DFP_
Localização:Francisco Beltrão - Paraná
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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O Curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gerenciamento de UPR tem como objetivo fornecer aos profissionais da área de alimentação e nutrição conhecimentos sobre a concepção de planos estratégicos para ambientes altamente competitivos, subsidiando o aprimoramento da análise crítica dos aspectos relacionados ao planejamento e gerenciamento de UPR, de modo a possibilitar o desenvolvimento da visão estratégica das oportunidades de melhorias e inovações.
Justificativa para o Curso
Como todas as outras áreas do conhecimento, a gestão tem evoluído ao longo do tempo, assistindo-se nos últimos anos a um conjunto de desenvolvimentos que muito enriqueceram e contribuíram para o estudo e conceptualização das organizações.
Vive-se, na atualidade, em uma sociedade institucionalizada, composta por organizações com diferentes atuações, produtos e serviços. As atividades são cada vez mais interligadas formando uma cadeia produtiva de bens e serviços que requer pessoas competentes com uma visão ampla.
A administração vem do latim “ad” (direção para) e “minister” (obediência). É a condução racional das atividades de uma organização, tratando do desenvolvimento, do planejamento, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorrem dentro da organização. A administração é imprescindível para o sucesso das organizações, pois sem ela, não existiriam e não cresceriam. Revela-se como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnados a desafios. E o profissional que utiliza a administração como meio de vida, pode trabalhar nos mais variados níveis da organização. Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. As divisões, departamentos e seções também são organizações dentro de uma organização maior. Organizações são entidades sociais dirigidas por metas, desenhadas como sistemas de atividades estruturados e coordenados e ligados ao meio ambiente. Toda a organização possui três partes básicas: pessoas, tarefas e administração, porém as organizações existem dentro de um meio ambiente. Porém para que as organizações possam atender a todos esses componentes, as mesmas necessitam estar estruturadas.
Neste sentido, a abordagem estratégica para a qualidade preconiza:
* Formular a estratégia: analisar oportunidades, riscos, necessidades da comunidade, desenvolvimento tecnológico, necessidades dos clientes atuais e potenciais, capacitação dos colaboradores, concorrentes, referenciais de excelência, investimentos.
* Estabelecer metas e objetivos.
* Verificar a situação atual.
* Desenvolver planos de ação.
* Implantar os planos de ação.
* Executar medições para monitorar e dar retro-alimentação.
* Aplicar ações corretivas e/ou preventivas quando ocorrer desvios.
O mercado para os profissionais que atuam na área de alimentação, especialmente o nutricionista, tem passado por amplas alterações, configurando-se, ao mesmo tempo, no aumento do espectro de possibilidades nas quais o profissional pode exercer suas competências, bem como adquirir novas competências para atender necessidades surgidas com a evolução do mercado de trabalho.
O termo Unidade Produtora de Refeições (UPR) vem sendo mais recentemente utilizado para designar todos os estabelecimentos integrantes do segmento da alimentação fora do lar (catering, food service, restauration), sejam eles comerciais (restaurantes, bares e similares) ou coletivos (Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN). Basicamente, o que diferencia as UPR comerciais das coletivas é o grau de fidelidade do cliente ao serviço associado ao escopo do serviço que, no caso da UPR coletiva, deve aproximar-se, ou igualar-se, aos objetivos da UAN.
É evidente a configuração de um padrão de alimentação em que a refeição fora do domicílio (fornecida pelas UPR) e a utilização de alimentos preparados têm grande ou crescente importância. Pode-se identificar os seguintes traços de mudança:
* desritualização da refeição;
* simplificação e homogeneização dos processos culinários e dos alimentos servidos;
* referência enfática ao tamanho e quantidade dos produtos vendidos, quase nunca à qualidade;
* atendimento da clientela com um mínimo de comunicação verbal, com fórmulas despersonalizadas e estereotipadas;
* emprego de mão-de-obra jovem, cujo treinamento se resume em aprender gestos simplificados, repetitivos e automáticos;
* alta rotatividade da mão-de-obra, em decorrência da insuportável do trabalho tão totalmente racionalizado;
* desumanização das relações entre os membros do staff e destes com a clientela;
* esvaziamento da refeição de seus elementos de ritual de comunicação e intercâmbio humano, transformando-seesta em mera operação de reabastecimento;
* generalização paulatina de refeições domésticas calcadas no modelo fast food, até mesmo em ocasiões festivas;
* substituição dos tradicionais utensílios de mesa por equivalentes descartáveis ou simplesmente pela criação demaneira que os dispensem;
* preferência pela previsibilidade de uma refeição, em vez da surpresa que ela possa oferecer.
Objetivos
Fornecer aos profissionais da área de alimentação e nutrição conhecimentos sobre a concepção de planos estratégicos para ambientes altamente competitivos, subsidiando o aprimoramento da análise crítica dos aspectos relacionados ao planejamento e gerenciamento de UPR, de modo a possibilitar o desenvolvimento da visão estratégica das oportunidades de melhorias e inovações.
Buscar o entendimento e a compreensão:
* De técnicas que auxiliam a melhoria e a prática de gestão, do desempenho e da capacitação das organizações.
* Da função produção como apoiadora, implementadora e impulsionadora da estratégia da organização.
* Da necessidade da função Produção estar focada nas necessidades e satisfação dos clientes.
* De que a função Produção é uma das responsáveis pelas atitudes de responsabilidade social da organização.
* De como a função Produção auxilia diretamente na busca da Excelência, por meio das práticas de gestão adequadas, pertinentes ao produto e ao processo.
Competências desenvolvidas no egresso
Capacitar o egresso a planejar as atividades de uma UPR, bem como utilizar os conhecimentos da administração para gerenciá-la. Estimular o desenvolvimento das seguintes competências:
* Visão estratégica
* Pensamento sistêmico
* Orientação para processos, para as necessidades dos clientes e para resultados
* Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas
* Trabalho em equipe, orientação e empreendedorismo
* Senso crítico e capacidade de contextualização
Análise do Perfil Profissional
É constituída por análise do perfil profissional, da documentação solicitada e da carta de intenções (descrição das razões, objetivos e expectativas em relação ao curso), os quais o candidato receberá por via eletrônica. E por entrevista, se necessário. Os documentos solicitados deverão ser preenchidos e encaminhados, via correio, eletronicamente ou entregue no local, à Secretaria Acadêmica do Instituto Racine, no prazo de até 4 (quatro) dias após o recebimento.
Temas desenvolvidos no curso
* Caracterização da UPR
* Administração da produção
* Papel estratégico e objetivo da produção
* Estratégia da produção
* Projeto em gestão da produção
* Arranjo físico e fluxo / dimensionamento das áreas produtivas
* Planejamento e controle da produção
* Gestão da qualidade
* Sistemas e melhoramentos
* Gestão de pessoas / liderança / dimensionamento de pessoal
* Gestão de custos
* Sustentabilidade na produção de refeições
A quem se destina
Nutricionistas. Indicado a docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição. E também a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.
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