DFP_
Localização:Irati - Paraná
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Justificativa:
A Psicopedagogia no Brasil está se consolidando, cada vez mais, num movimento de busca concreta por respostas e alternativas aos problemas relacionados ao ato de aprender, que se acumulam no cotidiano escolar. A efetiva ação da Psicopedagogia tem se constituído num espaço plural e multidisciplinar, à procura do conhecimento articulado entre o psíquico e o cognitivo e as suas relações com a gênese da aprendizagem, objetivando trabalhar com os distúrbios de aprendizagem e a oferta de sugestões para a melhoria da qualidade do ensino. Scoz (1996) define bem o papel da psicopedagogia como: “Área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os”. O psicopedagogo institucional diagnostica e atua na resolução da crise do ensino, da aprendizagem, das relações entre professores e alunos, das dinâmicas em sala de aula, etc. Já o clínico, preocupa-se em resolver a questão da crise do e no próprio aluno (cliente), como ele opera, organiza e constrói o seu saber.
O Instituto Superior de Educação Franciscano Nossa Senhora de Fátima, procurando atender a demanda de profissionais desejosos de se especializarem no campo da psicopedagogia e, possibilitando a expansão do atendimento educacional e clínico dos problemas de aprendizagem, tomou a decisão de criar o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, numa visão transdisciplinar.
A psicopedagogia voltada para uma ação transdisciplinar, tem como propósito o processo global da compreensão do mundo presente, pela unidade do conhecimento e pela criação de uma nova forma de viver.
Tipo: Especialização
Carga Horária: 600 h/a (18 meses)
Periodicidade: Uma aula por semana - 19h às 23h - Presencial e semi-presencial
Objetivo:
Formar profissionais para atuarem no campo da psicopedagogia, nas áreas clínica e institucional, mediante conhecimentos teóricos e a prática dos principais métodos e técnicas de diagnóstico dos problemas de aprendizagem.
Público Alvo:
Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e graduados em outras áreas afins.
A Psicopedagogia no Brasil está se consolidando, cada vez mais, num movimento de busca concreta por respostas e alternativas aos problemas relacionados ao ato de aprender, que se acumulam no cotidiano escolar. A efetiva ação da Psicopedagogia tem se constituído num espaço plural e multidisciplinar, à procura do conhecimento articulado entre o psíquico e o cognitivo e as suas relações com a gênese da aprendizagem, objetivando trabalhar com os distúrbios de aprendizagem e a oferta de sugestões para a melhoria da qualidade do ensino. Scoz (1996) define bem o papel da psicopedagogia como: “Área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os”. O psicopedagogo institucional diagnostica e atua na resolução da crise do ensino, da aprendizagem, das relações entre professores e alunos, das dinâmicas em sala de aula, etc. Já o clínico, preocupa-se em resolver a questão da crise do e no próprio aluno (cliente), como ele opera, organiza e constrói o seu saber.
O Instituto Superior de Educação Franciscano Nossa Senhora de Fátima, procurando atender a demanda de profissionais desejosos de se especializarem no campo da psicopedagogia e, possibilitando a expansão do atendimento educacional e clínico dos problemas de aprendizagem, tomou a decisão de criar o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, numa visão transdisciplinar.
A psicopedagogia voltada para uma ação transdisciplinar, tem como propósito o processo global da compreensão do mundo presente, pela unidade do conhecimento e pela criação de uma nova forma de viver.
Tipo: Especialização
Carga Horária: 600 h/a (18 meses)
Periodicidade: Uma aula por semana - 19h às 23h - Presencial e semi-presencial
Objetivo:
Formar profissionais para atuarem no campo da psicopedagogia, nas áreas clínica e institucional, mediante conhecimentos teóricos e a prática dos principais métodos e técnicas de diagnóstico dos problemas de aprendizagem.
Público Alvo:
Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e graduados em outras áreas afins.
Quadro curricular
Módulo I
1. Psicopedagogia Clínica
2. Neurobiologia do Conhecimento
3. Contribuição da Psicanálise à Psicopedagogia
4. Psicopatologia e as dificuldades de aprendizagem
5. Distúrbios da linguagem e a contribuição psicopedagógica
6. Fundamentos da Intervenção Psicopedagógica Clínica
7. Prática Supervisionada em Psicopedagogia Clínica
Módulo II
1. Fundamentos da Psicopedagogia Institucional
2. Psicologia do Desenvolvimento
3. Distúrbios relacionados à aquisição dos conceitos matemáticos e a contribuição da psicopedagogia
4. Dificuldades de aprendizagem e a avaliação psicopedagógica institucional
6. Prática Supervisionada em Psicopedagogia Institucional
7. Orientação RTC Seleção:
A seleção dos candidatos estará a cargo da Comissão Coordenadora do Curso, e constará de entrevista, análise do Curriculum Vitae, histórico escolar e diploma de graduação, podendo ser acrescido de outro critério que venha a ser julgado necessário pela referida Comissão.
Módulo I
1. Psicopedagogia Clínica
2. Neurobiologia do Conhecimento
3. Contribuição da Psicanálise à Psicopedagogia
4. Psicopatologia e as dificuldades de aprendizagem
5. Distúrbios da linguagem e a contribuição psicopedagógica
6. Fundamentos da Intervenção Psicopedagógica Clínica
7. Prática Supervisionada em Psicopedagogia Clínica
Módulo II
1. Fundamentos da Psicopedagogia Institucional
2. Psicologia do Desenvolvimento
3. Distúrbios relacionados à aquisição dos conceitos matemáticos e a contribuição da psicopedagogia
4. Dificuldades de aprendizagem e a avaliação psicopedagógica institucional
6. Prática Supervisionada em Psicopedagogia Institucional
7. Orientação RTC Seleção:
A seleção dos candidatos estará a cargo da Comissão Coordenadora do Curso, e constará de entrevista, análise do Curriculum Vitae, histórico escolar e diploma de graduação, podendo ser acrescido de outro critério que venha a ser julgado necessário pela referida Comissão.
Documentação:
Sugestão de Curriculum Vitae (modelo disponível aqui);
Xerox da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
Xerox da Cédula de Identidade;
Xerox do CPF;
Xerox do Título de Eleitor;
Xerox do Comprovante de votação das duas últimas eleições;
Xerox do Documento Militar (para candidatos do sexo masculino);
Xerox do Comprovante de residência;
Xerox do Histórico Escolar da Graduação;
Xerox do Diploma de Conclusão da Graduação;
Ficha de Inscrição devidamente preenchida;
02 (duas) fotos 3x4.
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