Especialização em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Deficiência Mental ou Defiência Auditiva (Bauru, São Paulo)

Universidade do Sagrado Coração

Localização:Bauru - São Paulo

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Público alvo: Profissionais com formação em nível superior nas áreas de educação e saúde: pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas e demais interessados..

Objetivos:
. Fornecer conhecimento sobre os aspectos legais e as concepções atuais em educação inclusiva;
. Propiciar o conhecimento dos aspectos relacionados às deficiências mental e auditiva, processos cognitivos, afetivos, sociais, psicomotores e de aprendizagem, estabelecendo relações entre eles;
. Estimular a reflexão crítica sobre a pessoa com deficiência no contexto sócio-cultural brasileiro, visando sua plena cidadania;
. Discutir a atuação interdisciplinar integrada visando a inclusão, do diagnóstico à reabilitação;
. Planejar, desenvolver e avaliar práticas educativas realizando as adaptações necessárias à diversidade de estilos de aprendizagem, visando a inclusão.

Plano de estudos

Disciplinas

MÓDULO I – INTRODUTÓRIO – 36 h/a
· Aspectos históricos e legais da educação inclusiva no Brasil
· Desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência e a atuação da família
· Metodologia científica no ensino superior

MÓDULO II -DEFICIÊNCIA AUDITIVA – 120 h/a
· Aspectos anátomo-funcionais do sistema auditivo
· Deficiência auditiva – definição, classificação, etiologia e diagnóstico
· Desenvolvimento de fala, linguagem e demais aspectos cognitivos do deficiente auditivo
· AASI e tecnologias assistivas facilitadoras do processo de aprendizagem do deficiente auditivo
· Escolaridade do deficiente auditivo
· Libras – teoria e prática

MÓDULO III - DEFICIÊNCIA MENTAL – 120 h/a
· Causas e aspectos clínicos da deficiência mental e dos transtornos psíquicos
· Desenvolvimento das funções cerebrais: princípios e conceitos
· A inclusão do deficiente mental na educação infantil
· Teorias e técnicas de aprendizagem para o deficiente mental e o portador de transtorno psíquico
· Escolaridade do deficiente mental e do portador de transtorno psíquico

MÓDULO IV – ASPECTOS PRÁTICOS – 84 h/a
· A atuação integrada entre os profissionais da saúde e educação (médicos, enfermeiros, odontólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais) nas deficiências auditivas e mentais
· O papel dos jogos e brincadeiras na facilitação da aprendizagem
· Estágio em deficiência mental ou auditiva, resultando na monografia obrigatória (responsável pela definição da área de ênfase no título da especialização)

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