laban hoje: diálogos entre dança e educação
Pesquisas em Dança
Metodologia da Pesquisa Científica
Sujeito, Aprendizagem e Dança
Técnicas de Dança I
Estética, arte contemporânea e dança
Oficina de Projetos
Dança na atualidade: atuação, produção e mercado
Corpo, Inclusão e Educação
Técnicas de Dança II
Processos Coreográficos
Antropologia do Corpo
Antropologia da Dança
Práticas Corporais e Educação
Biomecânica da Dança
Aspectos Históricos e Culturais da Dança
Estéticas da Dança
Danças Populares Brasileiras I
Danças Populares Brasileiras II
Laban hoje: diálogos entre dança e educação
Pesquisas em Dança
Metodologia da Pesquisa Científica
Sujeito, Aprendizagem e Dança
Técnicas de Dança I
Estética, arte contemporânea e dança
Oficina de Projetos
Dança na atualidade: atuação, produção e mercado
Corpo, Inclusão e Educação
Técnicas de Dança II
Processos Coreográficos
DFP_
DFP_
DFP_