Graduação em Educação Física (Licenciatura) (Foz do Iguaçu, Paraná)
Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu
DFP_
Localização:Foz do Iguaçu - Paraná
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVOS DO CURSO
Favorecer a modalidade de Licenciatura em Educação Física, proporcionando a formação inicial, no nível de graduação do Ensino Superior, de um profissional crítico e reflexivo, que possua um conhecimento amplo da área da Saúde/Educação Física, associada ao contexto sócio-histórico-cultural e educacional do País. Um profissional que se caracterize pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referentes ao conhecimento e atuação profissional, podendo intervir e transformar hábitos sociais que levem à prática da atividade física regular da população, com vistas à melhoria da qualidade de vida e obtenção de um estilo saudável de viver – de bem-estar. Uma formação que possa ensejar a realização de momentos de aproximação, constatação, atuação, coatuação, reflexão e busca de transformação da realidade profissional, incentivando um exercício de formação para os mais diversificados campos de atuação da área.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
O curso de Licenciatura em Educação Física deverá qualificar o futuro profissional para a docência desse componente curricular da Educação Básica – área do Ensino - , por meio da apreensão e apropriação do que se constitui expressão e conhecimento da cultura corporal de movimento na escola, a fim de contribuir nesse espaço para o alcance de finalidades educacionais de necessidades de capacitação e formação humana, bem como na perspectiva de saúde, de alcance do bem-estar e qualidade de vida.
MERCADO DE TRABALHO
Intervenção profissional: Promover o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física na Educação Básica (nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Planejar, programar, organizar, coordenar, supervisionar, desenvolver, refletir e avaliar o processo, ministrando aulas com conteúdo de cultura corporal de movimento na perspectiva socioeducacional e de qualidade de vida/bem-estar.
PRÁTICAS
Laboratório de Educação Física
Laboratório de Medidas e Avaliação
Laboratório de Biomecânica
Laboratório de Anatomia Humana
Laboratório de Musculação
Quadras Poliesportivas
Convênio com Clubes
Semana de Educação Física
Monitoria
Iniciação Científica
Estágio Supervisionado
Prática como Componente Curricular
Atividades Acadêmico-científico-culturais
Favorecer a modalidade de Licenciatura em Educação Física, proporcionando a formação inicial, no nível de graduação do Ensino Superior, de um profissional crítico e reflexivo, que possua um conhecimento amplo da área da Saúde/Educação Física, associada ao contexto sócio-histórico-cultural e educacional do País. Um profissional que se caracterize pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referentes ao conhecimento e atuação profissional, podendo intervir e transformar hábitos sociais que levem à prática da atividade física regular da população, com vistas à melhoria da qualidade de vida e obtenção de um estilo saudável de viver – de bem-estar. Uma formação que possa ensejar a realização de momentos de aproximação, constatação, atuação, coatuação, reflexão e busca de transformação da realidade profissional, incentivando um exercício de formação para os mais diversificados campos de atuação da área.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
O curso de Licenciatura em Educação Física deverá qualificar o futuro profissional para a docência desse componente curricular da Educação Básica – área do Ensino - , por meio da apreensão e apropriação do que se constitui expressão e conhecimento da cultura corporal de movimento na escola, a fim de contribuir nesse espaço para o alcance de finalidades educacionais de necessidades de capacitação e formação humana, bem como na perspectiva de saúde, de alcance do bem-estar e qualidade de vida.
MERCADO DE TRABALHO
Intervenção profissional: Promover o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física na Educação Básica (nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Planejar, programar, organizar, coordenar, supervisionar, desenvolver, refletir e avaliar o processo, ministrando aulas com conteúdo de cultura corporal de movimento na perspectiva socioeducacional e de qualidade de vida/bem-estar.
PRÁTICAS
Laboratório de Educação Física
Laboratório de Medidas e Avaliação
Laboratório de Biomecânica
Laboratório de Anatomia Humana
Laboratório de Musculação
Quadras Poliesportivas
Convênio com Clubes
Semana de Educação Física
Monitoria
Iniciação Científica
Estágio Supervisionado
Prática como Componente Curricular
Atividades Acadêmico-científico-culturais
Matriz Curricular
Anatomia
Anatomia dos Sistemas
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Atletismo: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Avaliação Diagnóstica
Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Biologia (Citologia)
Biomecânica
Ciências Sociais
Comunicação e Expressão
Corporeidade e Motricidade Humana
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Didática Específica
Didática Geral
Educação Física Adaptada
Educação Física Infantil
Educação Física no Ensino Fundamental
Educação Física no Ensino Médio
Estágio Curricular
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Estudos Disciplinares
Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física
Fisiologia Aplicada à Atividade Motora
Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Ginastica Geral
Gisnática Artistica
Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Medidas e Avaliações
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Metodologia do Treinamento Físico
Métodos de Pesquisa
Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Planejamento e Políticas Públicas de Educação
Politicas Públicas e Inclusão Social
Pratica de Ensino: Introdução à Docência
Pratica de Ensino: Integração Escola e Comunidade
Prática de Ensino: Observação e Projetos
Pratica de Ensino: Reflexões
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo
Primeiros Socorros
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Recreação
Ritmo e Dança
Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Anatomia
Anatomia dos Sistemas
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Atletismo: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Avaliação Diagnóstica
Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Biologia (Citologia)
Biomecânica
Ciências Sociais
Comunicação e Expressão
Corporeidade e Motricidade Humana
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Didática Específica
Didática Geral
Educação Física Adaptada
Educação Física Infantil
Educação Física no Ensino Fundamental
Educação Física no Ensino Médio
Estágio Curricular
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Estudos Disciplinares
Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física
Fisiologia Aplicada à Atividade Motora
Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Ginastica Geral
Gisnática Artistica
Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Medidas e Avaliações
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Metodologia do Treinamento Físico
Métodos de Pesquisa
Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
Planejamento e Políticas Públicas de Educação
Politicas Públicas e Inclusão Social
Pratica de Ensino: Introdução à Docência
Pratica de Ensino: Integração Escola e Comunidade
Prática de Ensino: Observação e Projetos
Pratica de Ensino: Reflexões
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo
Primeiros Socorros
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Recreação
Ritmo e Dança
Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos
DFP_