Graduação Tecnológica em Comércio Exterior (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Faculdade Internacional de Curitiba
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia Internacional - FATEC Internacional tem por objetivo formar profissionais de nível superior, aptos ao ingresso imediato no mercado de trabalho, capacitados a atuarem como profissionais especializados na Gestão de processos de negócios voltados a importação e exportação de produtos e serviços.
Assim, a atuação desses profissionais contribuirá, de forma direta, para o planejamento, execução, controle e avaliação das atividades, projetos e processos empresariais, que envolvam pesquisas no mercado internacional, interpretação da legislação internacional, contratos internacionais, logística, práticas de importação e exportação, entre outros.
Ser ainda um empreendedor, avaliando e implementando oportunidades de negócios de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores e tendências globais.
Mercado de trabalho:
Gestor de negócios de importação e exportação.
Trader de comércio exterior
Empreender negócios de importação e exportação.
Analista de logística em comércio exterior.
Analista, supervisor e gerente de câmbio.
Gerente de importação e exportação.
Desenvolvimento de mercados para produtos de exportação e importação.
Formação profissional:
Competência de Gestão
Analisar mercados potenciais para importação e exportação de produtos e serviços empreendendo negócios sustentáveis ao longo do tempo;
Ser capaz de planejar processos logísticos para aquisição e distribuição de produtos e serviços, em escala nacional e internacional;
Ser capaz de negociar produtos e serviços em sistemas de importação e exportação, com honestidade, ética e valores morais pertinentes ao bom profissional de gestão;
Estabelecer planos de comercialização para produtos e serviços em mercados nacionais e internacionais, respeitando as condições culturais e socioeconômicas de cada país;
Pesquisar mercados para produtos e serviços, identificando oportunidades de negócios, estabelecendo formas de distribuição e contratos de negociação;
Interpretar de forma adequada mudanças na economia, nos mercados nas políticas cambiais projetando seu impacto nos mercados de atuação da empresa;
Competências em Operações de Exportação
Gerir e operacionalizar os processos de exportação de produtos e serviços em pequenas, médias e grandes empresas, no Brasil e no exterior;
Realizar projetos de logística para a distribuição de produtos em escala nacional e internacional;
Realizar negociações de exportação para diferentes mercados internacionais, respeitando a cultura, as leis, a ética e moral;
Realizar planos de comercialização para os produtos e serviços nos diferentes mercados de atuação da empresa;
Empregar técnicas de pesquisa de mercado para desenvolvimento de produtos e serviços adequados as demandas de cada país alvo para exportação;
Ter visão sistêmica dos processos de comercialização, do impacto das mudanças culturais e socioeconômicas nos mercados nacional e internacional, de modo a perceber mudanças nos comportamentos dos mercados e nas tendências econômicas mundiais;
Competências em Operações de Importação
Habilidades para pesquisar, analisar e interpretar tendências de mercado internacional, evolução tecnológica, produtos e serviços que possam ser importados e comercializados no Brasil;
Planejar os processos logísticos para a importação de produtos e serviços, indicando meios de transporte, formas de armazenamento, requisitos de instalação e uso;
Realizar negociações de importação de diferentes mercados internacionais, respeitando a cultura, as leis, a ética e moral;
Realizar planos de comercialização para os produtos e serviços importados, nos diferentes mercados de atuação da empresa;
Empregar técnicas de pesquisa de mercado para a identificação de produtos e serviços adequados as demandas da empresa ou do país;
Interpretar resultados de estudos de mercados, econômicos e/ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão e na ampliação dos conhecimentos e habilidades da área de comércio internacional.
Diferenciais:
Curso Autorizado e Reconhecido pelo MEC.
Oferta de livros técnicos aos alunos.
Professores com experiência de mercado, atuando na área de comércio exterior em empresas nacionais e internacionais.
Professores Doutores, Mestres e Especialistas nas mais variadas áreas da gestão de negócios.
Realização de visitas técnicas e palestras com profissionais de mercado.
Utilização de modernos recursos das novas tecnologias da informação e comunicação para o enriquecimento das aulas, entre eles:
I – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a disponibilização de materiais de aula, realização de chats, fóruns, blogs, Wiki, avaliações on line, disponibilização de áudio e vídeo.
II – Simuladores de operações de importação e exportação (SICOMEX);
III – Aulas gravadas em estúdio próprio com profissionais da área de comércio exterior;
IV – Equipamento de multimídia em todas as salas de aula;
V – Biblioteca virtual com mais de 2.000 títulos disponíveis para consulta, das editoras: Pearson, Artmed, Manole, Contexto e IBPEX.
VI – Laboratórios de informática modernos e com softwares disponíveis ao uso para alunos e professores;
VII – Internet WIFI em todas as unidades do Grupo Uninter.
Articulação teoria e prática com atividades interdisciplinares realizadas a cada módulo do curso.
Acordo de cooperação com o Banco do Brasil para cursos de carta de crédito, drawback, câmbio, exportação e importação.
Cursos de nivelamento on-line, com aulas gratuitas de reforço pela internet.
Realização de Projeto integrador, onde o aluno articula teoria e prática, resolve problemas, pesquisa informações, propõe soluções a situações problemas e toma decisões em ambientes de simulação empresarial.
Atividades complementares: Oportunidade do aluno diversificar e enriquecer sua formação.
Assim, a atuação desses profissionais contribuirá, de forma direta, para o planejamento, execução, controle e avaliação das atividades, projetos e processos empresariais, que envolvam pesquisas no mercado internacional, interpretação da legislação internacional, contratos internacionais, logística, práticas de importação e exportação, entre outros.
Ser ainda um empreendedor, avaliando e implementando oportunidades de negócios de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores e tendências globais.
Mercado de trabalho:
Gestor de negócios de importação e exportação.
Trader de comércio exterior
Empreender negócios de importação e exportação.
Analista de logística em comércio exterior.
Analista, supervisor e gerente de câmbio.
Gerente de importação e exportação.
Desenvolvimento de mercados para produtos de exportação e importação.
Formação profissional:
Competência de Gestão
Analisar mercados potenciais para importação e exportação de produtos e serviços empreendendo negócios sustentáveis ao longo do tempo;
Ser capaz de planejar processos logísticos para aquisição e distribuição de produtos e serviços, em escala nacional e internacional;
Ser capaz de negociar produtos e serviços em sistemas de importação e exportação, com honestidade, ética e valores morais pertinentes ao bom profissional de gestão;
Estabelecer planos de comercialização para produtos e serviços em mercados nacionais e internacionais, respeitando as condições culturais e socioeconômicas de cada país;
Pesquisar mercados para produtos e serviços, identificando oportunidades de negócios, estabelecendo formas de distribuição e contratos de negociação;
Interpretar de forma adequada mudanças na economia, nos mercados nas políticas cambiais projetando seu impacto nos mercados de atuação da empresa;
Competências em Operações de Exportação
Gerir e operacionalizar os processos de exportação de produtos e serviços em pequenas, médias e grandes empresas, no Brasil e no exterior;
Realizar projetos de logística para a distribuição de produtos em escala nacional e internacional;
Realizar negociações de exportação para diferentes mercados internacionais, respeitando a cultura, as leis, a ética e moral;
Realizar planos de comercialização para os produtos e serviços nos diferentes mercados de atuação da empresa;
Empregar técnicas de pesquisa de mercado para desenvolvimento de produtos e serviços adequados as demandas de cada país alvo para exportação;
Ter visão sistêmica dos processos de comercialização, do impacto das mudanças culturais e socioeconômicas nos mercados nacional e internacional, de modo a perceber mudanças nos comportamentos dos mercados e nas tendências econômicas mundiais;
Competências em Operações de Importação
Habilidades para pesquisar, analisar e interpretar tendências de mercado internacional, evolução tecnológica, produtos e serviços que possam ser importados e comercializados no Brasil;
Planejar os processos logísticos para a importação de produtos e serviços, indicando meios de transporte, formas de armazenamento, requisitos de instalação e uso;
Realizar negociações de importação de diferentes mercados internacionais, respeitando a cultura, as leis, a ética e moral;
Realizar planos de comercialização para os produtos e serviços importados, nos diferentes mercados de atuação da empresa;
Empregar técnicas de pesquisa de mercado para a identificação de produtos e serviços adequados as demandas da empresa ou do país;
Interpretar resultados de estudos de mercados, econômicos e/ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão e na ampliação dos conhecimentos e habilidades da área de comércio internacional.
Diferenciais:
Curso Autorizado e Reconhecido pelo MEC.
Oferta de livros técnicos aos alunos.
Professores com experiência de mercado, atuando na área de comércio exterior em empresas nacionais e internacionais.
Professores Doutores, Mestres e Especialistas nas mais variadas áreas da gestão de negócios.
Realização de visitas técnicas e palestras com profissionais de mercado.
Utilização de modernos recursos das novas tecnologias da informação e comunicação para o enriquecimento das aulas, entre eles:
I – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a disponibilização de materiais de aula, realização de chats, fóruns, blogs, Wiki, avaliações on line, disponibilização de áudio e vídeo.
II – Simuladores de operações de importação e exportação (SICOMEX);
III – Aulas gravadas em estúdio próprio com profissionais da área de comércio exterior;
IV – Equipamento de multimídia em todas as salas de aula;
V – Biblioteca virtual com mais de 2.000 títulos disponíveis para consulta, das editoras: Pearson, Artmed, Manole, Contexto e IBPEX.
VI – Laboratórios de informática modernos e com softwares disponíveis ao uso para alunos e professores;
VII – Internet WIFI em todas as unidades do Grupo Uninter.
Articulação teoria e prática com atividades interdisciplinares realizadas a cada módulo do curso.
Acordo de cooperação com o Banco do Brasil para cursos de carta de crédito, drawback, câmbio, exportação e importação.
Cursos de nivelamento on-line, com aulas gratuitas de reforço pela internet.
Realização de Projeto integrador, onde o aluno articula teoria e prática, resolve problemas, pesquisa informações, propõe soluções a situações problemas e toma decisões em ambientes de simulação empresarial.
Atividades complementares: Oportunidade do aluno diversificar e enriquecer sua formação.
1º Ciclo
UTA Sistemas organizacionais (440h/a)
Comunicação empresarial
Sistemas organizacionais
Estatística
Tópicos em gestão comercial
Matemática financeira
Projeto integrador: Sistemas organizacionais
UTA Finanças empresariais (440h/a)
Gestão de custos e formação de preço
Contabilidade gerencial
Logística empresarial
Economia e mercado
Técnicas de negociação
Projeto integrador: Finanças empresariais
2º Ciclo
UTA Legislação em comércio exterior (440h/a)
Legislação aduaneira
Direito internacional
Sistemática em comércio exterior: Exportação
Marketing internacional
Financiamento ao comércio exterior
Projeto integrador: Legislação
UTA Estratégias em comércio exterior (440h/a)
Teoria e práticas cambiais
Finanças internacionais
Laboratório de SISCOMEX
Gestão em comércio exterior
Sistemática em comércio exterior: Importação
Projeto integrador: Estratégias
Atividades complementares
Carga horária: 1920h/a
UTA Sistemas organizacionais (440h/a)
Comunicação empresarial
Sistemas organizacionais
Estatística
Tópicos em gestão comercial
Matemática financeira
Projeto integrador: Sistemas organizacionais
UTA Finanças empresariais (440h/a)
Gestão de custos e formação de preço
Contabilidade gerencial
Logística empresarial
Economia e mercado
Técnicas de negociação
Projeto integrador: Finanças empresariais
2º Ciclo
UTA Legislação em comércio exterior (440h/a)
Legislação aduaneira
Direito internacional
Sistemática em comércio exterior: Exportação
Marketing internacional
Financiamento ao comércio exterior
Projeto integrador: Legislação
UTA Estratégias em comércio exterior (440h/a)
Teoria e práticas cambiais
Finanças internacionais
Laboratório de SISCOMEX
Gestão em comércio exterior
Sistemática em comércio exterior: Importação
Projeto integrador: Estratégias
Atividades complementares
Carga horária: 1920h/a
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