DFP_
Localização:Bebedouro - São Paulo
Duração:15 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Sobre o Curso
A crescente necessidade da atuação de profissionais especialistas no tratamento dos problemas de aprendizagem, principalmente na educação básica, faz do campo psicopedagógico um dos referenciais de atuação profissional, na contemporaneidade. Um número significativo de crianças, jovens e adultos enfrentam dificuldades de aprendizagem, o que, para a área educacional, é um desafio a ser enfrentado. Dessa forma, o trabalho de prevenção e tratamento dos problemas de aprendizagem pressupõe competência técnica específica. Assim sendo, a proposta do curso de Pós-Graduação “lato-sensu” em Psicopedagogia tem como enfoque instrumentalizar os pós-graduandos para diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, propiciando uma atuação profissional especialista, que atenda a esta demanda socioeducacional.
Objetivos
- Contribuir para a formação continuada de profissionais nas áreas de Educação e Saúde; -Aprofundar o conhecimento da etiologia das dificuldades de aprendizagem, a compreensão dos processos de aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervêm: sócio-culturais, biológicas, afetivas e cognitivas; -Instrumentalizar o psicopedagogo para realizar atividades de diagnóstico e de intervenção psicopedagógicas, visando auxiliar nas dificuldades de aprendizagem já existentes e possibilitar a retomada do processo de aprendizagem por parte do indivíduo; -Fornecerreferencial teórico metodológico num enfoque multi-disciplinar, que possibilite compreender e avaliar a problemática de suas áreas de atuação e fatores que interferem no processo de ensino aprendizagem.
Possibilidades Profissionais
Atuar em Instituições Escolares e não escolares (ONGs, Hospitais e Empresas)
Estrutura Oferecida
Laboratórios (Matemática, Tecnologia, Brinquedoteca, Sala de Práticas Pedagógicas), Salas para Intervenção e Diagnóstico (Clínica de Psicologia) Salas de Seminários, Anfiteatros e Biblioteca.
Módulos
Fundamentos da Psicopedagogia; Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano; Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem; Psicomotricidade e Aprendizagem; Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem; Fundamentos de Neurociência e a Psicopedagogia; Avaliação e Intervenção Psicopedagógica: abordagens neuropsicológicas; Provas Piagetianas: Jogos e Brinquedos; A Psicopedagogia e a Diversidade Humana; Ética Profissional na Práxis do Psicopedagógico; Metodologia Científica; Psicopedagogia e Contexto Familiar; Didática do Ensino Superior; Cognição e Afetividade: aspectos psico-sociais do desenvolvimento do jovem e do adulto; Seminários Integrados de Pesquisa; Metodologia Científica Tópicos Especiais (Didática, Ciência e Pesquisa); Seminários de Integração e Pesquisa.
Público-Alvo
Profissionais com formação e/ou atuação nas áreas de Educação (pedagogos, graduados em cursos de licenciatura) e Saúde (psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais) e demais interessados.
Requisitos
Possuir Curso Superior (a expedição do certificado de conclusão da pós-graduação lato-sensu e respectivo histórico escolar estão condicionados à apresentação de Diploma de Curso Superior).
DFP_