Graduação em Turismo (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
A formação do profissional Bacharel em Turismo referencia-se ao mundo do trabalho e aos desafios de construção da área de Turismo no Brasil como negócio, como oportunidade de enriquecimento das vivências dos brasileiros e daqueles que visitam o país e como estruturador de práticas que têm potencialidades de contribuir para o desenvolvimento de localidades de diferentes portes e perfis.
O novo Projeto Pedagógico do Curso de Turismo acolhe as tendências do ensino superior na área específica, que sinalizam a consolidação do bacharelado em seis semestres, coerentes com o número de 2400 horas para a sua carga horária. Para efetivá-las com a qualidade requerida e reafirmar-se em sua inserção universitária, optou-se por realçar, de modo articulado, um conjunto de componentes curriculares que permitem a formação integral, valorizados os focos nas áreas de negócios e de gestão de destinos, que são construídas pelo aporte de conhecimentos oriundos de outros campos do saber, sem deixar de valorizar e reconhecer os conhecimentos já sistematizados no campo do turismo.
O Planejamento Turístico já não é mais um dos focos principais da formação deste profissional, há a necessidade da busca de um equilíbrio na educação turística, a fim de oferecer subsídios para adequação aos novos desafios que se apresentam na preparação do egresso apto a ser um Gestor de Negócios Turísticos e também um Gestor de Destinos Turísticos. É nesse ponto de intersecção que se deve exercer um ensino baseado em teorias, em experiências e também em práticas acadêmicas e de mercado.
O curso de Turismo tem como objetivo formar profissionais para atuar na gestão e operacionalização de empresas do setor de turismo de forma articulada ao pensamento estratégico e a programas de desenvolvimento da área, contribuindo também para o crescimento econômico e social da região, por meio também da formação para a gestão de destinos turísticos.
A Faculdade de Turismo da PUC Campinas, propõe este Curso visando atender a crescente demanda de empreendedores, profissionais, estudantes e demais interessados em ampliar seus horizontes de conhecimento. Integrando teoria e aplicação prática, o profissional formado desenvolve competências para se inserir rapidamente no mundo de trabalho, em sua área de interesse profissional. Atendendo também à crescente necessidade do mercado regional e nacional por profissionais qualificados.
Perfil do Egresso
O Bacharel em Turismo formado pela PUC-Campinas poderá atuar em quaisquer das áreas específicas ou conexas à profissão, dotado de formação apta para desenvolver o espírito empreendedor que a caracteriza como está indicado nas Diretrizes Curriculares para o curso de Turismo, visando a:
- Compreensão das políticas nacionais e regionais sobre turismo;
- Utilização de metodologia adequada para o planejamento das ações turísticas, abrangendo projetos, planos e programas, com os eventos locais, regionais, nacionais e internacionais;
- Positiva contribuição na elaboração dos planos municipais e estaduais de turismo;
- Intervenção positiva no mercado turístico com sua inserção em espaços novos, emergentes ou inventariada;
- Domínio de métodos de técnicas indispensáveis ao estudo dos diferentes mercados turísticos, identificando os prioritários, inclusive para efeito de oferta adequada a cada perfil do turista;
- Compreensão da complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde setores de turismo e entretenimento encontram ambientes propícios para se desenvolverem;
- Habilidade técnica, humanas e conceituais inerentes às atividades turísticas, preparando cidadãos conscientes para o exercício pleno da cidadania e profissionais responsáveis e aptos a exercer sua profissão de forma ética.
Deverá estar dotado das seguintes competências:
• Identificar oportunidades de negócios, desenvolvendo e comercializando produtos turísticos que atendam às demandas de mercado e promovam o desenvolvimento do turismo;
• Conduzir ações de planejamento e gestão de destinos e de negócios turísticos;
• Identificar e caracterizar a oferta e a demanda turísticas, adequando seu desenvolvimento de acordo com as especificidades dos destinos e empresas turísticas;
• Gerar e analisar informações sobre os diferentes aspectos da atividade turística, desde estudos de mercado até o diagnóstico de destinos turísticos;
• Visualizar as inter-relações inerentes ao fenômeno turístico propondo soluções que resultem dessa percepção e das contribuições dos parceiros envolvidos, construindo um produto ou serviço turístico único e sustentável.
E ter desenvolvido as seguintes habilidades:
• Coordenar e atuar em equipes de trabalho multidisciplinares;
• Identificar e resolver problemas com agilidade e decisão;
• Estabelecer e manter comunicação interpessoal com clientes e equipe de trabalho
• Articular ações, serviços, recursos humanos e conhecimentos para a geração de oportunidades de negócios, produtos e serviços turísticos.
Destaca-se a valorização de atividades acadêmicas que promovam, crescentemente, a autonomia intelectual do aluno possibilitada por práticas que o levem a conscientizar-se sobre o seu desempenho, sobre a gestão do seu tempo de estudo, modos e recursos para aprimorar as suas competências. Para atingir este objetivo central, os procedimentos de ensino baseiam-se em estratégias diferenciadas, concedendo oportunidade para participação do aluno, somada à orientação para diversas atividades autônomas.
Recursos
LABORATÓRIOS
- Laboratório de Informática;
- Laboratório de Línguas;
- Laboratório de Turismo;
- Sala de Estágio;
- CEPITUR – Centro de Pesquisas e Informações Turísticas;
- TUR JR – Associação de Turismo Júnior (empresa júnior);
- Biblioteca Setorial do Campus I;
- CRAV – Centro de Recursos Áudio Visuais;
A formação do profissional Bacharel em Turismo referencia-se ao mundo do trabalho e aos desafios de construção da área de Turismo no Brasil como negócio, como oportunidade de enriquecimento das vivências dos brasileiros e daqueles que visitam o país e como estruturador de práticas que têm potencialidades de contribuir para o desenvolvimento de localidades de diferentes portes e perfis.
O novo Projeto Pedagógico do Curso de Turismo acolhe as tendências do ensino superior na área específica, que sinalizam a consolidação do bacharelado em seis semestres, coerentes com o número de 2400 horas para a sua carga horária. Para efetivá-las com a qualidade requerida e reafirmar-se em sua inserção universitária, optou-se por realçar, de modo articulado, um conjunto de componentes curriculares que permitem a formação integral, valorizados os focos nas áreas de negócios e de gestão de destinos, que são construídas pelo aporte de conhecimentos oriundos de outros campos do saber, sem deixar de valorizar e reconhecer os conhecimentos já sistematizados no campo do turismo.
O Planejamento Turístico já não é mais um dos focos principais da formação deste profissional, há a necessidade da busca de um equilíbrio na educação turística, a fim de oferecer subsídios para adequação aos novos desafios que se apresentam na preparação do egresso apto a ser um Gestor de Negócios Turísticos e também um Gestor de Destinos Turísticos. É nesse ponto de intersecção que se deve exercer um ensino baseado em teorias, em experiências e também em práticas acadêmicas e de mercado.
O curso de Turismo tem como objetivo formar profissionais para atuar na gestão e operacionalização de empresas do setor de turismo de forma articulada ao pensamento estratégico e a programas de desenvolvimento da área, contribuindo também para o crescimento econômico e social da região, por meio também da formação para a gestão de destinos turísticos.
A Faculdade de Turismo da PUC Campinas, propõe este Curso visando atender a crescente demanda de empreendedores, profissionais, estudantes e demais interessados em ampliar seus horizontes de conhecimento. Integrando teoria e aplicação prática, o profissional formado desenvolve competências para se inserir rapidamente no mundo de trabalho, em sua área de interesse profissional. Atendendo também à crescente necessidade do mercado regional e nacional por profissionais qualificados.
Perfil do Egresso
O Bacharel em Turismo formado pela PUC-Campinas poderá atuar em quaisquer das áreas específicas ou conexas à profissão, dotado de formação apta para desenvolver o espírito empreendedor que a caracteriza como está indicado nas Diretrizes Curriculares para o curso de Turismo, visando a:
- Compreensão das políticas nacionais e regionais sobre turismo;
- Utilização de metodologia adequada para o planejamento das ações turísticas, abrangendo projetos, planos e programas, com os eventos locais, regionais, nacionais e internacionais;
- Positiva contribuição na elaboração dos planos municipais e estaduais de turismo;
- Intervenção positiva no mercado turístico com sua inserção em espaços novos, emergentes ou inventariada;
- Domínio de métodos de técnicas indispensáveis ao estudo dos diferentes mercados turísticos, identificando os prioritários, inclusive para efeito de oferta adequada a cada perfil do turista;
- Compreensão da complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde setores de turismo e entretenimento encontram ambientes propícios para se desenvolverem;
- Habilidade técnica, humanas e conceituais inerentes às atividades turísticas, preparando cidadãos conscientes para o exercício pleno da cidadania e profissionais responsáveis e aptos a exercer sua profissão de forma ética.
Deverá estar dotado das seguintes competências:
• Identificar oportunidades de negócios, desenvolvendo e comercializando produtos turísticos que atendam às demandas de mercado e promovam o desenvolvimento do turismo;
• Conduzir ações de planejamento e gestão de destinos e de negócios turísticos;
• Identificar e caracterizar a oferta e a demanda turísticas, adequando seu desenvolvimento de acordo com as especificidades dos destinos e empresas turísticas;
• Gerar e analisar informações sobre os diferentes aspectos da atividade turística, desde estudos de mercado até o diagnóstico de destinos turísticos;
• Visualizar as inter-relações inerentes ao fenômeno turístico propondo soluções que resultem dessa percepção e das contribuições dos parceiros envolvidos, construindo um produto ou serviço turístico único e sustentável.
E ter desenvolvido as seguintes habilidades:
• Coordenar e atuar em equipes de trabalho multidisciplinares;
• Identificar e resolver problemas com agilidade e decisão;
• Estabelecer e manter comunicação interpessoal com clientes e equipe de trabalho
• Articular ações, serviços, recursos humanos e conhecimentos para a geração de oportunidades de negócios, produtos e serviços turísticos.
Destaca-se a valorização de atividades acadêmicas que promovam, crescentemente, a autonomia intelectual do aluno possibilitada por práticas que o levem a conscientizar-se sobre o seu desempenho, sobre a gestão do seu tempo de estudo, modos e recursos para aprimorar as suas competências. Para atingir este objetivo central, os procedimentos de ensino baseiam-se em estratégias diferenciadas, concedendo oportunidade para participação do aluno, somada à orientação para diversas atividades autônomas.
Recursos
LABORATÓRIOS
- Laboratório de Informática;
- Laboratório de Línguas;
- Laboratório de Turismo;
- Sala de Estágio;
- CEPITUR – Centro de Pesquisas e Informações Turísticas;
- TUR JR – Associação de Turismo Júnior (empresa júnior);
- Biblioteca Setorial do Campus I;
- CRAV – Centro de Recursos Áudio Visuais;
Disciplinas
Atividades autônomas de laboratório de turismo A
Atividades autônomas de port comp e atuação profis
Inglês aplicado I
Laboratório de turismo A
Pf-prática de formação A
Portifólio de competências e atuação profissional
Serviços e produtos turísticos A
Turismo e contemporaneidade
Turismo e espaço
Turismo e legado cultural
Turismo, informação e comunicação
Atividades autônomas de laboratório de turismo B
Atividades autônomas de pesquisa em turismo
Estrutura e organização do turismo
Hospitalidade
Inglês aplicado II
Laboratório de turismo B
Pesquisa em turismo
Pf-prática de formação B
Produção artística e turismo
Serviços e produtos turísticos B
Turismo, patrimônio e memória
Atividades autônomas de práticas atuação profis A
Economia aplicada ao turismo
Gestão de negócios e organizações turísticas
Operação e gestão de viagens A
Pf-prática de formação C
Práticas de atuação profissional A
Psicologia aplicada ao turismo
Serviços de hospedagem
Turismo, natureza e gestão ambiental
Antropologia teológica A
Atividades autônomas de desenv destinos turísticos
Atividades autônomas de operaçaõ gestão viagens B
Atividades autônomas de práticas atuação profiss B
Demanda de viagens e turismo
Desenvolvimento avaliação de atrativos turísticos
Desenvolvimento de destinos turísticos
Eventos em turismo
Gestão de pessoas
Operação e gestão de viagens B
Pf-prática de formação D
Práticas de atuação profissional B
Serviços de alimentos e bebidas
Antropologia teológica B
Atividades autônomas de comunidade desenv turístic
Atividades autônomas de organização de eventos
Atividades autônomas de projetos turísticos I
Atividades autônomas de tecn pesquisas em turismo
Comunidade e desenvolvimento turístico
Gestão de destinos turísticos A
Gestão de meios de hospedagem e alimentação
Marketing turístico
Organização de eventos
Pf-prática de formação E
Projetos turísticos I
Técnicas de pesquisa em turismo
Antropologia teológica C
Atividades autônomas de estágio supervisionado
Atividades autônomas de gestão destinos turístic B
Atividades autônomas proj tur ii-monografia
Atividades autônomas proj tur ii-plan neg empresar
Atividades autônomas proj tur ii-proj interv turis
Estágio supervisionado
Estudos de viabilidade econômica e financeira
Ética e legislação aplicada
Gestão de destinos turísticos B
Mercado de viagens e turismo
Pf-prática de formação F
Projetos turísticos II-monografia
Projetos turísticos II-planos de negócios empresar
Projetos turísticos II-projetos intervenc turístic
Turismo e setor público
Atividades autônomas de laboratório de turismo A
Atividades autônomas de port comp e atuação profis
Inglês aplicado I
Laboratório de turismo A
Pf-prática de formação A
Portifólio de competências e atuação profissional
Serviços e produtos turísticos A
Turismo e contemporaneidade
Turismo e espaço
Turismo e legado cultural
Turismo, informação e comunicação
Atividades autônomas de laboratório de turismo B
Atividades autônomas de pesquisa em turismo
Estrutura e organização do turismo
Hospitalidade
Inglês aplicado II
Laboratório de turismo B
Pesquisa em turismo
Pf-prática de formação B
Produção artística e turismo
Serviços e produtos turísticos B
Turismo, patrimônio e memória
Atividades autônomas de práticas atuação profis A
Economia aplicada ao turismo
Gestão de negócios e organizações turísticas
Operação e gestão de viagens A
Pf-prática de formação C
Práticas de atuação profissional A
Psicologia aplicada ao turismo
Serviços de hospedagem
Turismo, natureza e gestão ambiental
Antropologia teológica A
Atividades autônomas de desenv destinos turísticos
Atividades autônomas de operaçaõ gestão viagens B
Atividades autônomas de práticas atuação profiss B
Demanda de viagens e turismo
Desenvolvimento avaliação de atrativos turísticos
Desenvolvimento de destinos turísticos
Eventos em turismo
Gestão de pessoas
Operação e gestão de viagens B
Pf-prática de formação D
Práticas de atuação profissional B
Serviços de alimentos e bebidas
Antropologia teológica B
Atividades autônomas de comunidade desenv turístic
Atividades autônomas de organização de eventos
Atividades autônomas de projetos turísticos I
Atividades autônomas de tecn pesquisas em turismo
Comunidade e desenvolvimento turístico
Gestão de destinos turísticos A
Gestão de meios de hospedagem e alimentação
Marketing turístico
Organização de eventos
Pf-prática de formação E
Projetos turísticos I
Técnicas de pesquisa em turismo
Antropologia teológica C
Atividades autônomas de estágio supervisionado
Atividades autônomas de gestão destinos turístic B
Atividades autônomas proj tur ii-monografia
Atividades autônomas proj tur ii-plan neg empresar
Atividades autônomas proj tur ii-proj interv turis
Estágio supervisionado
Estudos de viabilidade econômica e financeira
Ética e legislação aplicada
Gestão de destinos turísticos B
Mercado de viagens e turismo
Pf-prática de formação F
Projetos turísticos II-monografia
Projetos turísticos II-planos de negócios empresar
Projetos turísticos II-projetos intervenc turístic
Turismo e setor público
DFP_