Breve Histórico do Instituto Educacional Piracicabano O Instituto Educacional Piracicabano, entidade mantenedora do Colégio Piracicabano, da Universidade Metodista de Piracicaba e da Escola de Música de Piracicaba "Maestro Ernst Mahle". É herdeiro do Colégio Piracicabano, fundado em 13 de setembro de 1881 pela missionária Miss Martha Watts, inspirado em ideais de liberdade e compromisso social. Ao longo de sua existência, o tradicional “Piracicabano” tem desenvolvido um tipo de ensino incansável na busca do aperfeiçoamento, inquieto diante dos desafios apresentados em todas as etapas de desenvolvimento do país. Sua proposta educacional tem se caracterizado por uma atitude diferenciada de pensamento e ação. Durante 85 anos dedicou-se exclusivamente à educação básica e ao ensino médio, quando além de atender à população jovem da região, atraiu estudantes de outros Estados, que aqui cursaram os antigos ginásio e científico em regime de internato masculino e feminino. A fim de atender aos anseios da comunidade local e da região, a Instituição instalou os primeiros cursos superiores em 1964 com a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas. A partir daí, novos cursos foram sendo implantados até que, a 10 de outubro de 1975, o então Conselho Federal de Educação reconheceu a Universidade Metodista de Piracicaba. Assim, passou a dedicar-se também à educação superior. Seus dirigentes sempre fiéis aos ideais de sua fundadora, imprimiram à Instituição uma orientação segura e cristã, baseadas na orientação educacional da Igreja Metodista, resultando na Política Acadêmica que, nos dias de hoje rege as ações da Universidade. Nesse contexto, a Instituição, que iniciou suas atividades com uma única aluna no século XIX, conta hoje com mais de 12.000 alunos em seus vários cursos, desde a educação infantil até os programas de pós-graduação, que mantém, demonstrando sua preocupação com a educação em todos os níveis. Missão, visão e valores do IEP MISSÃO Contribuir efetivamente, como instituição metodista, por meio da educação, para a produção e socialização do conhecimento, respeitando as diversidades cultural e religiosa do ser humano e o meio ambiente, com vistas ao desenvolvimento da sociedade justa e fraterna, participando na construção da cidadania como patrimônio coletivo, tendo como referência os valores da fé cristã e a perspectiva ética como responsabilidade pública, institucional e pessoal. VISÃO Por vislumbrar uma sociedade justa e fraterna, aprimorar nas áreas de atuação institucional e nos seus processos, normalmente na promoção da educação, a ação com qualidade, mantendo-se em sintonia com as inovações científicas, tecnológicas e profissionais, em amplo diálogo com toda a sociedade, visando a responder, com alternativas, às legítimas demandas humanas e sociais, contribuindo para o desenvolvimento da coletividade, como inclusão, justiça e equidade, a partir da perspectiva evangélico-cristã. VALORES VALORIZAÇÃO DA VIDA • Compromisso com a dignidade da vida e os direitos humanos • Responsabilidade social com inclusão • Desenvolvimento sustentável e preservação ambiental • Bem-estar físico, mental e espiritual EDUCAÇÃO DE QUALIDADE • Formação integral, aliando competências técnico-administrativas com a capacidade inovadora, crítico-participativa e o exercício da cidadania • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão • Desenvolvimento cultural, científico e tecnológico PROCESSOS DE GESTÃO • Focados em pessoas • Com autonomia • Baseados em políticas • Com sustentabilidade econômica e financeira • Colegiados • Em contínua avaliação e aprimoramento Histórico A Unimep nasceu do Colégio Piracicabano, a primeira escola metodista do Brasil fundada em 1881 no município de Piracicaba pela missionária norte-americana Martha Watts (1845-1910). O primeiro prédio do Colégio, onde hoje se encontra o Centro Cultural Martha Watts (CCMW), foi inaugurado em 1884. A qualidade, o pioneirismo e o diferencial no ensino deram origem em 1964, aos primeiros cursos de nível superior: economia, administração e ciências contábeis, inicialmente reunidos como Faculdades Integradas. Essa expansão resultou no reconhecimento da Unimep pelo Ministério da Educação, como a primeira universidade metodista da América Latina, em 1975. Posteriormente foram fundados outros dois campi nas cidades de Santa Bárbara d’Oeste e Lins. Pela sua história, pode-se afirmar com segurança que a Unimep tem suas raízes galgadas na tradição. Ela nasceu da semente educacional plantada pelo líder precursor do movimento metodista João Carlos Wesley (1703-1791) que fundou em 1748, na Inglaterra, a primeira escola metodista: a Kingswood School. Desde então, os colégios, faculdades e universidades multiplicaram-se pelo mundo. Atualmente, a Unimep integra um universo de mais de 700 instituições distribuídas em 67 países e é mantida pelo Instituto Educacional Piracicabano (IEP), que também responde pelo próprio Colégio Piracicabano e a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem). Sobre o Campus Centro Situado na área central de Piracicaba, nele funcionam o Colégio Piracicabano, a Clínica de Fonoaudiologia, a Farmácia Ensino, e mais recentemente, cursos de licenciatura e tecnólogos. O local é referência no quesito história, já que foi criado em 1881 e deu origem à universidade. A parte mais antiga desse campus, tombada pelo patrimônio histórico e totalmente restaurada, conta com o amplo e moderno Centro Cultural Martha Watts, espaço que abriga importantes acervos históricos, alguns deles de relevância nacional, e mantém atividades culturais e de pesquisa. Próximos ao campus estão também localizados a Clínica de Fisioterapia, o Nutricentro, o Escritório de Prática Jurídica e o Juizado Especial Cível. Sobre o Campus Taquaral Localizado no município de Piracicaba, o campus Taquaral destaca-se pela beleza arquitetônica e pelos amplos espaços livres, alguns deles, acompanhados por árvores, flores e pássaros. Em seus mais de 1 milhão de metros quadrados, circulam diariamente cerca de 15 mil pessoas entre alunos, professores e funcionários. Neste campus funcionam cursos de graduação, tecnólogos, sequenciais e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) nas áreas de ciências humanas e sociais, ciências da saúde, naturais e tecnológicas. Além de completa estrutura de ensino e pesquisa, o campus é composto por 130 salas de aula, 88 laboratórios, biblioteca, hemeroteca, centros de estudos, 4 auditórios, capela, estúdios de rádio e TV, teatro com capacidade para 788 pessoas, complexo esportivo e biotério. Nele se encontram também a Galeria Unimep que conta com um teatro de arena e 25 lojas e a Fazendinha Unimep, antiga sede da fazenda onde hoje funciona o campus, que deu origem a um centro de hospedagem e restaurante.
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