DFP_
Localização:Mococa - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Apresentar numa perspectiva histórica a trajetória do campo da Psicopedagogia no mundo e no Brasil - aplicação e pesquisa. Estabelecer um redimensionamento conceitual dos atos de ensinar e de aprender, privilegiando a análise particularizada e em conjunto dos múltiplos elementos determinantes no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. Determinar a significação dos problemas de aprendizagem dentro da Psicopedagogia atual. Identificar as possibilidades de intervenção diagnóstica e de tratamento no campo psicopedagógico. Analisar a aplicabilidade de instrumentos e técnicas no processo de diagnóstico e de intervenção psicopedagógica. Discutir o papel e as atribuições profissionais do psicopedagogo, enfatizando o caráter interdisciplinar da prática psicopedagógica.
Diferenciais
O curso de Psicopedagogia da Universidade São Judas Tadeu foi criado em agosto de 1985, na mesma década em que, na esfera nacional, ganham maior visibilidade os esforços no sentido da constituição do campo de atuação da Psicopedagogia e da legitimação de práticas psicopedagógicas já desenvolvidas por profissionais das áreas de saúde e educação.
O curso de Psicopedagogia da USJT tem procurado construir, ao longo de seus 20 anos de existência, uma identidade própria no plano da formação de profissionais psicopedagogos. Têm como eixo central o estudo dos processos de aprendizagem humana e todas as disciplinas tem um foco comum no desenvolvimento de seus programas: a relação do indivíduo com o conhecimento. O objetivo principal do curso é a compreensão de como as pessoas aprendem e por quê, eventualmente, não aprendem. Portanto, defende-se uma prática psicopedagógica favorecedora dos processos individuais e coletivos de aprendizagem, com o olhar voltado ao sujeito do conhecimento.
A equipe de docentes do curso de Psicopedagogia compõe-se de profissionais especialistas, com mestrado, doutorado e expressiva atuação na área de Psicopedagogia, incluindo entre os seus membros, pessoas que ocuparam ou que ocupam cargos de representação junto à Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).
O curso de Psicopedagogia da USJT sempre esteve comprometido em orientar o processo de formação profissional, segundo as recomendações emanadas da Associação Brasileira de Psicopedagogia, o que valeu ao curso o importante reconhecimento por parte da Associação, celebrado pelo estreitamento das relações entre a ABPp e a USJT. Tal aproximação revela-se pelo fato de a USJT ter sido um dos centros formadores a se constituir sede de expressivos eventos promovidos pela ABPp. Assim, em 2000, a Universidade acolheu o VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, que reuniu por volta de 800 pessoas. Em 2001, sediou o 1o. Fórum Psicopedagógico Debate Nacional sobre Diferentes Avaliações na Aprendizagem. Em 2005, 1o. Simpósio Nacional Psicopedagogia: Contribuições Atuais no Contexto Brasileiro e, para 2006, já consta em agenda uma outra edição do Congresso Brasileiro de Psicopedagogia.
Público-alvo
O curso, ora proposto, destina-se a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, arte-educadores ou a outros profissionais graduados das áreas de saúde e educação que estejam comprometidos com questões relacionadas ao campo educacional.
(Portadores de Diploma de Curso Superior)
Apresentar numa perspectiva histórica a trajetória do campo da Psicopedagogia no mundo e no Brasil - aplicação e pesquisa. Estabelecer um redimensionamento conceitual dos atos de ensinar e de aprender, privilegiando a análise particularizada e em conjunto dos múltiplos elementos determinantes no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. Determinar a significação dos problemas de aprendizagem dentro da Psicopedagogia atual. Identificar as possibilidades de intervenção diagnóstica e de tratamento no campo psicopedagógico. Analisar a aplicabilidade de instrumentos e técnicas no processo de diagnóstico e de intervenção psicopedagógica. Discutir o papel e as atribuições profissionais do psicopedagogo, enfatizando o caráter interdisciplinar da prática psicopedagógica.
Diferenciais
O curso de Psicopedagogia da Universidade São Judas Tadeu foi criado em agosto de 1985, na mesma década em que, na esfera nacional, ganham maior visibilidade os esforços no sentido da constituição do campo de atuação da Psicopedagogia e da legitimação de práticas psicopedagógicas já desenvolvidas por profissionais das áreas de saúde e educação.
O curso de Psicopedagogia da USJT tem procurado construir, ao longo de seus 20 anos de existência, uma identidade própria no plano da formação de profissionais psicopedagogos. Têm como eixo central o estudo dos processos de aprendizagem humana e todas as disciplinas tem um foco comum no desenvolvimento de seus programas: a relação do indivíduo com o conhecimento. O objetivo principal do curso é a compreensão de como as pessoas aprendem e por quê, eventualmente, não aprendem. Portanto, defende-se uma prática psicopedagógica favorecedora dos processos individuais e coletivos de aprendizagem, com o olhar voltado ao sujeito do conhecimento.
A equipe de docentes do curso de Psicopedagogia compõe-se de profissionais especialistas, com mestrado, doutorado e expressiva atuação na área de Psicopedagogia, incluindo entre os seus membros, pessoas que ocuparam ou que ocupam cargos de representação junto à Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).
O curso de Psicopedagogia da USJT sempre esteve comprometido em orientar o processo de formação profissional, segundo as recomendações emanadas da Associação Brasileira de Psicopedagogia, o que valeu ao curso o importante reconhecimento por parte da Associação, celebrado pelo estreitamento das relações entre a ABPp e a USJT. Tal aproximação revela-se pelo fato de a USJT ter sido um dos centros formadores a se constituir sede de expressivos eventos promovidos pela ABPp. Assim, em 2000, a Universidade acolheu o VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, que reuniu por volta de 800 pessoas. Em 2001, sediou o 1o. Fórum Psicopedagógico Debate Nacional sobre Diferentes Avaliações na Aprendizagem. Em 2005, 1o. Simpósio Nacional Psicopedagogia: Contribuições Atuais no Contexto Brasileiro e, para 2006, já consta em agenda uma outra edição do Congresso Brasileiro de Psicopedagogia.
Público-alvo
O curso, ora proposto, destina-se a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, arte-educadores ou a outros profissionais graduados das áreas de saúde e educação que estejam comprometidos com questões relacionadas ao campo educacional.
(Portadores de Diploma de Curso Superior)
Quadro de Disciplinas
Abordagem Psicopedagógica dos Problemas de Aprendizagem
Diagnóstico Psicopedagógico
Didática do Ensino Superior e Prática de Magistério
Fundamentos da Prática Psicopedagógica
Intervenções Psicopedagógicas
Jogo e Construção do Conhecimento
Metodologia do Trabalho Científico
O Ato de Conhecer na Perspectiva Psicopedagógica
Oficinas Psicopedagógicas
Psicopatologia
Seminários Clínicos em Psicopedagogia
Teorizações sobre o Trabalho Psicopedagógico
Vivências Práticas em Psicopedagogia
Abordagem Psicopedagógica dos Problemas de Aprendizagem
Diagnóstico Psicopedagógico
Didática do Ensino Superior e Prática de Magistério
Fundamentos da Prática Psicopedagógica
Intervenções Psicopedagógicas
Jogo e Construção do Conhecimento
Metodologia do Trabalho Científico
O Ato de Conhecer na Perspectiva Psicopedagógica
Oficinas Psicopedagógicas
Psicopatologia
Seminários Clínicos em Psicopedagogia
Teorizações sobre o Trabalho Psicopedagógico
Vivências Práticas em Psicopedagogia
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