Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (São João de Meriti, Rio de Janeiro)

Estácio

Localização:São João de Meriti - Rio de Janeiro

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do profissional
"Hoje em dia, poucas são as diferenças tecnológicas entre produtos e serviços de uma mesma categoria. Os organismos de defesa do consumidor e toda a regulação existente para a produção de bens e serviços fazem com que publicidade e propaganda desempenhem um importante papel na construção e manutenção de marcas fortes. Isto sem falar no próprio papel social da propaganda, que contribui para o processo de construção e difusão da cidadania, especialmente em um país como o Brasil que, devido à grande área geográfica e contingente populacional, tem dificuldades de comunicação entre os órgãos de promoção social e os seus cidadãos. Compete à propaganda a difusão de campanhas informativas sobre direitos e deveres e saúde pública, entre outras que incluem, também, o terceiro setor.O Brasil é um dos cinco países mais premiados internacionalmente no campo da publicidade. O curso de Publicidade e Propaganda da Estácio contribui para que essa condição se perpetue, renovando sistematicamente o mercado de trabalho. Um sem número de profissionais que hoje atuam no mercado publicitário aprenderam a fazer publicidade em nossa instituição. Devido à qualificação dos docentes, aos laboratórios com os equipamentos mais modernos e à agência experimental de Publicidade e Propaganda, os graduandos são qualificados e estão aptos a atuar nas diversas áreas que compõem o universo publicitário: no atendimento a anunciantes, no planejamento de campanhas, em criação, pesquisa de mercado, mídia, produção gráfica, audiovisual e digital, na área de promoção de vendas e merchandising, em produção de eventos e no departamento de marketing e de comunicação de empresas em geral. O publicitário também pode trabalhar de forma independente, como prestador de serviço ou consultor de comunicação."
Mercado de Trabalho
Agências de publicidade e propaganda (no atendimento a anunciantes, no planejamento de campanhas, em criação, em pesquisa de mercado, em mídia, em produção gráfica, audiovisual e digital), emissoras de rádio e TV, empresas jornalísticas em geral, produtoras de vídeos, filmes, spots e jingles, produtoras de conteúdos digitais, empresas de promoção de vendas e merchandising, assessorias de marketing, institutos de pesquisa, produtoras de eventos ou na área de marketing e de comunicação de empresas em geral. Podem trabalhar, ainda, de forma independente, como prestadores de serviço ou consultores de comunicação.

Plano de estudos

Análise textual
Cultura brasileira
Fundamentos de economia
Fundamentos de marketing
Introdução à fotografia
Introdução às profissões em comunicação

Computação gráfica e editoração eletrônica
Comunicação e marketing
Comunicação e semiótica
Fundamentos das ciências sociais
História da mídia
Técnicas de fotografia publicitária

Direção de arte em publicidade e propaganda
Estética e história da arte contemporânea
Metodologia científica
Planejamento e gestão do processo publicitário
Produção gráfica

Criação publicitária
Eletiva
História da cultura e da soc. No mundo contemp.
Redação publicitária - mídias audiovisuais
Redação publicitária - mídias gráficas
Teorias da comunicação

Comportamento do consumidor
Cultura empreendedora
Ética e legislação publicitária
Mídia
Mídias digitais
Produção audiovisual

Arquitetura da informação
Comunicação comunitária
Comunicação empresarial integrada
Cultura das mídias
Planejamento e organização de eventos
Projeto experimental - campanha institucional

Lógica aplicada
Pesquisa de opinião e mercadológica
Projeto experimental - campanha de produto
Projeto experimental - promo. De vendas e mercha.
Tópicos especiais em comunicação

Comunicação e política
Eletiva
Projeto experimental - plano de neg. Em comun.
Publicidade multimeios
Tcc em publicidade e propaganda
Webdesign

Oferta Educativa semelhante