Graduação em Design de Moda (São Paulo, São Paulo)

Centro Universitário Belas Artes

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A área de Design de Moda envolve muito mais do que o estilismo e desenvolvimento de coleções. Ela está apoiada em bases que incluem o conhecimento têxtil e também arte e cultura, sem contar História, Sociologia, Gestão, Marketing, Empreendedorismo, etc. Na Belas Artes, o objetivo é preparar profissionais capacitados, pessoas cheias de ideias para pesquisar, explorar novos temas, novas tendências, novas cores; capazes de perceber oportunidades de novos produtos e novos públicos no segmento. Profissionais habilitados para analisar as mudanças nos mercados nacional e internacional, orientando clientes; percebendo novos rumos e comportamentos, gostos e estilos; capazes de avaliar tanto o lado técnico como o comercial; aptos para realizar desfiles e a produção de moda no lançamento de coleções e eventos afins. Para isto, as disciplinas do curso organizam-se em grandes grupos: Fundamentação Incluem disciplinas que dão bases e conhecimento para a compreensão da Moda no contexto contemporâneo, como História da Arte e da Indumentária, Moda e Comportamento, Mercado, Marketing, etc. Planejamento e Configuração Contempla disciplinas como Desenho, Criação, Ilustração e Desenvolvimento de Coleção. É o momento principal para aplicação de conhecimentos e criatividade, quando o aluno tem a oportunidade de imprimir em seus projetos aquilo que é faz parte de sua própria história, cultura, desejos, etc. Sistemas de Produção Reúne as disciplinas técnicas e que englobam processos artesanais e tecnológicos, como Estamparia, Tecnologia Têxtil, etc. Alem disso, é neste grupo que estão os projetos e produções de desfiles. Sistemas de Utilização Neste grupo de disciplinas, estão aquelas voltadas para a área de Modelagem. MERCADO DE TRABALHO Por Sandra Penkal, coordenadora do curso O que eu posso esperar do curso? O curso Design de Moda da Belas Artes tem por missão produzir e difundir conhecimento e produção de moda através de uma visão integrada e estruturada por três pilares: Arte, Cultura e Comportamento; Criação e Negócios; Tecnologias e Têxtil visando a formação holística de seus alunos. Onde atua o designer de moda? O profissional formado na Belas Artes é preparado para assumir vários tipos de posições em: escritórios de estilo e criação, Ateliês, Confecções, indústrias de calçados e acessórios; indústrias de aviamentos, indústrias de malharias, tecelagens e estamparias, Marketing, Comunicação e Visual/Merchandising, Varejo, em grandes redes multimarcas ou magazines de pequeno, médio e grande porte. Também pode atuar em setores de prestação de serviços como: Stylist, Estilista, Fotógrafo, Consultor Financeiro, Produtor de figurinos para shows, teatros, cinema, novelas, fotografia, publicidade, cenografia, Jornalista de moda em revistas especializadas, desfiles, Modelista e como profissional técnico. Como está o mercado? O mercado é bastante competitivo, entretanto existe uma demanda latente para profissionais diferenciados e empreendedores. O profissional de moda deve ter uma formação integrada baseada em um olhar criativo a partir de um grande repertório de arte, cultura, comportamento, tecnologias, etc. Porém, com grande entendimento do mercado de moda e domínio do ciclo produtivo e logístico do segmento têxtil.

Plano de estudos

# 1º Semestre # Cor e composição de Moda I 80 horas # Fundamentos da História da Arte (NCD) 40 horas # Metodologia Cientifica (NCD) 40 horas # Moda e Comportamento I 40 horas # Desenho (NCD) 80 horas # Processos Criativos em Moda I 40 horas # Introdução à Tecnologia Têxtil 80 horas # 2º Semestre # História da Indumentária I 40 horas # Cor e Composição de Moda II 40 horas # Moda e Comportamento II 40 horas # Moda e Mercado I 40 horas # Desenho e Moda 80 horas # Processos Criativos em Moda II 40 horas # Superfícies Têxteis 40 horas # Desenvolvimento do Produto/Vestuário I 40 horas # Modelagem de Moda I 40 horas # 3º Semestre # História da Indumentária II 40 horas # Moda e Mercado II 40 horas # Desenho Técnico do Vestuário I 40 horas # Ilustração de Moda I 40 horas # Criação e Moda I 40 horas # Desenvolvimento do Produto/Vestuário II 80 horas # Tecnologia da Confecção I 40 horas # Linguagem Digital de Moda I 40 horas # Modelagem de Moda II 40 horas # 4º Semestre # História da Indumentária no Brasil 40 horas # Branding e Comunicação de Moda 40 horas # Criação e Moda II 40 horas # Desenho Técnico do Vestuário II 40 horas # Ilustração de Moda II 40 horas # Tecnologia da confecção II 40 horas # Desenvolvimento do Produto/Vestuário III 40 horas # Linguagem Digital de Moda II 60 horas # Modelagem de Moda III 40 horas # 5º Semestre # MKT e Planejamento Estratégico de Moda 40 horas # Ilustração de Moda III 40 horas # Desenvolvimento de Coleção I 40 horas # Visual e Merchandising de Moda 40 horas # Desenho Digital de Moda I 40 horas # Estamparia de Moda I 80 horas # Beneficiamento Têxtil 40 horas # Desenvolvimento do Produto/Vestuário IV 40 horas # Modelagem de Moda IV 40 horas # 6º Semestre # Estruturas da Moda Contemporânea I 40 horas # Desenho Digital de Moda II 40 horas # Produção e Imagens de Moda 40 horas # Desenvolvimento de Coleção II 40 horas # Projetos Têxteis I 80 horas # Estamparia de Moda II 60 horas # Desenvolvimento do Produto/Vestuário V 40 horas # Modelagem de Moda V 40 horas # 7º Semestre # Optativa 80 horas # Projeto de Graduação I 60 horas # Estratégia Empresarial 60 horas # Projetos Têxteis II 60 horas # Estamparia de Moda III 60 horas # 8º Semestre # Estruturas da Moda e Comunicação Integrada 60 horas # Projeto de Graduação II 60 horas # Disciplinas Optativas # Estruturas da Moda Contemporânea II 80 horas # Libras – Língua Brasileira de Sinais (NCD)

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