Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Contagem, Minas Gerais)
Institutos Superiores de Ensino do Censa
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Localização:Contagem - Minas Gerais
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Proposta do Curso:
Considerando a especificidade e complexidade do exercício da Psicopedagogia, bem como o Projeto Lei 3124/97, O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia do ISECENSA visa proporcionar aos profissionais de nível superior interessados no estudo dos processos de aprendizagem e dos obstáculos que se interpõem à sua consecução, instrumentos teóricos e clínicos para uma intervenção psicopedagógica clínica e institucional. Qualifica o profissional em sua prática, capacitando-o a realizar diagnóstico, intervenção, e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem dentro de uma perspectiva clínica e institucional humanista.
Este se orienta pelas disposições estabelecidas na Resolução CES/CNE nº 1, de 3 de abril de 2001 e na Portaria n.º.180, de 6 de maio de 2004 do MEC/SESU, relativas aos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional.
O Curso contemplará as atuações do psicopedagogo em diferentes espaços formais e não formais nas dimensões: institucional e clínica, considerando a interdependência das mesmas e a unicidade da atuação profissional.
Estrutura curricular:
1. Fundamentos epistemológicos da psicopedagogia
2.Fundamentos éticos da psicopedagogia institucional e clínica
Estágio I – Anamnese – Estágio em escola para detectar problemas e transtornos
3. A Etiologia dos problemas de Aprendizagem I (dificuldades e transtornos)
4.Desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e implicações na aprendizagem
Estágio II – Provas de Piaget
5. Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem
6. Psicogênese da Língua oral e escrita
Estágio III – Avaliação psicomotora e Linguística
7. Diagnóstico dos transtornos de aprendizagem
8. Instrumentos para a avaliação diagnóstica e intervenção I
Estágio IV – Avaliação de transtornos sócio-afetivos
9.Metodologia científica e produção do conhecimento em psicopedagogia
10. Instrumentos para avaliação diagnóstica e intervenção II
Estágio V
11. A construção do conhecimento lógico-matemático
12. Neurociências aplicada à aprendizagem
Estágio VI
13. Psicanálise e aprendizagem
14. A arte, literatura e as novas tecnologias como instrumentos psicopedagógicos
15. Psicopedagogia em diversos contextos (escolar, empresarial e hospitalar)
Estágio VII
16. Orientação Monográfica
17. Supervisão de Estágio
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