Apresentação
O curso analisa o processo de aquisição da aprendizagem significativa, através do aprofundamento e reflexão das diversas teorias de aprendizagem e ensino, refletindo sobre a ação profissional do psicopedagogo e os limites de sua área de atuação.
Também se propõe a reconhecer as concepções educativas, que se destacam nas áreas de conhecimento de outras ciências, que contribuem para a compreensão do desenvolvimento integral do indivíduo.
Modalidade: Semipresencial
As atividades de aprendizagem serão basicamente assíncronas – o aluno poderá estudar as disciplinas do seu curso nos dias, horários e locais de acordo com a sua disponibilização. As aulas digitais (material didático) estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ULBRA, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o período de realização da disciplina.
Esta metodologia prevê encontros presenciais quinzenais no Polo para o desenvolvimento do plano de ensino, elaborado pelo professor da ULBRA, através do aprofundamento de conteúdos contidos no material didático e exibição de videoaulas, sempre com a mediação de um professor tutor do Polo.
A avaliação será composta por uma nota atribuída pelo tutor do Polo e uma prova presencial por disciplina.
Trabalho de Conclusão: a socialização do Trabalho de Conclusão, prevista no manual de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - Pós-Graduação/ EAD será realizada, conforme prevê a resolução do CNE n°1 de 08/06/2007, na forma presencial, no Polo de Apoio Presencial citados no item 5.2 do edital.
Objetivos
Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem, através do aprofundamento e reflexão das diversas teorias de aprendizagem e ensino;
Analisar e refletir sobre a ação profissional do psicopedagogo e os limites de sua área de atuação;
Reconhecer as concepções educativas, que se destacam nas áreas de conhecimento de outras ciências, que contribuem para a compreensão do desenvolvimento integral do indivíduo;
Capacitar o aluno através ações e intervenções psicopedagógicas que se fizerem necessárias no atendimento psicopedagógico educacional.
Público-alvo
Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e educadores de áreas afins que trabalham na área.
Perfil do Aluno Egresso
Qualificar profissionais de nível superior na área da psicopedagogia para atuarem nos processos de aprendizagem e suas dificuldades, em nível preventivo e terapêutico, na área institucional.
Componentes Curriculares
Educação e Cultura na Contemporaneidade
Aspectos Humanos do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Psicomotricidade e Educação
A Linguagem em seus Diferentes Processos
O Trabalho Pedagógico em seus Diferentes Processos
Construção Metodológica Científica no Ensino Superior
Trabalho de Conclusão de Curso: Psicopedagogia Educacional
Afeto na Constituição e Desenvolvimento Humano
Neuromotricidade na Constituição e Desenvolvimento Humano
Cognição na Constituição e Desenvolvimento Humano
Intervenção Psicopedagógica em diferentes ambientes educacionais
