APRESENTAÇÃO A Universidade Católica de Goiás, desde sua fundação, em 1959, tem a preocupação e empenho constante em acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, adequando-se às sempre renovadas exigências. É necessário, portanto, um contínuo rejuvenescimento e, ao mesmo tempo, manter fidelidade à missão confiada: a formação de pessoas para que colaborem e acompanhem com competência o desenvolvimento da sociedade, num espírito cristão. É por isso que, nos últimos anos, vários documentos foram elaborados e divulgados, renovando e atualizando a legislação e as normas que regem a nossa comunidade universitária. A Série Legislação e Normas chega ao seu número 12 com o presente Regimento Geral da Universidade Católica de Goiás. Fruto do trabalho de uma Comissão constituída para esse fim,foi elaborado num processo de diálogo, incorporando sugestões das várias instâncias e órgãos da Instituição. O processo culminou num Seminário ampliado para discussão e revisão do texto, na aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - CEPEA, em 21 de dezembro de 2006, e na homologação pelo Presidente da Sociedade Goiana de Cultura. O Regimento Geral acompanha o dia-a-dia de todos que compõem a Universidade Católica de Goiás: alunos, funcionários administrativos, professores. Esclarece competências, indica caminhos a serem seguidos, determina responsabilidades. É um dos códigos básicos de nossa vida universitária. Ao acolher o Regimento Geral, ao conhecê-lo e na observância do que prescreve, certamente se manterá fidelidade à missão da Católica, mas com espírito sempre novo, como necessário a uma instituição nascida há quase 50 anos, mas ainda viva e atuante nos dias de hoje. A EAD NA PUC GOIÁS Em 1997, por intermédio da Coordenação de Educação Aberta e a Distância, a UCG inicia o Programa de Graduação Itinerante com o oferecimento de cursos de graduação na modalidade a distância. Tendo atuado até a presente data em cinco Pólos fixados nas cidades de Santa Fé, Inhumas, Valparaíso, Jaupaci e São Luiz de Montes Belos, formando aproximadamente 900 alunos em cursos de Licenciatura e Administração de Empresas. No período de 2000 a 2002, a execução do Programa sofre uma descontinuidade já citada, refletindo a falta de novas propostas que contemplasse essa modalidade de educação. Cabe reafirmar que esse fato reforça a importância da criação e institucionalização do Centro para que o mesmo possa estar vinculado ao planejamento de gestão institucional da PUCGO. Desde 2004, com a retomada das ações na modalidade de educação a distância, novas ações foram desenvolvidas fortalecendo essa modalidade de educação na Instituição. Entre essas ações destaca-se: * Adesão à Comunidade Virtual de Aprendizagem – Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior – CVA-RICESU. * Oferta de cursos de extensão a distância. Os seguintes cursos são oferecidos regularmente a cada semestre: LIBRAS on-line, Finanças Pessoais e Investimentos; Cerimonial Empresarial. * Utilização e customização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. * Oferta de disciplinas com metodologia semi-presencial (Portaria 4.059/2004) em uma parceria com as diferentes Unidades Acadêmico-admisnitrativas. A oferta de disciplina com essa metodologia teve início no primeiro semestre de 2005, com a disciplina MAF 1620 Educação, Comunicação e Mídia e, hoje, são 24 disciplinas ofertadas com a metodologia de ensino semi-presencial. * Programa de Apoio ao Aluno de Graduação da UCG. No segundo semestre de 2006, o CEAD inicia a oferta de cursos do Programa de Apoio ao Aluno de Graduação da UCG. Inicialmente, foram ofertados os cursos de Orientações para Trabalhos Acadêmicos e Informática Básica. Hoje, o Programa oferta mais três cursos: Normas para Trabalhos Acadêmicos, Matemática Básica e Língua Portuguesa. Todos os cursos são oferecidos a distância. * Implantação e implementação do curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância vinculado ao Programa de Formação de Professores em Exercício da Educação Básica (Pró-licenciatura). Ressalta-se que as ações desenvolvidas a partir de 2004 permitiram uma reflexão sobre a metodologia de ensino presente em cursos ofertados na modalidade de educação a distância e direcionaram ações para a formação de professores na UCG. Nesse sentido, todo semestre letivo é ofertado pelo CEAD o curso Formação de Professores – metodologia semi-presencial com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de utilização de tecnologia na prática docente e ao mesmo tempo formar o professor para a oferta de disciplinas com essa metodologia. Cabe ainda ressaltar que todas essas ações são fortalecidas e assumem uma maior amplitude com o credenciamento da UCG para a oferta de cursos superiores na modalidade de educação a distância já citado anteriormente. A definição do Regimento do Centro de Educação a Distância – CEAD, como forma de conferir uma nova dimensão às gestões administrativa e pedagógica coordenada por uma equipe específica, permitindo, assim, uma maior integração e consonância das ações dessa modalidade de educação com a proposta político-pedagógica da UCG torna-se de fundamental importância.
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