Graduação em Design (Salvador, Bahia)

Universidade Salvador

Localização:Salvador - Bahia

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O design de comunicação visual é um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, idéias e conceitos. É hoje uma das atividades da área de Comunicação mais disseminadas no mundo. Com objetivos comerciais ou de natureza social, o design de comunicação visual é utilizado para informar, identificar, sinalizar, organizar, estimular e entreter.

O trabalho dos designers de comunicação visual está inserido no cotidiano da sociedade através de posters, logotipos, embalagens, livros, jornais, revistas, placas e sistemas de sinalização, camisetas, aberturas e vinhetas de cinema e televisão, websites, softwares, jogos, sistemas de identidade visual de empresas, produtos e eventos, exposições e anúncios.

O curso de Design na UNIFACS

O curso de Design da UNIFACS segue as mais atualizadas normas do MEC para o ensino de graduação, tendo recebido nota máxima em seu projeto pedagógico, no ato de seu Reconhecimento.

E reconhecimento é o que não falta para o curso. Reconhecido oficialmente pelo MEC, pelo mercado, que sistematicamente oferece vagas de estágio para os alunos da UNIFACS, e pelo público, na forma de prêmios regionais, nacionais e internacionais. Assim é o curso de Design da UNIFACS: reconhecidamente, o melhor.

Projetos

O curso possui ainda alguns projetos:

• Fórum UNIFACS de Design – fórum que discute formação, pesquisa, mercado e profissional da área em edições periódicas, com calendários específicos por semestre. Solicite maiores informações na coordenação do curso (design@unifacs.br).

• Cursos de extensão e complementares – cursos de curta duração oferecidos a alunos e comunidade, sempre em atendimento a demandas específicas.

O Designer tem muitas possibilidades de atuação. Entre elas se destacam:

• Escritórios de design;
• Agências de propaganda;
• Provedores de internet;
• Editoras de livros, revistas e jornais;
• Gráficas;
• Emissoras de TV;
• Produtoras de vídeo e cinema;
• Empresas de desenvolvimento WEB e multimídia;
• Empresas de médio e grande porte em geral, nas áreas de criação, marketing e comunicação.


Estágio
O curso possui estágio obrigatório, realizado no âmbito da disciplina Prática Profissional. Neste sentido são observadas as normas gerais e específicas para realização do estágio curricular obrigatório supervisionado.

Plano de estudos

Matriz Curricular

1º semestre

Arte e Cultura

Técnicas de Representação e Expressão Gráfica

Metodologia Visual

Desenho Projetivo I

Metodologia do Projeto

Comunicação

Atividades Complementares

2º semestre

Tipografia

História do Design I

Ergonomia Informacional

Editoração Eletrônica

Introdução ao Trabalho Científico

Atividades Complementares

3º semestre

Design de Comunicação Visual

Produção Gráfica I

História do Design II

Processos da Linguagem Gráfico-Visual

Planejamento Estratégico

Conjuntura Econômica

Atividades Complementares

4º semestre

Desenho Projetivo II

Sistemas de Identidade Visual

Produção Gráfica II

Design Gráfico Ambiental

Animação Computacional 2D

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Psicologia e Comportamento

5º semestre

Programação para Interatividade

Fotografia

Design de Editorial

Animação Computacional 3D

Design de Embalagem

Filosofia

Estágio Supervisionado I

6º semestre

Pesquisa em Design

Design de Interfaces

Design Videográfico

Design de Ambientes Virtuais Interativos

Empreendedorismo

Sociedade, Direito e Cidadania

Atividades Complementares

Estágio Supervisionado II

7º semestre

Tópicos em Design Contemporâneo

Gestão da Inovação

Optativa (Saúde e Qualidade de Vida ou Libras)

Atividades Complementares

Projeto de Conclusão

Oferta Educativa semelhante