Graduação em Ciência da Computação (Santana de Parnaíba, São Paulo)

Universidade Paulista

Localização:Santana de Parnaíba - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos do Curso

Com o intuito de estimular e contribuir para a preparação de mão-de-obra especializada e indispensável à política de desenvolvimento nacional, o bacharel em Ciência da Computação tem sua formação focada, principalmente, para o projeto e desenvolvimento de produtos de software (que se transformarão em ferramentas auxiliares, e de apoio, ao desenvolvimento de sistemas de informação) e na criação/manutenção do ambiente tecnológico da organização (banco de dados, sistemas operacionais, redes de computadores, etc.).

O campo da Ciência da Computação não se restringe aos computadores. Inclui também o desenvolvimento de trabalhos práticos no setor. Por isso, cabe ao bacharel em Ciência da Computação dedicar-se aos aspectos científicos, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, no processamento de dados científicos e técnicos, bem como na criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de hardware.

Para atingir o objetivo, o curso é dividido em três partes:

Ciclo Básico;
Ciclo Programação;
Ciclo Suporte Técnico.

No Ciclo Básico, comum aos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, são lecionadas as disciplinas que dão base ao aluno, capacitando-o a acompanhar as disciplinas dos outros ciclos. É finalidade do Ciclo Básico, também, fazer a transição entre o curso secundário e a parte profissionalizante de um curso universitário propriamente dito.

No Ciclo Programação constam as disciplinas que abrangem desde os aspectos básicos de programação de computadores até o enfoque sistêmico de problemas e suas soluções.

No Ciclo Suporte Técnico, procura-se fazer com que o aluno adquira os conhecimentos necessários sobre os ambientes de hardware e software, de forma a poder propor soluções.

As características necessárias para atuar na área são: raciocínio lógico, exatidão, concentração, organização e iniciativa.

Para atender às solicitações de profissionais dessa área, o currículo pleno do curso inclui disciplinas que abrangem os aspectos mais avançados da computação, possibilitando ao egresso cumprir o seu papel com dinamismo, objetividade e eficiência.
Atividades Principais

Desenvolver programas para uso específico (softwares);
Detectar erros e problemas em sistemas operacionais e de bancos de dados;
Estudar os fundamentos e técnicas da informática, criando novos sistemas operacionais e produtos de software.

Mercado de Trabalho

As perspectivas atuais são ótimas para os cientistas da computação, principalmente nas empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, fabricantes de software e hardware e consultorias. Como consequência do contínuo aumento na venda de computadores e equipamentos de informática, verifica-se um aumento crescente na demanda por especialistas para esta área.

A atuação do cientista computacional é requisitada em laboratórios de pesquisas e desenvolvimento industrial, em empresas que desenvolvem interfaces, simulações, aplicativos, softwares e afins, em empresas que realizam manutenção, alterações, suporte, perícias e auditorias e também na área acadêmica, como professor ou pesquisador, entre outras.

A tendência mundial na área de computação é a terceirização e, atualmente, estão em alta todas as áreas do setor relacionadas com as telecomunicações, banco de dados, multimídia e computação gráfica.
Práticas

Laboratório de Informática (Windows, XHTML/CSS, C#, Linux, Java, Eclipse e outros)
Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros
Estágio Supervisionado
Monitoria
Iniciação Científica
Visitas Técnicas
Semana de Palestras e Atividades Específica

Plano de estudos

Matriz Curricular

Administração
Álgebra Linear
Análise Matemática
Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos
Arquitetura de Computadores
Aspectos Teóricos da Computação
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Banco de Dados
Cálculo Numérico
Ciência da Computação Integrada
Ciência da Computação Interdisciplinar
Ciências Sociais
Circuitos Digitais
Compiladores e Computabilidade
Computação Gráfica
Comunicação e Expressão
Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos
Desenvolvimento em Ambiente Web
Eletricidade e Óptica
Engenharia de Software
Estágio Supervisionado
Estatística e Probabilidade
Estruturas de Dados
Estudos Disciplinares
Ética e Legislação Profissional
Geometria Analítica
Homem e Sociedade
Inteligência Artificial
Interpretação e Produção de Textos
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Linguagem de Programação de Banco de Dados
Linguagem de Programação Estruturada
Linguagem de Programação Orientada a Objetos
Linguagens Formais e Autômatos
Lógica de Programação e Algoritmos
Lógica Matemática
Matemática Discreta
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Orientação de Estágio
Paradigmas de Linguagens
Processamento de Imagem
Projeto Lógico de Computadores
Qualidade de Software
Redes de Computadores
Sistemas de Informação Inteligentes
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Abertos
Telecomunicações
Teoria de Grafos
Tópicos de Ambiente Web
Tópicos de Atuação Profissional
Tópicos de Matemática Aplicada
Trabalho de Curso - I
Trabalho de Curso - II

Oferta Educativa semelhante