Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Maringá, Paraná)
Centro Universitário de Maringá
Diploma oferecido:Publicitário
Localização:Maringá - Paraná
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
O publicitário tem um amplo campo de trabalho: no desenvolvimento de estratégias publicitárias, na pesquisa de mercado e promoções, em organizações empresariais e agências de publicidade, merchandising, comunicação dirigida, marketing direto e eventos. Sendo o Estado do Paraná o segundo maior exportador do Brasil, as empresas e produtos paranaenses estão indo além das fronteiras estaduais e, consequentemente, do país, abrindo novas perspectivas para agências e prestadoras de serviços na área de marketing e comunicação.
Através da estrutura física e intelectual do curso, formamos profissionais que serão cidadãos capacitados para exercerem as diversas funções da profissão de publicitário, do trabalho tradicional em agências, ao gerenciamento de departamentos de grandes empresas ou ao empreendimento de novos negócios.
Produção Gráfica e Linguagem Visual – para domínio e compreensão da composição de materiais impressos e eletrônicos; Estratégias Publicitárias, Mercadologia e Planejamento de Campanha – proporcionam domínio das ferramentas da publicidade e da propaganda para as demandas do mercado; Produção Publicitária em Fotografia, Rádio, TV e Comunicação Multimídia – capacitam o aluno para as várias linguagens da publicidade.
– Formação sólida e profunda (conceito 4 no Enade e IDD "5", nota máxima neste quesito);
– Excelente estrutura física de laboratórios (Rádio, TV, Redação, Informática, Fotografia);
– Iniciação científica (grupos de pesquisa);
– Relação próxima com os principais agentes do mercado de trabalho (palestras, estágio extracurricular);
– Agência Júnior de Publicidade e Rádio Universitária Cesumar (RUC FM).
Atuar nas diversas funções da profissão de publicitário, como: administrativa, comercial (contato e atendimento), planejamento, criação (redator e diretor de arte), mídia e produção gráfica, produção eletrônica, pesquisa de mercado, promoção, merchandising e RTVC. Ou ainda em eventos, produção, cinema, áudio, vídeo, fotografia, grafismo e ambientes digitais.
Com o conceito 4 no Enade e IDD "5" (nota máxima neste quesito) no curso de Publicidade e Propaganda, o CESUMAR está entre as 10 melhores instituições de ensino do país, segundo levantamento do MEC – Ministério da Educação.
Noturno / diurno
Disciplinas
1º Ano
Formação sociocultural e ética i
Introdução à publicidade e propaganda
Filosofia da comunicação
Informática aplicada
História da arte
Leitura e produção textual
Metodologia em pesquisa científica
Comunicação e cultura
Sociologia da comunicação
Epistemologia da comunicação
2º Ano
Realidade sócio-econômica e política brasileira
Mercadologia
Psicologia e comportamento do consumidor
Teoria da comunicação
Estratégias publicitárias
Produção gráfica
Fotografia publicitária
Linguagem visual
Tecnologia em comunicação
3º Ano
Administração e empreendedorismo
Pesquisa mercadológica
Comunicação organizacional
Redação publicitária
Produção publicitária em rádio
Produção publicitária em tv
Planejamento de comunicação integrada
Mídia
Direção de arte
4º Ano
Formação sociocultural e ética ii
Projetos experimentais em publicidade e propaganda
Promoção e merchandising
Marketing estratégico e gestão de marcas
Legislação e ética na publicidade
Propaganda ideológica
Atendimento e planejamento de campanha
Computação gráfica
Comunicação multimídia