Graduação em Desenho de Moda (Bacharelado) (São Paulo, São Paulo)

Faculdade Santa Marcelina

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:3680 Horas

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo Geral
O curso de Desenho de Moda da FASM visa formar profissionais que possuam multiplicidade de conhecimentos, pluralidade cultural e compreensão crítica da realidade e que se dediquem a introduzir a estética e a criação em um universo de racionalidade tecnológica e de produção.

O ingressante no curso de Moda deve possuir competências pessoais básicas como: capacidade criativa, dinamismo, facilidade em formular ideias e em se expressar pela linguagem verbal e pelo desenho, habilidades específicas necessárias para a construção do conhecimento e o estabelecimento de conexões que permitam a sintonia entre o aprendizado e a formação profissional.

Espera-se do profissional formado pelo curso de Desenho de Moda domínio de conceitos de moda e de conteúdos técnicos, conhecimento do processo de criação e de fabricação, capacidade de propor soluções inovadoras e inusitadas, visão histórica, prospectiva e mercadológica.

Comprometimento pessoal e com o bem comum e a prática da ética e da cidadania são fundamentais para a atuação num universo tão complexo e diversificado.
Diferencial
A FASM tem como princípio, por meio do ensino e do conhecimento, "transformar a sociedade". O futuro profissional, além de talento e formação acadêmica específica, precisa ter domínio e compreensão da indústria da moda, que é de grande complexidade e se encontra em constante mutação. O conhecimento do meio promove o equilíbrio entre a sensibilidade criadora e o mundo empresarial, nas mais diversas funções que possa vir a ocupar.

Os jovens formandos do curso de Desenho de Moda da FASM com sua força levam para o mercado, idéias com linguagem inovadora e de ponta provocando a quebra de estruturas rígidas, conseguindo assim resultados significativos que são reconhecidos pelo empresariado, pela mídia e pelas associações de classe do setor.

Um bom número de alunos talentosos formados pela FASM hoje são também lideres incontestáveis na profissão com grande poder de influência por seu estilo particular.
Mercado de Trabalho
O campo da moda abre um amplo leque de atividades, permitindo aos egressos de seus cursos atuarem em diversas áreas de desenvolvimento de produtos e prestação de serviços como: indústrias têxteis, de confecção, de acessórios, de jóias, de aviamentos, mídia impressa e televisiva, empresas organizadoras de eventos e de fotografia.

O egresso do curso Bacharelado em Desenho de Moda estará preparado para atuar em um vasto campo de atividades como: Diretores de criação, Diretores de coleção, Gerentes de desenvolvimento de produtos de moda, Estilistas e criadores, Designers de têxteis, jóias e acessórios, Coordenadores de Moda, Produtores de Moda para as mídias impressas, televisivas, cinematográficas e eventos, como feiras e desfiles, além de também poder atuar enquanto Consultores de moda. Assumindo funções de Gerente de Desenvolvimento de Produto de Moda, responsabiliza-se por prospecções de mercado para detectar tendências, acompanhando o produto ao longo de suas diversas etapas de manufatura até sua comercialização.

Seguindo a carreira de estilista, assume a criação e o desenho das coleções, acompanha o desenvolvimento dos protótipos, mostruários, até o lançamento do produto no mercado.

Os Coordenadores de Moda têm como atributos captar informações sobre tendências de moda e desempenho de mercado, trazendo-as para a indústria e/ou varejo de maneira organizada, como forma de abastecer constantemente as áreas internas com dados atualizados.

Produtores de Moda têm como objeto o trabalho de definição de estilo a ser aplicado em desfiles, "stands" de feiras, eventos de moda, vitrines, atuando também com fotógrafos, editores de moda, mídia em geral.

Consultor de Moda atua como prestador de serviços autônomo, ou como empreendedor que desenvolve uma variada gama de atividades, tais como: definição de marcas, de segmentos de mercado, podendo atuar enquanto estilista, ou como consultor empresarial, atendendo tanto na criação da coleção, como na gestão do negócio, em aspectos comerciais e de produção.

Os Diretores de Criação e de Coleção ocupam os postos mais altos dentro do organograma de uma empresa de Moda, são responsáveis pela identidade e pelo estilo da marca, bem como sua difusão.

O Gerente de Produtos é aquele que acompanha o produto desde sua concepção até o momento em que se torna disponível para o consumidor.

Plano de estudos

Antropologia Filosófica
Cálculo para Análise, Estudos Sociais e Econômicos
Comunicação Visual do Produto
Desenho de Acessórios I – Projeto
Desenho de Acessórios II - Joalheria ou Calçados
Desenho de Moda I
Desenho de Moda II
Desenho de Moda III
Desenho de Moda IV
Desenho de Observação I
Desenho de Observação II
Desenho e Representações Gráficas
Desenho Têxtil
Estágio Supervisionado
Estética e História da Arte I
Estética e História da Arte II
Estilismo na Moda I
Estilismo na Moda II
Ética e Cidadania
Fotografia
Fundamentos da Administração
Fundamentos da Computação Gráfica
História da Moda I
História da Moda II
Laboratório de Criatividade
Linguagem Instrumental - Des. Téc. de Rep. Gráfica I
Linguagem Instrumental - Des. Téc. de Rep. Gráfica II
Marketing
Metodologia e Pesquisa Científica
Metodologia Visual I
Metodologia Visual II
Metodologia Visual III
Modelagem I (Moulage)
Modelagem II (Plana)
Modelagem III (Plana)
Modelagem IV (Moulage)
Oficina de Montagem
Orientação do Trabalho de Graduação
Planejamento e Desenvolvimento de Coleções
Produção e Direção de Moda
Tecnologia Têxtil I
Tecnologia Têxtil II
Temas da Cultura Contemporânea
Teoria da Comunicação
Orientação do TG

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