DFP_
Localização:Manaus - Amazonas
Duração:20 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Justificativa
Atualmente, as Instituições educacionais vêm buscando uma reciclagem na área psicomotora com o objetivo de possibilitar às crianças e adolescentes o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. A Psicomotricidade permeia várias áreas, o que contribui na dinâmica de interação entre crianças, jovens, adultos e terceira idade com ou sem necessidades especiais inseridos num universo de amplo atendimento. Professores, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e profissionais das áreas afins podem utilizar-se hoje de novos caminhos e descobertas no campo da Psicomotricidade para planejar estratégias eficazes na sua prática educacional do dia-a-dia. Nesta perspectiva, essa especialização está sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Objetivos
Capacitar profissionais de várias áreas do conhecimento fortalecendo o trabalho em equipes multidisciplinares e interdisciplinares;
Analisar os diferentes processos do comportamento motor humano, com suas teorias de desenvolvimento;
Incentivar o processo de educação continuada;
Aplicar o conhecimento da Psicomotricidade nas diversas áreas, integrando-a como fator de promoção da qualidade de vida dentro de uma perspectiva multidisciplinar com a Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia;
Relacionar cognição, memória, atenção e motivação nas habilidades motoras;
Elaborar programas de atendimento nos diferentes níveis de intervenção da educação e estimulação psicomotora, promovendo o estudo, a reflexão e a vivência dos fundamentos da educação psicomotora;
Aperfeiçoar profissionais de diferentes áreas para a interpretação e a análise da linguagem corporal;
Mediar o aperfeiçoamento e criar condições para a avaliação diagnóstica e intervenção processual na funcionalidade do movimento corporal, visando à melhoria da qualidade do espaço físico e social, nos quais estão inseridos os indivíduos.
Atualmente, as Instituições educacionais vêm buscando uma reciclagem na área psicomotora com o objetivo de possibilitar às crianças e adolescentes o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. A Psicomotricidade permeia várias áreas, o que contribui na dinâmica de interação entre crianças, jovens, adultos e terceira idade com ou sem necessidades especiais inseridos num universo de amplo atendimento. Professores, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e profissionais das áreas afins podem utilizar-se hoje de novos caminhos e descobertas no campo da Psicomotricidade para planejar estratégias eficazes na sua prática educacional do dia-a-dia. Nesta perspectiva, essa especialização está sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Objetivos
Capacitar profissionais de várias áreas do conhecimento fortalecendo o trabalho em equipes multidisciplinares e interdisciplinares;
Analisar os diferentes processos do comportamento motor humano, com suas teorias de desenvolvimento;
Incentivar o processo de educação continuada;
Aplicar o conhecimento da Psicomotricidade nas diversas áreas, integrando-a como fator de promoção da qualidade de vida dentro de uma perspectiva multidisciplinar com a Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia;
Relacionar cognição, memória, atenção e motivação nas habilidades motoras;
Elaborar programas de atendimento nos diferentes níveis de intervenção da educação e estimulação psicomotora, promovendo o estudo, a reflexão e a vivência dos fundamentos da educação psicomotora;
Aperfeiçoar profissionais de diferentes áreas para a interpretação e a análise da linguagem corporal;
Mediar o aperfeiçoamento e criar condições para a avaliação diagnóstica e intervenção processual na funcionalidade do movimento corporal, visando à melhoria da qualidade do espaço físico e social, nos quais estão inseridos os indivíduos.
Fundamentos da Psicomotricidade
Bases Neurocientíficas do Desenvolvimento Humano e Distúrbios da Aprendizagem
Psicomotricidade e Aprendizagem
Ludicidade e Criatividade
Corpo e práticas psicomotoras: diagnóstico e intervenção clínica.
Docência Universitária
Educação Especial Inclusiva e Psicomotricidade
Psicomotricidade Funcional e Relacional
Psicomotricidade e Neurociências
Gerontomotricidade
Arteterapia e Psicomotricidade
Desenvolvimento Neuropsicológico, Neuroanatomia e Psicomotricidade
Psicomotricidade Escolar
Música e Movimento
Psicomotricidade na Educação Física e no Esporte
Psicomotricidade, Aprendizagem e Atualidades
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com Metodologia da Pesquisa Científica.
Bases Neurocientíficas do Desenvolvimento Humano e Distúrbios da Aprendizagem
Psicomotricidade e Aprendizagem
Ludicidade e Criatividade
Corpo e práticas psicomotoras: diagnóstico e intervenção clínica.
Docência Universitária
Educação Especial Inclusiva e Psicomotricidade
Psicomotricidade Funcional e Relacional
Psicomotricidade e Neurociências
Gerontomotricidade
Arteterapia e Psicomotricidade
Desenvolvimento Neuropsicológico, Neuroanatomia e Psicomotricidade
Psicomotricidade Escolar
Música e Movimento
Psicomotricidade na Educação Física e no Esporte
Psicomotricidade, Aprendizagem e Atualidades
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com Metodologia da Pesquisa Científica.
Profissionais da área da Educação e da Saúde, entre psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, educadores e áreas afins.
Documentação – Diplomas ou Certificados de Graduação; Histórico Escolar reconhecidos pelo MEC; Identidade; CPF; (2) Duas Fotos 3X4.
Documentação – Diplomas ou Certificados de Graduação; Histórico Escolar reconhecidos pelo MEC; Identidade; CPF; (2) Duas Fotos 3X4.
DFP_