Apresentação
Um dos campos da Psicologia que mais tem se expandido na última década é o da Psicologia Hospitalar. Dezenas de concursos públicos têm surgido recentemente recrutando profissionais da Psicologia para a atuação no âmbito hospitalar, inserindo o profissional de Psicologia na equipe multiprofissional e interdisciplinar, que atua em entidades nosológicas e, a cada dia, hospitais particulares e públicos estão valorizando a inclusão de profissionais da Psicologia para compor os seus quadros. A ampliação progressiva da produção teórica e técnica endossam, também, a importância institucional e social da Psicologia Hospitalar.
Objetivos
Fundamentar e ampliar a teoria e prática dos psicólogos na área da saúde para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de adoecimento orgânico, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento, tomadas de decisão e reabilitação integral à pessoa do paciente em instituições hospitalares.
Proporcionar um conhecimento da concepção de Psicossomática e as diferentes influências dos estados emocionais no desenvolvimento das doenças orgânicas, nos níveis assistenciais, éticos, educativos e de investigação científica.
Promover as habilidades e o raciocínio científico e clínico da Psicologia contemporânea dentro do espaço de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar e institucional, tendo como ponto de partida os princípios do sistema unificado de saúde, assim como o desenvolvimento de atividades de pesquisa.
Perfil do egresso
O profissional deverá ser capaz de observar, analisar os dados, formular hipóteses, definir problemas, equacionar soluções, propor intervenções por meio de ações específicas que norteiam as ações dos profissionais de Psicologia e atuar de forma preventiva. Deverá ainda estudar as práticas de rotina nos diversos setores das instituições hospitalares tendo por base a atitude investigativa e a metodológica científica.
Núcleo de disciplinas
A Psicologia no Hospital Geral
Psicossomática
Princípios para a Prática da Psicologia Clínica em Hospitais
A Psicologia e as Instituições de Saúde
A Doença e o Adoecimento
Psicopatologia
Saúde e Psicopatologia
A Psicologia e seus Referenciais Teóricos
Abordagem Fenomenológica-Existencial
Prática da Abordagem Fenomenológica-Existencial no Contexto Hospitalar
Metodologia Científica
Didática do Ensino Superior
Núcleo de Pesquisa e/ou Estágios
Projeto de Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso
Documentos para matrícula
Xerox do RG e CPF;
Diploma de graduação ou certificado de conclusão com data de colação de grau*;
Histórico Escolar;
Currículo profissional (Lattes ou Vitae);
1 foto 3x4.
*Até o final do curso, o aluno deverá apresentar o diploma de graduação
Público alvo
Psicólogos formados com inscrição nos Conselhos Regionais de Psicologia da região onde residem.