Graduação em Administração (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Faculdade de Administração e Negócios de Ribeirão Preto

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:3000 Horas

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos Gerais
Nascer, crescer, estudar, trabalhar... Parece ser essa a ordem natural da vida. Afinal, durante muitos anos somos dependentes dos pais (ou deveríamos ser), até que a maturidade bio-psico-social e a formação profissional nos permitam conquistar autonomia.
As atribuições do dia-a-dia nos cobram pensamentos rápidos, ágeis e cada vez mais sofisticados. Não há muito tempo para questões elementares, quase ingênuas como essas. Desde que a sociedade existe, as pessoas precisam trabalhar para sobrevier.
Mas, mesmo as coisas aparentemente simples estão articuladas a outras tantas que, quando observadas, podem apresentar um dinamismo interessante e, até mesmo, complexidade.
Reportemo-nos ao início: nascer, crescer, estudar, trabalhar... Trabalhar por quê?; Trabalhar em quê?; Trabalhar onde?; Trabalhar quando?; Trabalhar quanto?; Trabalhar como?
Como se vê, trabalhar não é tão simples assim. Há o trabalho autônomo e o trabalho assalariado, o trabalho em parceria e, ainda em alguns casos, o trabalho escravo, além de outras relações. Há aqueles cuja função no trabalho é determinar a forma como o trabalho deve ser realizado por outras pessoas; há outros cuja tarefa é executar aquilo que lhes foi determinado. Há aqueles que “aprenderam a trabalhar com a vida”, há outros que “levaram uma vida” aprendendo a trabalhar de forma mais elaborada. Há aqueles que “fogem” do trabalho; há outros cujo trabalho lhes foge. Há aqueles que trabalham por obrigação; há outros que se realizam enquanto trabalham. Há aqueles cujo trabalho é meio de sobrevivência, há outros que transformam o trabalho em fim único para acumulação de riqueza.
É possível contar a história de um povo através do trabalho. Sempre se trabalhou da mesma forma? Todas as sociedades têm o mesmo conceito de trabalho? Um simples olhar na cultura indígena ou nos povos da antigüidade nos afirma que não. Ao trabalhar, o homem transforma a natureza, cria técnicas, constrói ferramentas e, dessa forma, cria também a sua cultura – diferentes culturas que, com o desenvolvimento tecnológico pós-revolução industrial, se padronizou e se universalizou.
Nascer, crescer, estudar e trabalhar não é uma seqüência linear para a maioria dos brasileiros. Se assim fosse, não teríamos tantos jovens na expectativa do primeiro emprego, nem tantos adultos à procura de um outro emprego; nem aumento de violência por causa da escassez de emprego, nem pobreza por causa da exploração no emprego, nem políticos se elegendo por causa de belos discursos (só discursos) inspirados na temática do emprego.
Numa sociedade em que 52% dos trabalhadores ganham até 2 salários mínimos por mês, onde mais de 8% da população economicamente ativa está desempregada, onde a média de escolaridade do trabalhador não ultrapassa 3,5 anos, onde só 4% dos que terminam o segundo grau ingressam no nível superior e só 1% destes se formam, onde menos de 50% dos trabalhadores têm carteira assinada..., emprego, trabalho, trabalhador, profissão, mercado de trabalho, são categorias que devem ser muito faladas e acima de tudo, estudadas.
Trabalho do ponto de vista do patrão e do empregado são a mesma coisa? Desemprego é questão apenas de governo? Qualificação profissional depende só do indivíduo? Trabalho apenas como meio de sobrevivência ou de acumulação de riqueza satisfaz o cidadão?
Estes questionamentos nos despertam para uma reflexão mais abrangente acerca da sociedade na qual eles são engendrados. E inevitavelmente nos reportam a outras formas de organização econômica e social para, quem sabe, encontrarmos respostas a questões aparentemente insolúveis na nossa sociedade.
Esta é a tarefa e também a nossa proposta no curso de Administração. Queremos juntos, professores e alunos, questionar, investigar, analisar, sugerir e, acima de tudo, nos comprometer com uma formação profissional baseada no respeito ao ser humano e no compromisso social que todo cidadão deve, por princípio desenvolver.
Os objetivos deste curso são:
1. Estimular a criação da cultura e do desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
2. Formar administradores aptos à inserção no setor profissional e para a participação no desenvolvimento da sociedade;
3. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, além da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem com o meio em que vive;
4. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações e de outras formas e meios de comunicação;
5. Integrar os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração, promovendo um permanente aperfeiçoamento cultural e profissional;
6. Estimular a compreensão dos problemas do mundo atual, em particular, regionais e nacionais;
7. Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com ela uma relação de reciprocidade;
8. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e dos benefícios resultantes da produção cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição;
9. Conjugar a teoria à prática durante o desenvolvimento do curso;
10. Executar a parte prática através de mecanismos vários de participação e de integração dos alunos;
11. Tornar o diplomado pessoa dotada de conhecimentos próprios, consciente e integrado ao mundo em que vive;
12. Conferir ao diplomado a necessária destreza para os embates da vida profissional, lançando mão de recursos e de estratégias pedagógicas que atendam a este objetivo;
13. Realizar trabalhos procedidos de orientação direcionada para o debate de questões contemporâneas de interesse social, cercados de estudos, pesquisas e meditações, de forma a poderem, a par do preenchimento da finalidade precípua, vir a se constituir em contribuições reais de jovens bacharelados para o próprio aperfeiçoamento das instituições do país.
Objetivos Específicos
O Curso de Administração com ênfase em Gestão de Negócios, além da formação básica exigida para o Administrador que atuará nas diversas organizações, cuja configuração tende para as novas estruturas empresariais, dará ênfase especial à sua ação no mercado empresarial.
O curso se encaminhará principalmente para a sensibilização da habilidade de liderança na gestão empresarial. Seu diferencial será a preparação dos alunos para a criação de novos negócios bem como para o planejamento, implantação e administração de tecnologias de gestão nas micros, pequenas e médias organizações.
A atenção às novas oportunidades e as estratégias para atendimento das exigências do mercado, serão dimensões também trabalhadas nos conteúdos de disciplinas, principalmente aquelas localizadas nas séries terminais do curso.
Os alunos serão especialmente trabalhados nas questões de globalização e de internacionalização em nível de procedimentos, de tecnologias e demais aspectos relacionados à empresa.
O objetivo é fazer algumas reflexões e arrolar argumentos que justifiquem a instalação de um programa de ensino de terceiro grau voltado para o desenvolvimento da capacidade de empreender programas de gerenciamento de mercados.
O objetivo do curso consiste em formar o cidadão e o profissional da Administração com:
1º) Elevado potencial de inserção no mercado de trabalho, ou seja, executivos preparados para um ajustamento contínuo às mudanças nas organizações na sociedade e no mercado de trabalho;
2º) Visão empreendedora;
3º) Comportamento e espírito social: o cidadão e o profissional trabalhando comprometidos com os problemas da comunidade;
4º) Potencial crítico para analisar e interpretar as informações;
5º) Características de liderança e de poder ativo na gestão de pessoas;
6º) Visão de mercado e com feeling acirrado nas necessidades ambientais;
7º) Domínio de habilidades instrumentais básicas.
É este profissional que está apto a atuar sob a influência do “novo” paradigma da gestão da Administração, em contra-posição ao “velho” gestor de recursos.
Formar este profissional de perfil diferenciado, generalista/polivalente, com formação global e humanística forte, que seja um hábil negociador, planejador por excelência e preparado para “conduzir grupos de trabalho a exercerem atividades para as organizações” é o objetivo desse curso de Administração.
Normalmente, o ensino superior volta-se para a formação do cientista, do artista, do intelectual ou do profissional. No nosso caso trata-se de uma formação profissional mas que, antes de se concentrar em uma habilitação para atuação legal em um determinado mercado de trabalho regulamentado, mantém esse mercado totalmente aberto.
O profissional formado estará, em princípio, habilitado para atuar em qualquer atividade produtiva ou de prestação de serviços, seja ela do ramo químico, psicológico, construção civil, comércio varejista, hospitais ou escritório de advocacia. Seu universo de atuação é ilimitado. Tudo dependerá de fatores estruturais, conjunturais e mesmo de preferências pessoais. Em princípio deverá estar habilitado à atuar de forma bastante aberta tanto em termos de geografia, em termos de abrangência de seu negócio como em termo de natureza de produto ou de serviço.
O setor de pequenos negócios é heterogêneo e apresenta-se hoje em dia predominantemente de maneira informal. Existe uma total falta de correspondência entre as necessidades dos pequenos negócios e os sistemas tradicionais de informação.
Não há dúvida de que um dos maiores desafios da economia, hoje, é encontrar maneiras de fomentar, com eficácia, o setor das pequenas empresas. Dentro deste contexto a Gestão de Negócios tem como objetivo principal a formação de novos diretores/proprietários e a atualização profissional e reciclagem daqueles empreendedores já instalados na gestão empresarial.
Cabe ressaltar que esta educação de líderes engloba necessariamente a expansão, nos estudantes tanto de sua consciência quanto de seus conhecimentos sobre as oportunidades que os pequenos negócios abrem para eles mesmos. Portanto o curso não se restringe apenas ao ensino e a pesquisa de métodos e técnicas de criação de novos negócios.
Sem dúvida uma parcela cada vez mais significativa de nossos jovens estudantes têm a percepção clara de que a tendência da moderna economia aponta para uma mudança profunda na estrutura empresarial de maneira que o modelo do executivo bem sucedido que atua nas grandes empresas vem sendo substituído pelo jovem empresário de pequenos negócios.

Perfil

O mundo atual é competitivo, desafiador, veloz e cada vez mais pragmático. Nunca foi tão imperativo para a carreira “aprender a aprender” e, também nunca as pessoas tiveram tantas oportunidades com tantas recompensas potenciais.
A competição será por emprego, recursos, promoções, mercado, clientes e consumidores e, para conseguir sobreviver e prosperar, os administradores deverão buscar vantagens sobre os seus concorrentes, fazendo a outra parte desejar contratar, comprar e repetir negócios com o profissional ou com a empresa por ele representada.
Pensar e agir estrategicamente é necessário; por essa razão, os administradores contemporâneos devem pensar sobre como construir uma força de trabalho capaz e gerenciá-la de modo a produzir bens e serviços que forneçam o maior valor possível ao mercado.
O Curso de Administração da Faculdade de Administração e Negócios objetiva a preparação de administradores modernos, inovadores, flexíveis e que tenham foco no mercado e nas suas necessidades.
Para isso é fundamental que as metodologias de ensino, ementários, bibliografias e corpo discente e docente estejam convergidos para a formação de administradores, líderes ativos, que proporcionem um ambiente de trabalho positivo, fornecendo oportunidades e incentivando o alto desempenho.
Os melhores administradores são líderes e participantes ativos nos departamentos e organizações. O administrador moderno não pode ser passivo; deve estar intimamente envolvido no processo decisorial e nos processos-chaves da empresa, possuindo um amplo e profundo entendimento das tarefas que se delegam a outros. A Instituição de Ensino promoverá a formação de líderes ativos que estabelecem direções estratégicas apropriadas às organizações. Para a tomada de decisões, os gestores devem conhecer a ciência da administração e as demais variáveis ligadas ao problema.
Quando é solicitado às pessoas que descrevam o trabalho de um executivo, elas respondem com freqüência: “dar ordens”. Embora a maioria das faculdades ainda forneçam aos seus alunos uma abordagem que incentiva os direcionamentos aos seus recursos humanos, o Curso de Administração tem um novo e amplo foco: a criação de um ambiente de trabalho positivo.
Um ambiente de trabalho positivo existe quando o administrador faz todo o possível para estabelecer as condições que encorajam o sucesso e removem as causas de falhas nos seus funcionários. Esse novo perfil de profissional coloca seus colaboradores numa posição em que eles são capazes de atingir o sucesso por seus próprios esforços. É necessário criar um ambiente em que o talento possa florescer, para colocar as pessoas em posição de vencedores.
Para a empresa e seus funcionários terem oportunidade de obter um bom desempenho, é necessário a compreensão de todo o trabalho (objetivos e métodos). Os administradores devem fornecer às pessoas oportunidades para atingir um desempenho satisfatório, assegurando-se de que as pessoas possuam todos os recursos necessários para executar as tarefas com sucesso (devem estar disponíveis na qualidade, quantidade, local e no momento em que precisarem). Do mesmo modo, uma das tarefas mais importantes do administrador moderno é remover obstáculos que impedem o desempenho eficaz do funcionário.
Outro ponto importante na formação dos administradores é a capacitação dos alunos para o incentivo em se atingir um alto desempenho. Os administradores devem identificar os fatores que motivam as pessoas e construí-los no ambiente de trabalho.
Para assegurar uma carreira gerencial bem sucedida nestes tempos desafiadores, os administradores devem ser, ao mesmo tempo, especialistas e generalistas. Especialistas, como autoridades numa área específica de conhecimento, exigindo habilidades específicas que auxiliem a difundir valores concretos e identificáveis para as empresas e seus mercados. Generalistas, no conhecimento de diversas disciplinas (administrativas ou técnicas), podendo trabalhar com diferentes perspectivas.
É importante que o formando seja autoconfiante e assuma total responsabilidade sobre si mesmo, sobre as próprias ações e sobre a própria carreira.

Plano de estudos

Adm. de Recursos Materiais e Patrimoniais
Administração da Produção
Administração de Custos
Administração de Marketing
Administração de Recursos Humanos
Administração de Sist. Informações
Administração Estratégica
Administração Financeira
Atividades Complementares
Contabilidade Gerencial
Contabilidade
Direito
Economia Brasileira
Economia
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado
Estatística
Ética Empresarial
Filosofia
Gestão de Negócios
Gestão de Serviços
Informática
Legislação Social
Legislação Tributária
Matemática Financeira
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Organização, Sistemas & Métodos
Português
Psicologia
Sociologia
Tecnologias da Administração
Teorias da Administração
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