Pós-graduação em Turismo Cultural e Ambiental (Salvador, Bahia)
Instituto de Educação Superior Unyahna
DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:15 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
Nas últimas décadas do século XX o turismo assume uma importância jamais antes alcançada. Atividade que, até meados do século XX, era privilégio de poucos e estava apenas vinculada ao lazer, apresenta-se neste momento num processo de popularização e democratização irreversível, envolvendo um número crescente de pessoas de diferentes poder aquisitivo e interesses sócios culturais. Ao mesmo tempo esta atividade passa a ser deslumbrada como uma das mais rentáveis fontes econômicas e vislumbrada como alternativa de desenvolvimento e progresso para diversas comunidades.
Observa-se, no entanto, que o perfil do turista e principalmente do viajante vem se modificando a cada ano. Antes apenas observador passivo das novidades oferecidas por esta atividade, passa com o mundo globalizado a buscar uma maior interação com o local visitado. Neste sentido, é cada vez maior o número de pessoas com o desejo de ver, conhecer, experimentar e sentir lugares diferentes do seu mundo cotidiano procurando reconhecer as diferenças, as singularidades, a cultura e a natureza local.
Ao mesmo tempo se constata uma crescente degradação e descaracterização dos ambientes identificados como atrativos turísticos o que tem proporcionado perdas irreversíveis das particularidades culturais das comunidades e de suas características ambientais. Observa-se ainda, uma falta de entendimento por parte dos gestores e dos técnicos envolvidos com a atividade turística no que diz respeito aos elementos estruturantes da sustentabilidade. Na grande maioria das vezes o planejamento turístico contempla e mensura a sustentabilidade apenas na sua dimensão econômica, desconhecendo-se importantes componentes sociais, culturais, ecológicos, tecnológicos que são elementos preponderantes para o sucesso e manutenção da atividade, o que vem proporcionado o fracasso dos projetos turísticos.
Associado a estes fatores verifica-se ainda, a necessidade de uma complementação na formação dos profissionais que atuam no setor no que diz respeito a um olhar para a proteção de bens culturais e naturais e a sua correta relação com a atividade turística. Bens culturais, aqui entendido como o conjunto de atividades, manifestações e representações materiais legadas do passado e elementos constituintes da identidade de uma comunidade.
Entendendo este acelerado processo e reconhecendo a importância cultural, econômica e política-ambiental do turismo como área prioritária de desenvolvimento no âmbito municipal, estadual e nacional, além de constituir na atualidade como tema abrangente de estudos de âmbito internacional, o Programa de Pós-Graduação da Unyahna, o Núcleo de Integração em Cultura e Turismo - NICULT e o Núcleo de Desenvolvimento Sustentável - NDS, apresentam o curso de Especialização em Turismo Cultural e Ambiental: sustentabilidade, planejamento e gestão, de caráter interdisciplinar, que possibilitará a abertura da discussão sobre o processo de desenvolvimento turístico no país, suas metas e perspectivas.
Objetivo
Formar profissionais aptos a discutir e atuar no planejamento e gestão do turismo com base na identidade ambiental com vistas à sustentabilidade.
Público Alvo
Portadores de diploma de graduação de áreas de conhecimento correlatas interessados em aprofundar os conteúdos sobre cultura, turismo, gestão, planejamento e sustentabilidade.
Base legal e condições para obtenção do Título de Especialista
Curso obedecendo a Resolução CNE/CES nº 01, de 03 de abril de 2001. O aluno deverá obter, em cada disciplina, freqüência mínima de 75% e nota mínima 7,0 (sete), bem como elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso, para ser aprovado e receber o Certificado de Especialização emitido pelo Instituto de Educação Superior UNYAHNA.
Nas últimas décadas do século XX o turismo assume uma importância jamais antes alcançada. Atividade que, até meados do século XX, era privilégio de poucos e estava apenas vinculada ao lazer, apresenta-se neste momento num processo de popularização e democratização irreversível, envolvendo um número crescente de pessoas de diferentes poder aquisitivo e interesses sócios culturais. Ao mesmo tempo esta atividade passa a ser deslumbrada como uma das mais rentáveis fontes econômicas e vislumbrada como alternativa de desenvolvimento e progresso para diversas comunidades.
Observa-se, no entanto, que o perfil do turista e principalmente do viajante vem se modificando a cada ano. Antes apenas observador passivo das novidades oferecidas por esta atividade, passa com o mundo globalizado a buscar uma maior interação com o local visitado. Neste sentido, é cada vez maior o número de pessoas com o desejo de ver, conhecer, experimentar e sentir lugares diferentes do seu mundo cotidiano procurando reconhecer as diferenças, as singularidades, a cultura e a natureza local.
Ao mesmo tempo se constata uma crescente degradação e descaracterização dos ambientes identificados como atrativos turísticos o que tem proporcionado perdas irreversíveis das particularidades culturais das comunidades e de suas características ambientais. Observa-se ainda, uma falta de entendimento por parte dos gestores e dos técnicos envolvidos com a atividade turística no que diz respeito aos elementos estruturantes da sustentabilidade. Na grande maioria das vezes o planejamento turístico contempla e mensura a sustentabilidade apenas na sua dimensão econômica, desconhecendo-se importantes componentes sociais, culturais, ecológicos, tecnológicos que são elementos preponderantes para o sucesso e manutenção da atividade, o que vem proporcionado o fracasso dos projetos turísticos.
Associado a estes fatores verifica-se ainda, a necessidade de uma complementação na formação dos profissionais que atuam no setor no que diz respeito a um olhar para a proteção de bens culturais e naturais e a sua correta relação com a atividade turística. Bens culturais, aqui entendido como o conjunto de atividades, manifestações e representações materiais legadas do passado e elementos constituintes da identidade de uma comunidade.
Entendendo este acelerado processo e reconhecendo a importância cultural, econômica e política-ambiental do turismo como área prioritária de desenvolvimento no âmbito municipal, estadual e nacional, além de constituir na atualidade como tema abrangente de estudos de âmbito internacional, o Programa de Pós-Graduação da Unyahna, o Núcleo de Integração em Cultura e Turismo - NICULT e o Núcleo de Desenvolvimento Sustentável - NDS, apresentam o curso de Especialização em Turismo Cultural e Ambiental: sustentabilidade, planejamento e gestão, de caráter interdisciplinar, que possibilitará a abertura da discussão sobre o processo de desenvolvimento turístico no país, suas metas e perspectivas.
Objetivo
Formar profissionais aptos a discutir e atuar no planejamento e gestão do turismo com base na identidade ambiental com vistas à sustentabilidade.
Público Alvo
Portadores de diploma de graduação de áreas de conhecimento correlatas interessados em aprofundar os conteúdos sobre cultura, turismo, gestão, planejamento e sustentabilidade.
Base legal e condições para obtenção do Título de Especialista
Curso obedecendo a Resolução CNE/CES nº 01, de 03 de abril de 2001. O aluno deverá obter, em cada disciplina, freqüência mínima de 75% e nota mínima 7,0 (sete), bem como elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso, para ser aprovado e receber o Certificado de Especialização emitido pelo Instituto de Educação Superior UNYAHNA.
Concepção do Programa
O Curso de Especialização em Turismo Cultural e ambiental: sustentabilidade, planejamento e gestão, estão centrado no entendimento da necessidade de uma ampliação na formação dos profissionais envolvidos e interessados na atividade turística, ancorado no conhecimento, na crítica, na troca/intercâmbio de idéias, na participação, tornando estes profissionais aptos a superar os desafios da produção do conhecimento e sua implicação no mercado de trabalho.
Assim o curso se estrutura em três grandes eixos: o primeiro eixo denominado de Fundamentos e Instrumentos para o turismo que, possibilita uma revisão e estruturação dos conceitos referentes ao tema; o segundo eixo denominado de Estratégias para o Planejamento Cultural e Turístico e o terceiro eixo dedicado a Gestão e Sustentabilidade dos Empreendimentos Turísticos. Para o desenvolvimento deste trabalho e em concordância com o projeto pedagógico da Instituição o curso se ancora nas seguintes premissas:
a) considera o conhecimento como parcial e inacabado, sujeito a novas proposições e às rupturas, possibilitando espaços para novos conceitos e emergência de novas teorias;
b) busca corrigir a fragmentação, encaminhando o pensamento para o entendimento da interdisciplinaridade;
c) considera a realidade concreta não apenas imediata, mas, sobretudo a histórica como fonte permanente das suas atividades e elemento estruturador para o entendimento das realidades locais;
d) objetiva desenvolver habilidades específicas para o reconhecimento e valorização do diferente, singular
O Curso de Especialização em Turismo Cultural e ambiental: sustentabilidade, planejamento e gestão, estão centrado no entendimento da necessidade de uma ampliação na formação dos profissionais envolvidos e interessados na atividade turística, ancorado no conhecimento, na crítica, na troca/intercâmbio de idéias, na participação, tornando estes profissionais aptos a superar os desafios da produção do conhecimento e sua implicação no mercado de trabalho.
Assim o curso se estrutura em três grandes eixos: o primeiro eixo denominado de Fundamentos e Instrumentos para o turismo que, possibilita uma revisão e estruturação dos conceitos referentes ao tema; o segundo eixo denominado de Estratégias para o Planejamento Cultural e Turístico e o terceiro eixo dedicado a Gestão e Sustentabilidade dos Empreendimentos Turísticos. Para o desenvolvimento deste trabalho e em concordância com o projeto pedagógico da Instituição o curso se ancora nas seguintes premissas:
a) considera o conhecimento como parcial e inacabado, sujeito a novas proposições e às rupturas, possibilitando espaços para novos conceitos e emergência de novas teorias;
b) busca corrigir a fragmentação, encaminhando o pensamento para o entendimento da interdisciplinaridade;
c) considera a realidade concreta não apenas imediata, mas, sobretudo a histórica como fonte permanente das suas atividades e elemento estruturador para o entendimento das realidades locais;
d) objetiva desenvolver habilidades específicas para o reconhecimento e valorização do diferente, singular
Documentação para Matrícula (original e cópia)
- Diploma de Curso de Graduação
- Histórico Escolar de Curso de Graduação
- Cédula de Identidade
- CPF
- Uma foto 3x4 recente
- Requerimento de Matrícula
- Diploma de Curso de Graduação
- Histórico Escolar de Curso de Graduação
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- CPF
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- Requerimento de Matrícula
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