Graduação em Ciências Econômicas (Piracicaba, São Paulo)

Universidade Metodista de Piracicaba

Localização:Piracicaba - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Profissão
As empresas e o mercado financeiro dependem cada vez mais de profissionais preparados para lidar com a moderna economia, ágil, instável e sem fronteiras.
Ao mesmo tempo, o processo brasileiro de privatizações e a aceleração da competitividade nos negócios têm multiplicado as oportunidades de trabalho para o economista.
Curso
Proporcionando uma sólida formação teórica, histórica e quantitativa, o curso de Ciências Econômicas da UNIMEP materializa um processo no qual ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, buscando interação da Universidade com empresas, órgãos públicos e movimentos sociais. Prioriza a formação de um profissional capaz de contribuir para a construção das bases do desenvolvimento sustentável e atuar no âmbito das empresas como profissionais liberais, realizando trabalhos de consultoria, assessoria e avaliações de conjuntura.

Laboratórios
Banco de Dados Socioeconômicos da Região de Piracicaba e Informática.
Estágios
Em empresas e prefeituras da região, com remuneração sob a forma de bolsa de estudos. Ao final do curso, uma monografia, orientada por professor, é defendida diante de uma banca examinadora.
Pesquisa e Extensão
Nas áreas de Conjuntura Econômica geral e regional, Economia regional e meio ambiente, Finanças e Políticas Públicas Municipais, Desenvolvimento regional e cidade, Economia Agrícola, Abastecimento e Questão Agrária.

Objetivos
O Curso de Ciências Econômicas oferecido pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) tem como seus objetivos:
- Oferecer formação de nível superior a egressos do ensino médio, transformando-os em iniciados em Ciência Econômica, de modo a ampliar seus horizontes intelectuais (constituindo uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento de questões econômicas no seu contexto histórico-cultural) e de modo a propiciar-lhes as competências e habilidades profissionais abaixo descritas, respeitado o perfil profissional que preside o projeto pedagógico do curso;
- Contribuir para a construção das bases do desenvolvimento sustentável na região, sob um ambiente político democrático, através da materialização de um processo de ensino em que ensino, pesquisa e extensão apareçam indissociáveis, complementado pela interação universidade-empresa, universidade-órgãos públicos e universiade-movimentos sociais;
- Desenvolver, de modo interdisciplinar e com abertura de espaços para a prática da iniciação científica dos alunos, pesquisas que estejam em acordo com a Política de Pesquisa da Universidade e do Curso, gerida e permanentemente atualizada pelo Conselho do Curso;
- Fomentar a prática da extensão, como mecanismo de contato teoria-prática, respeitada a Política de Extensão da Universidade;
- Propiciar espaços de debate de temas econômicos relevantes colocados pela conjuntura e pela dinâmica de desenvolvimento da região.
Perfil Profissional
O perfil profissional do bacharel formado no Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba delineia-se a partir das seguintes características do futuro profissional:
- Sólida formação teórica (que inclusive permita a identificação dos paradigmas científicos das principais correntes do pensamento econômico), histórica (que contribua para a compreensão dos mecanismos de mudança/transformação da realidade socioeconômica no tempo e no espaço) e instrumental (com especial ênfase no domínio das metodologias quantitativas, econométricas e daquelas próprias da dimensão gerencial e contábil-financeira das empresas e órgãos públicos);
- Compromisso com o conhecimento da realidade brasileira;
- Respeito ao pluralismo teórico-metodológico típico da Ciência Econômicas;
- Clareza da existência de inter-relações ligando os fenômenos econômicos ao todo social em que se inserem;
- Senso ético, responsabilidade social e compromisso com a construção da cidadania e da democracia.
Em função da realidade regional em que o Curso está inserido e como decorrência da vocação e do interesse dos docentes, bem como do perfil dos ingressantes, o profissional formado deverá também ser dotado de apetência para a análise, reflexão e busca de soluções para os problemas de desenvolvimento da região, tendo como referência o desenvolvimento sustentável e os preceitos da cidadania.



Plano de estudos

Grade Curricular



1º SEMESTRE

Introdução à Economia

Economia Clássica

Metodologia Econômica

Leitura e Produção de Texto

Filosofia - Ética

Evolução do Capitalismo

Matemática



2º SEMESTRE

Economia Política I

Formação Econômica do Brasil

Contabilidade Geral

Sociologia

Fundamentos da Gestão

Economia Matemática

Estatística



3º SEMESTRE

Economia Política II

Economia Neoclássica

Introdução à Estatística Econômica

Matemática Financeira

Tendências Contemporâneas

Ciência Política

Contabilidade Social

Análise das Demonstrações Financeiras



4ºSEMESTRE

Teoria Microeconômica I

Desenvolvimento Socioeconômico

Economia Monetária

Estatística Econômica e Introdução à Econometria

Gestão Financeira

Teoria Macroeconômica I



5º SEMESTRE

Teoria Microeconômica II

Desenvolvimento Econômico Latino Americano

Mercado Financeiro e de Investimentos

Economia do Setor Público

Econometria

Teoria Macroeconômica II



6º SEMESTRE

Economia Industrial

Desenvolvimento Econômico Brasileiro

Economia do Meio Ambiente

Teoria Macroeconômica III

Economia Internacional



7º SEMESTRE

Política e Planejamento Econômico

Economia Brasileira Contemporânea

História do Pensamento Econômico

Tópicos Especiais em Economia I

Técnicas de Pesquisa em Economia

Monografia I



8º SEMESTRE

Economia e Ética

Elaboração e Análise de Projetos

Tópicos Especiais em Economia II

Teologia e Cultura

Monografia II

Direito Econômico



Atividades Complementares

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - opcional

Oferta Educativa semelhante