Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (Mogi das Cruzes, São Paulo)

Universidade Braz Cubas

Localização:Mogi das Cruzes - São Paulo

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

CONCEPÇÃO DO CURSO: A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental. A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e conseqüente melhoria das condições sociais. Conforme disposição legal, as empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura, geologia ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é um curso regulamentado pelo CREA em nível de especialização onde só podem receber a titulação de Engenheiro de Segurança do Trabalho profissionais das áreas de engenharia, agronomia e arquitetura. Este curso é estruturado conforme definido pela Lei nº 7410 de 27/11/85, pelo Decreto n.º 92.530 de 09/04/86 e Parecer MEC n.º 19/87. Dentro deste âmbito, os alunos regularmente aprovados neste curso poderão requerer do CREA/SP a atribuição profissional de Engenheiro de Segurança do Trabalho

ÁREAS DE APLICAÇÃO: Os engenheiros de segurança do trabalho são responsáveis por controlar perdas potenciais e reais de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos industriais, gerenciando atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejando empreendimentos e atividades industriais e coordenando equipes, treinamentos e atividades de trabalho. Emitem e divulgam documentos técnicos como relatórios, mapas de risco e contratos. Entre as áreas de atuação do segmento de Segurança, é possível destacar as áreas de processos e métodos, tempos e movimentos, onde é recomendado ter graduação em Engenharia de Produção ou Engenharia Industrial .

OBJETIVO DO CURSO: O curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho tem por objetivo de tornar tais profissionais preparados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.

Requisitos

PÚBLICO ALVO : Necessário ter ensino superior completo em qualquer curso da área de Engenharia ou Arquitetura.

Oferta Educativa semelhante