Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Feira de Santana, Bahia)

Universidade Estadual de Feira de Santana

Localização:Feira de Santana - Bahia

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

Histórico
1) Formação do Grupo e Primeiras Atividades (1995-98)
Na década de 1990, a UFBa e a UEFS, no quadro de suas políticas de capacitação do pessoal docente, com o apoio da CAPES, através do programa de bolsas CAPES-PICD, propiciaram a formação de vários doutores cujas formações e temas de pesquisa permitiram a aproximação e a interlocução que desencadearam a presente proposta de programa de pós-graduação e de pesquisa na área de Ensino, Filosofia e História das Ciências (ver lista dos docentes).. A interlocução entre estes pesquisadores, que já vinha se desenvolvendo em eventos científicos e cursos, foi catalisada, a partir de 1995, por uma série de atividades de iniciativa destes pesquisadores, das quais destacamos as três seguintes:
a) Em 1995, a estada na UFBa, como Professor Visitante, para um programa de seminários e cursos em História e Epistemologia da Ciência, do Dr. Michel Paty, da Université Paris VII, tendo sido realizados curso e seminários no Instituto de Física, seminários nos Departamentos de Sociologia e Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, no futuro Instituto de Saúde Coletiva, no Instituto de Química e na UEFS;
b) Em 1996, a realização, na UFBa, de um Colóquio intitulado "A crítica contemporânea da ciência", patrocinado pela UFBa e UEFS, com a participação de pesquisadores baianos e dos Drs. A.A. Passos Videira (ON-RJ), Nélio Bizzo (USP) e J. Jerônimo de Alencar Alves (UFPa), tendo as atas deste colóquio sido publicadas, com o patrocínio da UEFS, no volume Perspectivas em Epistemologia e História das Ciências, organizado por A.L. Mattedi Dias et al, 193 pp., editado UEFS em 1997.
c) Ainda em 1997, na UEFS e com o patrocínio desta instituição, foi realizada o Colóquio "A crítica contemporânea da ciência \x{2013} Implicações para o ensino", evento que contou com a participação dos Drs. Ziller Camenietzki (MAST-RJ), Circe Dynnikov (UFES) e Cícero M. de Souza (UFRPe), além de pesquisadores baianos. Os trabalhos apresentados neste colóquio foram publicados na revista Ideação, vol. 3, 1999, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia daquela universidade.
d) Registre-se, também, que, desde 1997, o Instituto de Física inscreveu, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Grupo Ensino, História e Epistemologia da Física. Integra este grupo, além de pesquisadores já citados, como Olival Freire Jr., Ma. Cristina Martins e Yukimi Pregnolatto, o Prof. Dr. Klaus Weltner, da Universidade de Frankfurt e Visitante na UFBa, e os Professores Paulo Miranda e José Fernando Moura Rocha, ambos com Mestrado em Física. E o Instituto de Biologia inscreveu, na última edição do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq o Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas, coordenado por Charbel Niño El-Hani.
Assinalamos que pesquisadores do Programa se envolveram também fortemente, a partir de 1995, nas seguintes atividades de ensino promovidas pela UFBa e pela UEFS. 1) Duas turmas de pós-graduação lato sensu, desenvolvidas no Instituto de Física da UFBa, entre 1996 e 1998, coordenadas sucessivamente por Olival Freire e Yukimi Pregnolatto. 2) Curso de Pós-Graduação lato sensu em Metodologia de Ensino, promovido pelo CEFET \x{2013} Bahia, na sua unidade de Barreiras, coordenado por Robinson M. Tenório. Dentre outros cursos pós-graduação lato sensu, Robinson M. Tenório tem participado, como Professor, do Curso de \x{2018}Teoria da História\x{2019}, e de \x{2018}Educação Matemática\x{2019}, ambos na UEFS; tendo orientado nos últimos dez anos cerca de noventa monografias de Cursos de Especialização. 3) José Carlos B. de Santana coordena lato sensu em \x{2018}Ensino de Geociências\x{2019}, na UEFS, em parceria com a UFBa e a Unicamp. 4) Turmas de Atualização em Ensino de Física, nos marcos do projeto desenvolvido pela Fundação Vitae e Instituto Tecnológico da Aeronáutica, a partir de 1994, coordenadas por Felippe Serpa. 5) Turma de Atualização em Física, 1997, patrocinada pelo CADCT, coordenada por Ma. Cristina Martins. Ciclo de Atividades para Professores de Segundo Grau, nos marcos do XIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 1995, coordenado por Olival Freire. 6) Quanto ao ensino de pós-graduação stricto sensu cabe registrar que Felippe Serpa e Terezinha Burnham são Professores Permanente da Pós-Graduação em Educação, José Benjamin Picado, da Comunicação, Aurino Ribeiro, Arthur Matos, e Sergio Esperidão, da Física, Amilcar Baiardi, da Administração. Elyana Barbosa foi Professora Visitante da Sociologia e hoje é da Arquitetura. Em 1998 parte dos pesquisadores que integra o presente projeto ministrou, a pedido do Colegiado da Pós-Graduação em Sociologia da UFBa, um curso intitulado \x{2018}Tópicos em Epistemologia\x{2019}. 7) Waldomiro J. da Silva Fo. ministrou a disciplina "Linguagem, Pensamento e Conhecimento", 1994, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas; e foi um dos Professores da disciplina "Epistemologia e Metodologia", 1996, na Pós-graduação em Saúde Coletiva.

2) Implementação do Curso de Mestrado (1999-2000)
O primeiro Colegiado do Mestrado, conforme decisão tomada durante a instalação oficial do curso em 31 de março de 2000, foi formada por: Olival Freire Jr., José Carlos B. de Santana (vice-coordenador), João Carlos Salles Pires da Silva, Yukimi Pregnolatto e Claudio Amorim (representante estudantil).
PROPOSTA
Objetivos do programa e público alvo
O exame crítico da ciência, de seus resultados, de sua produção e de sua difusão, especialmente através do ensino, é o foco de atenção do programa de pesquisa e do curso.
O público alvo desse programa é composto, grosso modo, de alunos com dois perfis distintos, no que diz respeito aos seus cursos de graduação. De um lado interessa ao Programa o ingresso de graduados em ciências, a exemplo de licenciados em Física e Biologia, que queiram tomar como objeto de pesquisa temas relacionados ao ensino, à história e à filosofia das disciplinas científicas. De outro lado, interessa também ao Programa o ingresso de alunos oriundos das humanidades, a exemplo da Filosofia e da História, que queiram tomar temas relacionados à ciência como seus objetos de estudo. Esses dois perfis bem definidos não esgotam o leque de potenciais alunos do curso. Desse modo, deve ser dito que também interessa ao Programa a admissão de graduados em cursos como engenharias, informática e psicologia, que tomem, do mesmo modo, como temas de pesquisa o Ensino, a Filosofia e a História das Ciências.

Plano de estudos

Disciplinas oferecidas

Ementa Coleções científicas práticas de campo e representações em espaços de história e de memória

Ementa Contribuições da História e da Filosofia para o Ensino de Ciências

Ementa Cultura Científico-Tecnológica no Ocidente

Ementa Filosofia da ciência e ensino de ciências

Ementa História das Ciências da Saúde no Brasil

EMENTA INICIAÇÃO NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Ementa Introdução à Epistemologia

Ementa Introdução à História das Ciências

Ementa Laboratório de ensino de Ciências (LABENS)

EMENTA OS ELEMENTOS DE EUCLIDES E SUA INFLUÊNCIA

EMENTA PENSANDO O RACISMO CIENTÍFICO

Ementa Referenciais Teóricos e Metodologia da Pesquisa em Educação Científica

Ementa Tendências em Educação Matemática

Ementa Teorias e Métodos em História e Filosofia das Ciências

Ementa Teorias e modelos de ensino e aprendizagem

Ementa Tópicos Pressupostos Epistemológicos da Teoria da Argumentação

Ementa Tópicos Avançados em Epistemologia

Ementa Tópicos Avançados em História das Ciências

Ementa Tópicos de História da Química

Ementa Tópicos Especiais da Teoria Quântica

Ementa Tópicos Racionalidade Argumentativa e Metodologia Filosófica

Ementa Uma Biografia Filosófico Científica de Galileu Galilei

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