Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Barra Mansa, Rio de Janeiro)

Centro Universitário de Barra Mansa

Localização:Barra Mansa - Rio de Janeiro

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Sobre o Curso O curso de Comunicação Social do UBM, um dos mais tradicionais do interior do Estado, forma profissionais nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda (PP) e Relações Públicas (RP), capacitados para as mais variadas práticas profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. No Campo das Comunicações (Jornalistas, Publicitários e Relações Públicas) para os exercícios ético e técnico adequados às práticas profissionais exigidas pelos dias atuais, e capazes de analisar, produzir e atuar sobre os mais variados fenômenos da sociedade. Estrutura do Curso Em função das habilitações, a grade curricular subdivide-se em três grandes eixos temáticos, aos quais se filiam todas as disciplinas: * Formação humanística geral; * Estudos da expressão, da linguagem e dos fundamentos teóricos da comunicação; * Realidade profissional, atividades práticas e formação técnico profissional. Entre os laboratórios e estruturas de apoio, o UBM dispõe de Agência Experimental (Agexp), que atua nas habilitações Jornalismo, PP e RP; Jornal-laboratório, Laboratório de redação, Laboratório Multimeios (estúdio de rádio e de televisão), Laboratório Fotográfico, Laboratório Audiovisual (vídeos, datashow, projetores). Na Agexp – Agência Experimental de Comunicação Social – as três habilitações colocam em prática o referencial teórico aprendido em sala de aula de forma integrada, onde pesquisas de RP auxiliam na formação de matérias jornalísticas, bem como na elaboração de campanhas publicitárias. Perfil do Estudante O estudante de comunicação seja qual for sua habilitação, precisa todo o tempo lidar com a informação, mantendo-se a par dos principais acontecimentos, sejam eles políticos, econômicos ou sociais. Outra característica marcante é atuar estrategicamente, à medida que a as atividades relacionadas à Comunicação Social envolvem questões mercadológicas. Cultura geral e criatividade são pré-requisitos importantes para se obter sucesso na profissão. Mercado de Trabalho Jornalismo - Veículos de comunicação, assessorias de Comunicação, organizações públicas e privadas, mídia alternativa, assessoria de Imprensa, consultorias, webjornalismo, etc... Publicidade e Propaganda – Agências de Publicidade, veículos de comunicação, assessorias de Comunicação e Imprensa, mídia alternativa, organizações públicas e privadas e etc... Relações Públicas – O profissional atua em empresas, instituições e entidades públicas e privadas, além de prestar serviços autônomos de consultoria a empresas e entidades do terceiro setor. Dica do Profissional O profissional de Comunicação Social deve manter-se atualizado independente da habilitação escolhida; possuir senso crítico e ético; ser observador, flexível, criativo, persuasivo e objetivo; ter boa memória e fluência verbal; domínio da Língua Portuguesa e de mais um idioma (hoje é exigência nas grandes empresas); e principalmente ter comprometimento com a profissão. É preciso fazer a diferença e não ser apenas mais um no mercado de trabalho.

Plano de estudos

1º Período 01 Teorias da Comunicação 02 Fotografia Publicitária 03 Introdução à Publicidade e Propaganda 04 Comunicação e Sociedade 05 Leitura e Produção de Textos 06 Filosofia e Ética Atividades Complementares 2º Período 01 Comunicação e as Novas Tecnologias 02 Mídias Digitais 03 Práticas Lingüísticas Midiáticas 04 Conceitos e Técnicas Publicitárias 05 Estudos Socioantropológicos 06 Metodologia Cientifica Atividades Complementares 3º Período 01 Planejamento e Programação Gráfico-Visuais 02 Pesquisas de Mercado e de Opinião 03 Marketing 04 Redação e Expressão Oral 05 Direito e Cidadania 06 Responsabilidade Socioambiental Laboratório de Prática Profissional Atividades Complementares 4º Período 01 Design para Web Aplicado a Publicidade e Propaganda 02 Planejamento de Mídia 03 Criação Publicitária 04 Redação Publicitária 05 Conjuntura Econômica 06 Tecnologia e Sociedade Laboratório de Prática Profissional Atividades Complementares 5º Período 01 Análise e Planejamento de Marketing 02 Gestão em Comunicação 03 Linguagem e Produção Audiovisuais 04 Publicidade na Web 05 Empreendedorismo 06 Liderança e Tomada de Decisão Laboratório de Prática Profissional Atividades Complementares 6º Período 01 Planejamento de Campanha 02 Produção Audiovisual 03 Semiótica 04 Estudos do Comportamento do Consumidor 05 Projeto Experimental I Laboratório de Prática Profissional Atividades Complementares 7º Período 01 Projeto Experimental II 02 Optativa 03 Iniciação e Produção Científicas em Publicidade e Propaganda Laboratório de Prática Profissional Atividades Complementares OPTATIVA – 7º Período 01 Libras 02 Direção de Arte 03 Filme Publicitário

Requisitos

Documentos necessários à realização da matrícula: * Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias); * Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias); * Carteira de Identidade (original e duas cópias); * Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias); * Duas fotos 3 x 4 recentes; * CPF (original e duas cópias); * Título de Eleitor (original e duas cópias); * Comprovante de residência. OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula. * O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação. * O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente. * O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição. * Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.

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