Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul)
Universidade FEEVALE
DFP_
Localização:Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade é vinculado aos institutos de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA), de Ciências da Saúde (ICS), de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) da Feevale. O curso, cuja natureza é interdisciplinar, capacita profissionais que se preocupam com os processos de inclusão e de acessibilidade social.
Público-alvo
• profissionais da educação, como supervisores, psicopedagogos e orientadores educacionais, professores da Educação Básica e do Ensino Médio e de práticas de educação não-escolar;
• professores do Ensino Superior;
• gestores e profissionais das áreas da saúde, da educação física, da psicologia, da antropologia, da ciência política, da filosofia, do serviço social, da sociologia, da administração, e de áreas correlatas;
• profissionais que atuam em órgãos públicos e privados, em organizações não-governamentais, em sindicatos e em movimentos sociais.
Área de concentração: Políticas e Processos de Inclusão Social
A área de concentração, de natureza multidisciplinar, sustenta-se em um recorte epistemológico que analisa processos de inclusão e exclusão e como, por meio de políticas e de ações afirmativas das instituições, é possível neles intervir, para garantir a indivíduos e grupos sua condição de cidadãos.
Objetivos
• formar profissionais capazes de contribuir para a inclusão de sujeitos e grupos na sociedade;
• capacitar profissionais para que possam subsidiar a implantação e implementação de políticas, programas e ações de inclusão social e acessibilidade, no âmbito local e regional;
• qualificar profissionais capazes de intervir tecnológica e politicamente em seus espaços de trabalho, articulando corporeidade, tecnologia, qualidade de vida e saúde;
• contribuir com a inovação tecnológica para promover a inclusão digital, visualizada como recurso para a qualidade de vida;
• promover a utilização de tecnologias assistivas e de ambientes de aprendizagem informatizados.
Linhas de Pesquisa
Políticas e Processos de Inclusão Social
Esta linha tem por objeto de investigação os processos de inclusão social decorrentes de ações afirmativas no âmbito de políticas públicas e de instituições governamentais; de organismos não-governamentais e movimentos sociais. Envolve o estudo de práticas sociais, enquanto espaços de inclusão, tais como aquelas mediadas pela educação, pela saúde, pelo trabalho. Contempla, em seus projetos, as seguintes temáticas: concepções éticas na constituição de sujeitos; práticas sociais voltadas à cidadania; capital social, desempenho institucional e políticas públicas. Tem como finalidade a formação de profissionais para a formulação, gestão e avaliação de projetos e políticas de inclusão social, oportunizando reflexões sobre as práticas e seus desdobramentos sociais.
Qualidade de Vida Nos Processos de Inclusão Social
Desenvolve estudos referentes à qualidade de vida, analisando o impacto do desenvolvimento e da tecnologia que afeta as relações intersubjetivas e incide sobre a saúde dos indivíduos, em diferentes grupos e contextos. Sob esse ângulo, investiga a relação entre espaço social, corporeidade e qualidade de vida, considerando as formas como se articulam as dimensões humanas, os fatores ambientais, o contexto social e tecnológico para a promoção da inclusão. A partir de uma abordagem epistemológica interdisciplinar contempla em seus projetos as seguintes temáticas: desenvolvimento humano, os agravos à saúde, a relação saúde e trabalho, corporeidade e espaço social.
Inclusão Digital
Tem como foco o conceito de inclusão digital e sua implicação teórico-prática sobre as configurações sociais e tecnológicas contemporâneas. Contempla as práticas sociais mediadas por tecnologias informacionais e comunicacionais a partir de diferentes abordagens: redes sociais, cidadania, trabalho, educação presencial e à distância, software livre, tecnologias assistivas, inovações tecnológicas.
Público-alvo
• profissionais da educação, como supervisores, psicopedagogos e orientadores educacionais, professores da Educação Básica e do Ensino Médio e de práticas de educação não-escolar;
• professores do Ensino Superior;
• gestores e profissionais das áreas da saúde, da educação física, da psicologia, da antropologia, da ciência política, da filosofia, do serviço social, da sociologia, da administração, e de áreas correlatas;
• profissionais que atuam em órgãos públicos e privados, em organizações não-governamentais, em sindicatos e em movimentos sociais.
Área de concentração: Políticas e Processos de Inclusão Social
A área de concentração, de natureza multidisciplinar, sustenta-se em um recorte epistemológico que analisa processos de inclusão e exclusão e como, por meio de políticas e de ações afirmativas das instituições, é possível neles intervir, para garantir a indivíduos e grupos sua condição de cidadãos.
Objetivos
• formar profissionais capazes de contribuir para a inclusão de sujeitos e grupos na sociedade;
• capacitar profissionais para que possam subsidiar a implantação e implementação de políticas, programas e ações de inclusão social e acessibilidade, no âmbito local e regional;
• qualificar profissionais capazes de intervir tecnológica e politicamente em seus espaços de trabalho, articulando corporeidade, tecnologia, qualidade de vida e saúde;
• contribuir com a inovação tecnológica para promover a inclusão digital, visualizada como recurso para a qualidade de vida;
• promover a utilização de tecnologias assistivas e de ambientes de aprendizagem informatizados.
Linhas de Pesquisa
Políticas e Processos de Inclusão Social
Esta linha tem por objeto de investigação os processos de inclusão social decorrentes de ações afirmativas no âmbito de políticas públicas e de instituições governamentais; de organismos não-governamentais e movimentos sociais. Envolve o estudo de práticas sociais, enquanto espaços de inclusão, tais como aquelas mediadas pela educação, pela saúde, pelo trabalho. Contempla, em seus projetos, as seguintes temáticas: concepções éticas na constituição de sujeitos; práticas sociais voltadas à cidadania; capital social, desempenho institucional e políticas públicas. Tem como finalidade a formação de profissionais para a formulação, gestão e avaliação de projetos e políticas de inclusão social, oportunizando reflexões sobre as práticas e seus desdobramentos sociais.
Qualidade de Vida Nos Processos de Inclusão Social
Desenvolve estudos referentes à qualidade de vida, analisando o impacto do desenvolvimento e da tecnologia que afeta as relações intersubjetivas e incide sobre a saúde dos indivíduos, em diferentes grupos e contextos. Sob esse ângulo, investiga a relação entre espaço social, corporeidade e qualidade de vida, considerando as formas como se articulam as dimensões humanas, os fatores ambientais, o contexto social e tecnológico para a promoção da inclusão. A partir de uma abordagem epistemológica interdisciplinar contempla em seus projetos as seguintes temáticas: desenvolvimento humano, os agravos à saúde, a relação saúde e trabalho, corporeidade e espaço social.
Inclusão Digital
Tem como foco o conceito de inclusão digital e sua implicação teórico-prática sobre as configurações sociais e tecnológicas contemporâneas. Contempla as práticas sociais mediadas por tecnologias informacionais e comunicacionais a partir de diferentes abordagens: redes sociais, cidadania, trabalho, educação presencial e à distância, software livre, tecnologias assistivas, inovações tecnológicas.
DISCIPLINAS
Desenvolvimento corporal no contexto da sociedade e da cultura (3 cr.)
(Qualidade de Vida)
Ambientes digitais para a inclusão
(3 cr.)
(Inclusão Digital)
Concepções de trabalho na contemporaneidade (3 cr.)
(Políticas e Processos de Inclusão Social)
Interação e desenvolvimento sócio-emocional de indivíduos (3 cr.)
(Qualidade de Vida)
Seminário de pesquisa e desenvolvimento II (2 cr.)
Compartilhada três linhas
Políticas Públicas e Cidadania (3 cr.)
(Políticas e Processos de Inclusão Social)
Desenvolvimento corporal no contexto da sociedade e da cultura (3 cr.)
(Qualidade de Vida)
Ambientes digitais para a inclusão
(3 cr.)
(Inclusão Digital)
Concepções de trabalho na contemporaneidade (3 cr.)
(Políticas e Processos de Inclusão Social)
Interação e desenvolvimento sócio-emocional de indivíduos (3 cr.)
(Qualidade de Vida)
Seminário de pesquisa e desenvolvimento II (2 cr.)
Compartilhada três linhas
Políticas Públicas e Cidadania (3 cr.)
(Políticas e Processos de Inclusão Social)
DOCUMENTAÇÃO
A documentação deve ser entregue completa e em único momento. Os documentos necessários
à realização da inscrição são os seguintes:
Curriculum vitae, obrigatoriamente no formato Lattes
O candidato deverá comprovar, através de cópia simples de documentos, as produções
científicas, os cursos e outras atividades acadêmicas ou profissionais mencionadas no
curriculum vitae, realizadas nos últimos cinco anos;
Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão de curso). Podem inscrever-se candidatos
formandos, desde que esta condição seja devidamente comprovada;
Histórico Escolar da graduação (e pós-graduação, quando houver);
Duas (2) cartas de recomendação, em envelope lacrado, de profissionais da área e/ou
professores e/ou pesquisadores
Uma foto 3x4 recente;
Cópia do CPF, do RG e do Titulo de Eleitor;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
A documentação deve ser entregue completa e em único momento. Os documentos necessários
à realização da inscrição são os seguintes:
Curriculum vitae, obrigatoriamente no formato Lattes
O candidato deverá comprovar, através de cópia simples de documentos, as produções
científicas, os cursos e outras atividades acadêmicas ou profissionais mencionadas no
curriculum vitae, realizadas nos últimos cinco anos;
Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão de curso). Podem inscrever-se candidatos
formandos, desde que esta condição seja devidamente comprovada;
Histórico Escolar da graduação (e pós-graduação, quando houver);
Duas (2) cartas de recomendação, em envelope lacrado, de profissionais da área e/ou
professores e/ou pesquisadores
Uma foto 3x4 recente;
Cópia do CPF, do RG e do Titulo de Eleitor;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
DFP_