Especialização em Patrimônio Histórico: Preservação e Educação (Recife, Pernambuco)
Universidade Católica de Pernambuco
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Localização:Recife - Pernambuco
Duração:390 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Objetivos
Geral
O objetivo deste curso é capacitar profissionais das mais diversas áreas no reconhecimento, valorização e manutenção do patrimônio construído, bem como provê-los de ferramentas para o desenvolvimento de ações educacionais e projetos culturais na área da preservação do patrimônio histórico.
Específicos
a) Reconhecer e valorizar o patrimônio construído.
b) Estudar e analisar os conceitos que tratam da preservação do patrimônio.
c) Compreender o sistema de normas legais que envolvem a preservação e a conservação do ambiente construído.
d) Reconhecer as técnicas de conservação de bens históricos.
e) Identificar os diversos órgãos do setor público que atuam na área da preservação, bem como as problemáticas existentes nestes contextos.
f) Orientar a elaboração de projetos tanto no que se refere à educação patrimonial quanto à captação de recursos específicos para a área de preservação
Público Alvo
Profissionais, com nível superior, das mais diversas áreas (bacharéis em turismo, arquitetos, engenheiros, advogados, administradores, arqueólogos, economistas, professores, etc.) cujo interesse e/ou campo de atuação relacione-se à preservação e conservação do patrimônio construído.
Geral
O objetivo deste curso é capacitar profissionais das mais diversas áreas no reconhecimento, valorização e manutenção do patrimônio construído, bem como provê-los de ferramentas para o desenvolvimento de ações educacionais e projetos culturais na área da preservação do patrimônio histórico.
Específicos
a) Reconhecer e valorizar o patrimônio construído.
b) Estudar e analisar os conceitos que tratam da preservação do patrimônio.
c) Compreender o sistema de normas legais que envolvem a preservação e a conservação do ambiente construído.
d) Reconhecer as técnicas de conservação de bens históricos.
e) Identificar os diversos órgãos do setor público que atuam na área da preservação, bem como as problemáticas existentes nestes contextos.
f) Orientar a elaboração de projetos tanto no que se refere à educação patrimonial quanto à captação de recursos específicos para a área de preservação
Público Alvo
Profissionais, com nível superior, das mais diversas áreas (bacharéis em turismo, arquitetos, engenheiros, advogados, administradores, arqueólogos, economistas, professores, etc.) cujo interesse e/ou campo de atuação relacione-se à preservação e conservação do patrimônio construído.
Módulo I: O patrimônio construído a ser preservado
A concepção deste primeiro módulo está voltada inicialmente para a compreensão do que é o patrimônio construído. Aqui são apresentados os diversos espaços e elementos paisagísticos (tais como: sítios arqueológicos, sítios históricos, monumentos, imóveis de especial preservação, etc.) juntamente com as problemáticas que envolvem sua preservação.
Paralelamente a este processo de identificação dos bens que se configuram como patrimônio construído são introduzidos: os conceitos que abordam a preservação e a conservação, as leis e normas pertinentes ao tema, as técnicas de conservação e as abordagens sociais e históricas do patrimônio construído como partes da construção da identidade de uma sociedade, de forma tal que se possa construir uma análise crítica sobre os problemas e conflitos relativos à preservação.
Módulo II: A preservação e a educação patrimonial
O módulo II foi concebido para introduzir o aluno nas práticas da preservação. Neste módulo são apresentados os órgãos que tratam da preservação a nível local e nacional, as formas de conservação de bens históricos e os caminhos para a elaboração de projetos na área da preservação e educação patrimonial. Após este módulo o aluno é capacitado em técnicas para a formulação de cursos de educação patrimonial bem como na elaboração de projetos na área da preservação.
Modulo III. Pesquisa
A concepção deste módulo de pesquisa visa orientar a construção de uma monografia ou formulação de projeto na área da preservação, trabalho conclusivo do curso. Este módulo ocorrerá de forma intercalada entre as disciplinas dos módulos I e II.
A concepção deste primeiro módulo está voltada inicialmente para a compreensão do que é o patrimônio construído. Aqui são apresentados os diversos espaços e elementos paisagísticos (tais como: sítios arqueológicos, sítios históricos, monumentos, imóveis de especial preservação, etc.) juntamente com as problemáticas que envolvem sua preservação.
Paralelamente a este processo de identificação dos bens que se configuram como patrimônio construído são introduzidos: os conceitos que abordam a preservação e a conservação, as leis e normas pertinentes ao tema, as técnicas de conservação e as abordagens sociais e históricas do patrimônio construído como partes da construção da identidade de uma sociedade, de forma tal que se possa construir uma análise crítica sobre os problemas e conflitos relativos à preservação.
Módulo II: A preservação e a educação patrimonial
O módulo II foi concebido para introduzir o aluno nas práticas da preservação. Neste módulo são apresentados os órgãos que tratam da preservação a nível local e nacional, as formas de conservação de bens históricos e os caminhos para a elaboração de projetos na área da preservação e educação patrimonial. Após este módulo o aluno é capacitado em técnicas para a formulação de cursos de educação patrimonial bem como na elaboração de projetos na área da preservação.
Modulo III. Pesquisa
A concepção deste módulo de pesquisa visa orientar a construção de uma monografia ou formulação de projeto na área da preservação, trabalho conclusivo do curso. Este módulo ocorrerá de forma intercalada entre as disciplinas dos módulos I e II.
Matrícula, documentos exigidos: cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso com histórico escolar, cópias de identidade e CPF, curriculum vitae segundo o modelo do CNPQ, 01 foto 3×4.
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