Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica (Marília, São Paulo)
Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão
DFP_
Localização:Marília - São Paulo
Duração:440 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação: O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicopedagogia Clínica tem como base as necessidades observadas na cidade de Marília/SP e região. São muitos os casos de dificuldades de aprendizagem testemunhados nas escolas quer sejam públicas ou privadas. Está em questão a possibilidade de um número significativo de alunos progredirem nos estudos ou não. Trata-se de um problema social que precisa ser enfrentado por especialistas da aprendizagem.
Além disso, a área da Psicopedagogia vem conquistando um espaço cada vez mais respeitável e acentuado no cenário nacional e, consequentemente, a demanda por profissionais qualificados tem se tornado crescente. Por isso, o Curso de Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal o aprofundamento e atualização de conhecimentos teóricos e práticos e a promoção da qualificação técnico-científica de profissionais da área.
Curso de Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal o aprofundamento e atualização de conhecimentos teóricos e práticos e a promoção da qualificação técnico-científica de profissionais da área. Além disso, busca orientar os profissionais da área quanto a prática da Psicopedagogia Clínica e proporcionar o conhecimento de técnicas para a atuação na área.
Módulo 1 | Fundamentos da Psicopedagogia
Introduzir o aluno no campo da Psicopedagogia. A especificidade do objeto de estudo da Psicopedagogia, seus campos de atuação e as implicações éticas do mesmo.
1. A Psicopedagogia brasileira na atualidade (Aula Magna)
2. Fundamentos da Psicopedagogia
3. A Construção do sujeito do conhecimento e da aprendizagem
Módulo 2 | Aspectos da Cognição das Dificuldades de Aprendizagem e do Desenvolvimento humano: abordagem interacionista.
Desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais. Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem (natureza e cultura).
1. Desenvolvimento Cognitivo
2. Desenvolvimento Neurológico - Neurociência
3. Desenvolvimento Psicomotor
4. Desenvolvimento Afetivo-relacional e da Personalidade
5. Desenvolvimento da Linguagem: oralidade, leitura e escrita
6. Desenvolvimento do Pensamento Lógico-matemático
Módulo 3 | Psicopedagogia e Contexto Familiar
Rever, tanto o conceito de família na atual sociedade, como as novas relações que se estabelecem na mesma; tem como tema a família na sociedade do século XXI. Serão tratados a estrutura e o funcionamento familiar nos dias atuais.
1. Estudos sobre a Família
2. Modalidades de Aprendizagem na Família
3. Transtornos emocionais
4. Dificuldades de aprendizagem oriundas nos déficits vinculares
Módulo 4 | Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica
Desenvolver a sensibilidade e o olhar psicopedagógico e instrumentalizar para a prática psicopedagógica clínica dentro da ética profissional.
Temas: Diagnóstico e a intervenção psicopedagógica. Panorama das possíveis alterações de desenvolvimento e aprendizagem estudadas e/ou trabalhadas pela Psicopedagogia. Dificuldades que qualquer sujeito pode apresentar no curso do seu desenvolvimento. Casos oriundos de fatores orgânicos, psicológicos ou ambientais, bem como a identificação das manifestações psicopedagógicas e fonoaudiológicas no momento de avaliação específica, procedendo a uma análise do modelo neuropsicológico com as manifestações de leitura, escrita e comportamento.
1. Fundamentos do diagnóstico Psicopedagógico Clínico e Instrumentos de Avaliação
2. Como elaborar um relatório de caso clínico
3. Conceitos de Distúrbio, Transtorno, Disfunção, Dificuldade de aprendizagem e Fracasso escolar sob o enfoque psicopedagógico clinico
4. Dislexia e Disortografia no âmbito da Psicopedagogia Clínica
5. Transtornos e Déficits de atenção e da Hiperatividade (TDAH) vistos pela Psicopedagogia Clínica
6. Disaritmética e Discalculia sob o ponto de vista da Psicopedagogia Clínica
7. Desenvolvimento Sócio-moral sob o olhar psicopedagógico clínico
8. Intervenção Psicopedagógica Clínica
Módulo 5 - Metodologia do Trabalho Científico / Orientação TCC
1. Metodologia do Trabalho Científico I
2. Encontros de Orientação do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
A Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória e individual.
A avaliação da monografia será feita sob o ângulo metodológico e temático, por banca composta por três professores a serem indicados pela coordenação do curso.
Público Alvo:
Profissionais da Saúde e da Educação, como:
Pedagogos
Psicólogos
Fonoaudiólogos
Assistentes Sociais
Profissionais de áreas afins que tenham formação superior e interesse no objeto de estudo.
Requerimento padrão, indicando o curso pretendido
Cópia do Diploma de Graduação e Histórico Escolar
Curriculum Vitae
Cópia da Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Certificado Militar
2 fotos recentes 3 x 4
Cópia de Comprovante de Residência
Os documentos deverão ser entregues na secretaria da Fundepe por ocasião da inscrição.
Os critérios para a seleção dos candidatos estarão a cargo da Comissão Coordenadora do Curso, e constará de análise do Curriculum Vitae, prova escrita e/ou entrevista, podendo ser acrescido outro critério que venha a ser julgado necessário pela referida Comissão.
DFP_