Graduação em Ciências Contábeis (Juazeiro do Norte, Ceará)

Faculdade Leão Sampaio

Localização:Juazeiro do Norte - Ceará

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Missão do Curso

A missão do Curso é prover a sociedade de profissionais capazes de planejar, coordenar e controlar as contas e os lançamentos de empresas, formando um quadro geral do patrimônio, dos fluxos de transações, da produção e renda, registrando os atos e fatos administrativos que demonstram a sua situação, por meio de balanços.


Objetivos do Curso

O curso de Ciências Contábeis foi criado para atender as necessidades do mercado carente de especialistas na área. A proposta do Curso é oferecer ao mercado profissionais capacitados para o domínio da linguagem dos negócios, considerando serem eles os responsáveis pela geração, aprimoramento e seleção de informações fundamentais ao processo decisório das organizações.


Perfil do Egresso

Elaborar e analisar escritura contábil de empresas em geral; Habilidades e competência de se manter atualizado interpretando corretamente as normas, leis e legislações; Conhecimentos básicos e específicos contábeis para o exercício da profissão; Ter competência interpessoal para interagir com todos os setores da empresa;


Mercado de Trabalho

Escritórios de Contabilidade, Escritórios de Auditoria e Consultoria Contábil, Empresas Comerciais e Industriais em geral, Repartições Federais, Estaduais e Municipais. Setor de Contabilidade e Custos, Organização e Métodos, Tributação, Controle Orçamentário ou Consultoria Contábil. Ou ainda aqueles específicos à demanda regional

Plano de estudos

CRIATIVIDADE E MOTIVAÇÃO 80 4

ementaCRIATIVIDADE E MOTIVAÇÃO
- CRIATIVIDADE (CONCEITOS) - CRIATIVIDADE NA UNIVERSIDADE - CRIATIVIDADE NAS EMPRESAS - MOTIVAÇÃO ( CONCEITOS E TEORIAS ) - CONCEITOS AFINS À MOTIVAÇÃO - TÉCNICAS PARA MOTIVAÇÃO APRESENTAÇÃO Este curso se apresenta como um introdução à Criatividade e Motivação. Abordaremos de início a importância da criatividade para a sobrevivência das empresas no mercado, seguindo-se do fator biológico e cultural no processo criativo. Posteriormente, será explanado as aplicações práticas da criatividade no ambiente empresarial,paralelamente será abordadas técnicas de como promover e facilitar a criatividade.Ao concluir o tema criatividade passaremos a enfocar o fator motivação onde abordaremos tanto os aspectos práticos como teóricos.
00127 MATEMÁTICA BÁSICA 80 4

ementaMATEMÁTICA BÁSICA
Funções. Limites e Continuidade Taxa média de variação. Derivadas. Máximos e Mínimos de função de uma variável. Integral Indefinida e Integral Definida.
00157 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 80 4

ementaPORTUGUÊS INSTRUMENTAL
APRESENTAÇÃO Consta neste Plano de Curso uma seleção de itens instrumentais, direcionado à boa comunicação do profissional em Ciências Contábeis.Através de tópicos referentes à Comunicação,Gramática e Redação, bem como a Correspondência e Redação Técnica, o aluno poderá adquirir um embasamento teórico- prático para a comunicação oral e escrita com o uso adequado e correto da língua padrão.
80362 FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL 80 4

ementaFILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL
A Gênese do Pensamento Filosófico, Mito e Filosofia. A História da Filosofia. Filosofia e Ciência. Fundamentos filosóficos.As grandes doutrinas filosóficas. A lógica.A ética e a Filosofia. Problemas morais e problemas éticos.A moral, a ética e o comportamento humano.A objetividade dos valores. Doutrinas éticas fundamentais. Fundamentos filosóficos da ética. Ética profissional. Ética nas organizações contemporâneas. Responsabilidade social e das organizações.A Concepção da Profissão do Administrador. Ética Profissional do Administrador. A liberdade e a independência.A necessidade do estudo da Ética. A confiança do cliente e a função pública do Administrador. O Conselho Federal de Administração.
81135 CONTABILIDADE BÁSICA 80 4

ementaCONTABILIDADE BÁSICA
Noções Básicas, Estudo do Patrimônio, procedimentos Contábeis Básicos.

2° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00071 ESTATÍSTICA 80 4

ementaESTATÍSTICA
A natureza da estatística. Coleta, apuração e apresentação tabular e gráfica dos dados. Medidas de tendência central. Noções básicas sobre cálculo das probabilidades. Distribuição, amostragem, correlação e regressão. Números índices. Testes de hipóteses e séries temporais. Histogramas.
00131 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 80 4

ementaMETODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
Conceitos básicos - Ciência e Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Técnicas e Tipos de Pesquisa. Aspectos da Redação Científica. Normas para elaboração de um Trabalho Científico. Elaboração de um projeto de pesquisa. Apresentação de um Relatório de pesquisa.
00224 CONTABILIDADE GERAL 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
81135 - CONTABILIDADE BÁSICA


ementaCONTABILIDADE GERAL
Contabilidade. Conceito e classificação. Usuários da contabilidade, profissional contábil. O Patrimônio. Método da Gestão Administrativa. Balanço. Demonstração do Resultado. Partidas Dobradas. Visão geral de operações com mercadorias, operações financeiras e escrituração contábil.
80366 INTRODUÇÃO AO DIREITO 80 4

ementaINTRODUÇÃO AO DIREITO
Introdução ao estudo do Direito: das noções preliminares, das fontes do direito. Os fundamentos de Direito Público e Privado.Instituições de direito público:da teoria do estado, do estado brasileiro.Instituições do direito privado: sujeitos de direito. Relações das ciências administrativas com o direito público e privado. A nova realidade da economia global e a aplicação do Direito nas relaçõesentre o Setor Público e o Setor Privado. As mudanças nas relações empresariais, nas relações de trabalho e no sistema tributário.
80367 SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES 80 4

ementaSOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
A Sociologia como ciência da sociedade e sua relação com a empresa. Paradigmas de produção:trabalho empresa, sociedade e estado. O indivíduo e a organização.Organização formal e informal. As relações sociais e seus reflexos nas organizações. As disfunções organizacionais. Caminhos da relação homem-trabalho na modernidade. A sociedade do conhecimento e da informação. Processo de Organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Mudança organizacional. Cultura das organizações.

3° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00028 ELETIVA I - CONTABILIDADE COMERCIAL 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaELETIVA I - CONTABILIDADE COMERCIAL
Campo de aplicação da Contabilidade Comercial. Plano de contas. Constituicão de empresas. Operações típicas das empresas comerciais. Correção Monetária. Implicações fiscais na contabilização. Balanço e Demonstrações Financeiras.
00048 ECONOMIA 80 4

ementaECONOMIA
Introdução ao Estudo da Ciência Econômica e Problemática Econômica. Problemas Centrais das Sociedades e Decisões na Economia. A Demanda e a Oferta. Contas Nacionais.Setor Público na Economia.Relações Econômicas Externas. Sistema Monetário-financeiro da Economia. APRESENTAÇÃO O presente plano de aula, objetiva apresentar aos alunos dos curso de graduação os principais conceitos e teorias que norteiam a ciência econômica, de modo que o mesmo possa compreender a problemáticaeconômica e visualizar os efeitos internos e externos dos fatos econômicos sobre a realidade da empresa, também se objetiva desenvolver a capacidade de discussão sobre os problemas brasileiros e do Nordeste.
00112 INFORMÁTICA 80 4

ementaINFORMÁTICA
Informática e Processamento de Dados. O Hardware de Computadores. O Software de Computadores. Sistema Operacional Windows/Linux. Internet: conceitos, acesso e navegação. Sistemas de Buscas. Correio Eletrônico. OpenOffice/Office: criação e formatação de documentos, apresentações de slides, tabelas, fórmulas e funções. Conectividade e disseminação da informação. Normas de documentação da ABNT.
81275 PSICOLOGIA DO TRABALHO 80 4
81451 MATEMATICA FINANCEIRA 80 4

ementaMATEMATICA FINANCEIRA
Juros, Descontos,Fluxo de caixa, Rendas,Empréstimos, Depreciação, Inflação,Coeficientes financeiros,Engenharia econômica e Analise de investimento.

4° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00034 CONTABILIDADE PÚBLICA 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaCONTABILIDADE PÚBLICA
Contabilidade Pública conceito e campo de aplicação.Patrimônio Público.Exercício Financeiro.Regimes contábeis. Plano de contas. Orçamento público. Princípios orçamentários. Receita pública. Despesa pública.Licitações.Desempenho da despesa.Adiantamento.Regimes contábeis. As variações patrimoniais. A contabilidade analítica. Prática da escrituração analítica sintética. Sistema orçamentário: financeiro, patrimonial e de compensação. Funcionamento dos sistemas. Encerramento e apuração dos resultados. Ajustes, elaboração dos balanços e prestação de contas. Serviço público. Administração pública. Contabilidade pública. Regimes contábeis.Orçamento público.Receita pública.Despesa pública.Restos a pagar.Divida pública.Regime de adiantamento.Patrimônio público.Créditos adicionais.Assuntosespecíficos. Levantamento de balanços.
00045 DIREITO COMERCIAL E SOCIETÁRIO 80 4

ementaDIREITO COMERCIAL E SOCIETÁRIO
Conceito, divisão, evolução histórica, o direito comercial no Brasil, a matéria do comércio, fontes do direito comercial, o concorrente, sociedade por quotas de responsabilidade limitada, sociedade anônima, cambiais, cheque, duplicata mercantil, impontualidade, atos reveladores de insolvência, sujeito ativo e passivo.
00121 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 80 4

ementaLEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
História do direito do trabalho. História do direito do trabalho no Brasil. surgimento da LegislaçãoTrabalhista. Natureza Jurídica do Direito do Trabalho e Previdenciário. Hierarquia das normas jurídicas trabalhistas e previdenciárias.Eficácia da lei trabalhista no tempo e no espaço.Introduçãoao direito do trabalho e do direito previdenciário. Relações individuais e coletivas de trabalho. Benefícios sociais.
00170 SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL 80 4

ementaSISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Conceitos básicos, O desafio de sistemas de informações, O papel estratégico de sistemas de informações, Sistemas de informações e o suporte à tomada de decisão, Gerenciamento dos recursos de informação, Sistemas em rede e as implicações organizacionais, O processo de desenvolvimento de sistemas de informação, Avaliação de sistemas de informação. O gerenciamento na era da informação, Opapel estratégico da informação nas organizações e no gerenciamento, Administração estratégica da informação, Desenvolvimento de uma estratégia de uso da tecnologia da informação (TI)na organização,Globalização e estratégias competitivas, Planejamento estratégico de TI, Medição de ganhos de produtividade com TI.
81050 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 80 4

ementaFUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentação teórico-prática da gestão. Estudo do processo administrativo. Planejamento e suas bases conceituais. A organização: estrutura, variáveis, recursos, mudança, stress e inovação. Liderança: comportamento individual e em grupo, motivação, liderança e confiança, comunicação e habilidades interpessoais. O Controle e suas bases conceituais. Administração de operações e cadeia de valores.

5° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00016 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Estrutura contábil dos Elementos Patrimoniais. Sistema de Informações Contábeis. Princípios de Contabilidade. Demonstrações Contábeis.Balanço Patrimonial-Ativo e Passivo.Demonstração do resultadodo Exercício, de Lucros ou Prejuízos Acumulados, das Mutações do Patrimônio Líquido., das origens e Aplicações de Recursos. Conselho Fiscal. Auditoria Independente e Conselho de Administração. Demonstração do Fluxo de Caixa. Balanço Social e Demonstração do Valor Adicionado. Análise das Demonstrações Contábeis. Projeção das Demonstrações Contábeis Financeiras.
00051 ELETIVA I 80 4

ementaELETIVA I
"Processo de Planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoques de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativo, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes." APRESENTAÇÃO O advento da globalização coadjuvado pelo desenvolvimento da tecnologia da Informação acirrou a competição entre as empresas e profissionais. O aumento da demanda dos clientes por níveis de serviçoscada vez mais elevados leva as organizações a efetuarem suas operações com maior eficiência e eficácia. A logística, que até recentemente era tratada como centro de custos, passa a ser gerida como resultado nas empresas líderes e nas de classe mundial, deixando a pecha de "vilão" e passando a "mocinho". Essa mudança de cenário obviamente foi orquestrada e operada. Por profissionais, dentre os quais o de logística, que passou a ser requisitado a opinar sobre as decisões estratégicas da empresa e até mesmo participar de sua formulação. Além desta participação no nível estratégico, ele teve suas responsabilidades aumentadas também no nível operacional, na medida em que passou a "enxergar" toda a extensão das cadeias de distribuição de suas áreas de negócio. No contraponto destas mudanças está a competência do profissional de logística, que passa pela sua formação e pela sua experiência. No Brasil, a grande maioria destes profissionais não tem a formação acadêmica adequada parasuportar este novo espectro de responsabilidades.Some-se a isto que a consciência da maioria dos nossos empresários ainda está muito aquém no que diz respeito a entender, valorizar, apoiar o crescimento, capacitar e remunerar adequadamente estes profissionais assim a capacitação do profissional de logística é proporcionada em número bastante reduzido pelas empresas lideres. Ou pelos próprios profissionais na busca constante do aprimoramento. No primeiro caso trata-se de um grupo seleto de empresas que vêm no profissional de logística o seu valor adequado e, portanto, investem em sua formação. No segundo caso, os profissionais procuram por mais conhecimentos, têm grandes dificuldades em aplicá-los em suas empresas e quase sempre buscam novas opções de trabalho, por não serem reconhecidos. É comum ouvirmos a argumentação do empresário míope que afirma não investir na capacitação de seus empregados, com receio de perdê-los para a concorrência, numa desculpa velada para não valorizá-los. Da mesma forma que as empresas desenvolvem técnicas de retenção de clientes, é fundamental que adotem técnicas para a retenção de talentos humanos, dentre as quais o apoio irrestrito a capacitação merece destaque. Usar de argumentos frágeis para não investir na capacitação de talentos é o mesmo que enxergar a Logística como atividade meramente responsável pelas atividades operacionais de transportes e armazenagem.
00122 ELETIVA I - LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E COMERCIAL 80 4

ementaELETIVA I - LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E COMERCIAL
"Histórico - Tributos. Os direitos do Estado. Tributar. Competência. Noções Constitucionais. "Sistema Tributário na Constituição Federal. Tributos: conceitos e classificação. "Conceito e diferenciação entre: imunidade, incidência, não incidência e isenção. "A atividade financeira do Estado. Classificação das Receitas Públicas. "Fontes do direito tributário. Fontes principais e complementares. "Legislação tributária. Noções Básicas, interpretação e vigência. "Obrigação tributária. Conceitos, elementos, Sujeito ativo. "Sujeito passivo da obrigação tributária. "Fato gerador: conceito, espécies e natureza jurídica. "Lançamento do Crédito tributário. "Suspensão do crédito tributário. "Extinção e exclusão do crédito tributário. "Repetição do indébito. Garantias e privilégios do crédito tributário. "Administração tributária. "Sistema tributário Nacional. Privilégios da União. Competência residual. "Impostos da União. Conceitos e aplicação. "Impostos Estaduais e Municipais. Conceitos e aplicação. "Taxas. Contribuição de melhoria. Contribuições sociais, econômicas e corporativas, parafiscais. "19.Disposições penais decorrentes da legislação tributária.
00149 NORMAS PRÁTICAS E ÉTICA DE PROFISSÃO 80 4

ementaNORMAS PRÁTICAS E ÉTICA DE PROFISSÃO
Demonstrações Financeiras. Disponibilidades. Contas a Receber. Investimentos Temporários. Estiques. Despesas Antecipadas.Investimentos Permanentes.Ativo Imobilizado.Tratado de Ética.Conceitos TeóricosFundamentais em Ética Científica. Consciência Ética. Dever Ético. Conceitos Teóricos Fundamentais em Ética Geral e Profissional em Contabilidade.
80049 GESTÃO FINANCEIRA 80 4

ementaGESTÃO FINANCEIRA
O ambiente da Administração Financeira. A função financeira.Administração financeira de curto prazo:caixa, valores, estoques, ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico. Análise das demonstrações financeiras. Conceitos financeiros básicos. Custo de capital. Alavancagem e estrutura de Capital. A logística das operações financeiras. O controle financeiro. Controladoria: funções e atribuições. Plano estratégico financeiro.

6° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00020 AUDITORIA FISCAL E CONTÁBIL 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaAUDITORIA FISCAL E CONTÁBIL
Auditoria e perícias de fiscalização estatal: referentes ao imposto de renda, de empresas concessionárias de serviços públicos, das concentrações de empresas, de crime contra a economia popular, das SA de capital aberto. Auditorias e Perícias no Setor Público: Orçamentária, financeira,patrimonial, administrativa. Relatórios de auditoria: princípios básicos, elaboração.
00030 CONTABILIDADE DE GANHOS 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaCONTABILIDADE DE GANHOS
Contabilidade de Ganhos: uma Nova Visão de Contabilidade. O mundo dos Ganhos e o Mundo dos Custos. Atrilogia da Contabilidade de Ganhos. Inventário, despesa operacional e ganho. A Meta. A Teoria das Restrições.
00035 CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaCONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Aspectos do Patrimônio:Jurídico (direitos e obrigações),Econômico (Ativo: Circulante, Realizável em Longo Prazo,Permanente,Passivo:Circulante,exigível em Longo Prazo, Resultados de Exercícios Futuros,Patrimônio Líquido). Livros e Documentos Contábeis e Fiscais. Escrituração: Método das partidas, Fórmulas das partidas, elementos essenciais de um lançamento. Teoria das Contas: Personalista (Proprietários, agentes Consignatários, Correspondentes), materialista (integrais, diferenciais). Operações mais comuns de uma empresa: compra e venda de mercadorias, pagamento e recebimento de duplicatas em carteira e através de bancos,pagamentos de despesas,recebimento de receitas.Balancete de verificação: estrutura e finalidade.
00036 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaCONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Conceituação e campo de aplicação.Tributação das microempresas e empresas de pequeno porte: Simples e Lucro Presumido. Impostos incidentes sobre vendas e serviços. Lucro real: aspectos fiscais e societários da escrituração, aquisição e conservação de bens, despesas com propaganda.
00052 ELETIVA II 80 4

7° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00037 CONTROLADORIA 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaCONTROLADORIA
Contabilidade e Gestão Empresarial, O Sentido do Planejamento e Controle, A Estrutura da Contabilidade de Custos, Planejamento de Longo Prazo, Planejamento de Investimentos de Capital, Planejamento Orçamentário, Análise Custo x Volume x Lucro, Custeio Variável, Preço, Decisões Táticas de Curto Prazo, A Organização do Controle, Custo-Padrão e Análise das Variações, Controle de Custos Administrativos, Aspectos Comportamentais da Avaliação de Desempenho. 2. APRESENTAÇÃO O programa que a Faculdade Leão Sampaio entendeu adotar para a disciplina Controladoria, veio em boahora atender, entre outras, a uma carência emergencial das organizações empresariais regionais, que sem o adequado dominio das ferramentas especiais do planejamento e do controle expõem-se ás conseqüências que naturalmente decorrem das tomadas de decisões desprovidas do indispensável embasamento científico. A partir da difusão dos conhecimentos de Controladoria na região, percebe-seque emerge dentro da classe empresarial, a expectativa da quebra do velho paradigma que, ignorando aimportância da função de planejamento, circunscrevia a atividade contábil, de controle, ao mero registro de informações pretéritas, destinadas a atender à elementar tarefa de satisfazer às das exigências do fisco. Com isso espera-se, também, que o profissional Controller, antes envolvido no torvelhinho do monumental aparato burocrático imposto pelo Estado ás empresas, liberte-se para atuarcomo importante coadjuvante nas tomadas de decisões, prestando assessoria de alto nível aos executivos e empresários, e estes compreendendo e interpretando com segurança as informações recebidas obtenham um nível de eficiência e eficácia nas suas gestões.
00053 ELETIVA III 80 4
00153 PERÍCIA CONTÁBIL 80 4

pré-reqCódigo Disciplina
00224 - CONTABILIDADE GERAL


ementaPERÍCIA CONTÁBIL
Conceitos, Classificação e Ambiente, Fundamentos, Ciclo Operacional da Perícia, Normas, Planejamento, Honorários, Laudo e Parecer, Fraudes em Contabilidade. Elaboração de diversos laudos periciais.
00325 GESTÃO DA QUALIDADE 80 4

ementaGESTÃO DA QUALIDADE
A disciplina tem por objetivo apresentar a base conceitual sobre as principais teorias de evolução dos conceitos de qualidade, o papel revolucionador do cliente no processo de mudanças das empresas. A importância da qualidade na elaboração do projeto de novos produtos e processos. O pensamento Sistêmico X Liderança. Gerenciamento da Qualidade Total. Ferramentas estatísticas como os Seis Sigmae a busca pelo Zero Defeito. ISSO 9000: 2000 e ISSO 14000. APRESENTAÇÃO A presente disciplina busca desenvolver os principais conceitos sobre o vasto universo da qualidade desde a concepção de novos produtos e processo que sejam capazes de atender os anseios dos clientes internos e externos, bem como, seu impacto ao desenvolvimento sustentável e responsável dos negóciosno mercado econômico.
81046 GESTÃO DE CUSTOS INDUSTRIAIS 80 4

ementaGESTÃO DE CUSTOS INDUSTRIAIS
Caracterização da Empresa Industrial. O Patrimônio da Empresa Industrial e sua Gestão. O Custo Industrial.Registro de Operações típicas da empresa Industrial.Organização das empresas industriais.Plano de Contas.Escrituração.Custos Diretos e Indiretos.Produtos Acabados e Semi-acabados.Balancete,Ajustes de encerramento e Apuração de Resultados. Plano de Contabilidade. Plano de Contas Aplicado àAtividade Industrial.Planejamento e Apuração do Custo.Controle e Apropriação dos Custos Industriais:o Material a Mão-de-obra direta (MOD), os Gastos Gerais de Fabricação dos Controles por Setores de Fabricação. Custos da Administração e das vendas, as Despesas Operacionais, Critérios de Rateios aosProdutos. Formas de Custo, Custo Direto, Custo Padrão. Movimento Financeiro e Coordenação Contábil. Balanços e seus Demonstrativos.

8° Semestre
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00015 ANÁLISE DE SISTEMAS CONTÁBEIS 80 4

ementaANÁLISE DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Levantamento das necessidades, estudo e planejamento de um sistema contábil com a aplicação do processamento eletrônico de dados.
00054 ELETIVA IV 80 4
00059 ESTÁGIO FINAL 160 8
00187 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 80 4

ementaTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Definição do tema a ser desenvolvido como Trabalho de Curso e elaboração da proposta do projeto de pesquisa. Elaboração e execução de um projeto em bibliotecas e/ou serviços de informação, e/ou aprofundamento de um tema por meio do trabalho de investigação definido na proposta do projeto de pesquisa. Os Trabalhos de Curso tem regulamento próprio definido pelo colegiado do curso.
80373 GESTÃO DE TALENTOS E PESSOAS 80 4

ementaGESTÃO DE TALENTOS E PESSOAS
A função de Gestão de RH e o cenário atual. Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Desenho dos cargos,definição das competências, recrutamento de pessoas, critérios e procedimentos deseleção.Avaliação e Gestão do desempenho.Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneraçãoe benefícios. Programas de incentivos e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança.

Eletivas
Cód. Nome: C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
00056 EMPREENDEDORISMO 80 4
00369 CONTABILIDADE BANCARIA 80 4
80368 GESTÃO MERCADOLÓGICA 80 4
80369 CONTABILIDADE GERENCIAL 80 4
80370 GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMÔNIO 80 4
80374 SIMULAÇÃO - LABORATÓRIO DE MARKETING 80 4
80382 ORÇAMENTO EMPRESARIAL 80 4
81551 PRÁTICA CONTÁBIL II 80 4
81552 DIAGNÓSTICO ECONÔMICO E FINANCEIRO 80 4
81554 PRÁTICA CONTÁBIL I 80 4
81557 CONT. E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO 80 4
81559 ESTÁGIO II - GERENCIANDO EM DIREÇÃO A META 80 4
81577 ELETIVA I - GESTÃO DE MUDANÇAS

Oferta Educativa semelhante