Graduação em Ciência da Computação (Bacharelado) (São José dos Campos, São Paulo)

Fundação Armando Alvares Penteado

Diploma oferecido:Bacharel em Ciência da Computação

Localização:São José dos Campos - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do Egresso
Integra aspectos de design, engenharia, comunicação e TI com proficiência em Ciência da Computação.
Opção: Duplo Diploma
Bacharel em Ciência da Computação – FAAP
BSc (hons) Creative Computing – Goldsmiths, UK.
Apresentação
Cientistas da Computação têm mercado de trabalho amplo: na indústria de produtos de consumo e serviços, em telecomunicações, finanças, gestão pública, dentre outros. Tais profissionais têm a computação como atividade fim, agregando a partir deste programa enfoque humanístico e capacidade criativa, dominando a multiplicidade dos meios de comunicação na era da convergência digital.
O Bacharelado em Ciência da Computação, com Ênfase em Tecnologia Multimídia e Projeto Criativo
O programa abrange disciplinas técnicas, científicas e de humanidades, além de temas específicos, empresariais e disciplinas e atividades nos domínios da produção cultural.
O egresso será capaz de atuar não apenas como um especialista em tecnologia, mas também como um idealizador de projetos, explorando soluções através da combinação de tecnologia e criatividade, integrando aspectos de TI, mídia, design, comunicação e engenharia com o propósito de gerar soluções na área de multimídia interativa.
Opção: Ciência da Computação + Creative Computing
O Curso de Graduação em Ciência da Computação da FCI-FAAP irá possibilitar ao aluno, se desejar, receber também uma titulação internacional, sendo um diploma emitido pela FAAP e outro pela Goldsmiths, Universidade de Londres, na Inglaterra (http://www.gold.ac.uk/ug/bsc-creative-computing/).
Nesta opção, após obter aprovação nas disciplinas dos oito semestres do curso na FCI-FAAP, Goldsmiths receberá o aluno, o qual lá irá desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso. Graças ao acordo formal entre nossas instituições, Goldsmiths também validará para esse aluno os três primeiros anos do seu curso superior Creative Computing. O aluno poderá então cumprir apenas os requisitos para o último nível (ano) daquele curso e Goldsmiths conferirá a este o título de BSc (honours degree) Creative Computing.


Bacharelado em Ciência da Computação, com Ênfase em Tecnologia Multimídia e Projeto Criativo – FCI-FAAP
Após os dois primeiros anos, o aluno deverá ser capaz de entender os fundamentos necessários para o estudo da Ciência da Computação. Disciplinas de caráter básico fornecerão um arcabouço teórico fundamental, tais como Cálculo, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Probabilidade e Estatística, Matemática Discreta e Física. Disciplinas do eixo de gestão e metodologia, tais como Empreendedorismo e Plano de Negócios, Metodologia, Psicologia e Gestão de Projetos irão prover a base para a atuação eficiente em equipes e projetos, assim como propiciar o desenvolvimento de uma postura profissional competente. Neste período inicial, são estudados os fundamentos da Computação atual, com disciplinas tais como Sistemas de Informação, Algoritmos e Programação, Estrutura de Dados, Análise de Algoritmos, Circuitos Lógicos, Banco de Dados e Orientação a Objetos. É nesta primeira etapa que o aluno inicia também seu desenvolvimento na área cultural, com a disciplina Criatividade e atividades complementares, assim como estuda os fundamentos da Multimídia e inicia projetos na área.
No terceiro e quarto anos, o aluno irá adquirir habilidades para lidar com as tecnologias de infraestrutura e os principais tópicos da profissão, tais como Arquitetura de Computadores, Linguagens Formais, Autômatos e Computabilidade, Inteligência Artificial, Redes, Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos, Programação para Web, Arquiteturas Multicamadas, dentre outros. A matemática aplicada é desenvolvida neste período, principalmente com as disciplinas Métodos Numéricos e Computação Gráfica. O aprendizado na área de gestão e metodologia prossegue, com disciplinas como Engenharia de Software, diversas eletivas com temas corporativos, realização de projetos, estágio e trabalho de conclusão. Áreas e técnicas importantes da multimídia são desenvolvidas com as disciplinas Processamento de Informação Multimídia I e II, Interação Humano Computador, Design de Interatividade e Multimídia em Rede. A formação na área cultural é coroada com a disciplina Evolução dos Conceitos em Multimídia.
Linhas de pesquisa oficiais e projetos em andamento
1. Design de Interação para Mídia Interativa
a. Projeto: Treinamento digital de deficientes auditivos
b. Projeto: Estudo e desenvolvimento de interfaces para serviços em TV digital

2. Design de Interação para Supervisão de Sistemas Remotos
a. Projeto: Sistemas Supervisórios Remotos em Domótica
b. Projeto: Sistema de Acompanhamento do Consumo Energético
c. Projeto: Web Lab em Tomografia Óptica

Plano de estudos

1ª SÉRIE

Matemática I
Geometria Analítica
Fundamentos de Sistemas de Informação
Fundamentos de Algoritmos
Oficina de Criatividade
Empreendedorismo e Plano de Negócios

Total da carga horária da série:

2ª SÉRIE

Matemática II
Álgebra Linear
Programação Estruturada
Estrutura de Dados
Fundamentos da Multimídia
Metodologia Científica e Tecnológica

Total da carga horária da série:

3ª SÉRIE

Matemática III
Probabilidade e Estatística
Matemática Discreta
Programação Orientada a Objetos
Circuitos Lógicos
Psicologia

Total da carga horária da série:

4ª SÉRIE

Matemática IV
Física para Ciência da Computação
Estrutura e Interpretação de Programas de Computador
Programação com Eventos e Interfaces Gráficas
Banco de Dados
Gestão de Projetos

Total da carga horária da série:

5ª SÉRIE

Linguagens Formais, Autômatos e Computabilidade
Arquitetura de Computadores
Arquiteturas Multicamadas
Engenharia de Software
Métodos Numéricos
[ Disciplinas Eletivas ]



6ª SÉRIE

Programação para a Web
Redes de Computadores
Processamento de Informação Multimídia I
Inteligência Artificial2
Interação Humano Computador
[ Disciplinas Eletivas ]



7ª SÉRIE

Sistemas Operacionais
Sistemas Distribuídos
Processamento de Informação Multimídia II
Computação Gráfica
Compiladores
Trabalho de Conclusão de Curso I



8ª SÉRIE

Programação Paralela
Redes Multimídia
Design de Interatividade
Evolução dos Conceitos em Multimídia
[ Disciplinas Eletivas ]
Trabalho de Conclusão de Curso II




Oferta Educativa semelhante