Graduação em Economia (Salvador, Bahia)

Universidade Salvador

Localização:Salvador - Bahia

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O economista trabalha com a alocação de recursos escassos para produzir bens e serviços com valor, assim como a distribuição dessa produção na sociedade. Este é, portanto, o grande desafio do economista: alocar de forma eficiente os recursos escassos e maximizar a satisfação das inúmeras necessidades dos indivíduos na sociedade. Por este motivo, os profissionais que se destacam na sua atividade são altamente disputados pelo mercado.

O Curso de Economia da UNIFACS

Desde a sua implantação em 1997, o curso de Ciências Econômicas da UNIFACS oferece uma formação moderna e diferenciada, com base na formação acadêmica, profissional e humanística, para atender ao novo perfil profissional requerido pelo mercado, com capacidade de dar respostas urgentes e necessárias às transformações das realidades local, regional, nacional e internacional. O curso tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma formação consistente, incorporando o conteúdo teórico e aplicado da Ciência Econômica, que se baseia em dois grandes eixos – a Economia Privada e a Economia Pública – sob uma perspectiva regional do desenvolvimento e privilegiando a prática da realidade socioeconômica a partir da aplicação de métodos de análises e instrumentos operacionais cada vez mais sofisticados.


O economista formado pela UNIFACS estará preparado para atuar em organizações públicas e privadas dos setores industrial, agropecuário e de serviços, desempenhando atividades no âmbito da produção direta, da gestão e da política econômica, além de desenvolver:

• funções executivas ou de assessoramento em planejamento econômico, financeiro e administrativo;
• estudos e avaliação setorial e de mercado;
• análises de conjuntura econômica; finanças;
• estudos de viabilidade econômica e financeira de projetos;
• comércio internacional;
• políticas públicas;
• programas e projetos de desenvolvimento local e regional.



Atualidades Econômicas UNIFACS
O Encontro de Atualidades Econômicas faz parte do Circuito UNIFACS de eventos e é mais uma chance do estudante obter conhecimentos além da sala de aula, ampliando as possibilidades de aprendizagem, fazendo a diferença como cidadão, pessoa e profissional - isto é, além da validade acadêmica, pois os eventos do Circuito UNIFACS têm validade como atividade complementar.

MERCADO

O mercado de trabalho na área de atuação do economista é tão amplo quanto o mundo dos negócios, com oportunidades em escala local, regional, nacional e internacional. O domínio instrumental e do conhecimento econômico permitirá ao economista:

• orientar a tomada de decisões dos agentes no mercado;
• trabalhar com dados, transformando-os em análises econômicas e financeiras;
• planejar as atividades das empresas, do governo e das famílias;
• oferecer a melhor combinação dos recursos para atender as inúmeras necessidades da sociedade;
• analisar a dinâmica do mercado, a gestão e o controle dos investimentos;
• identificar e avaliar o grau de risco das diferentes aplicações do dinheiro;
• elaborar e controlar o fluxo de caixa e uso eficiente dos recursos empresariais;
• prestar consultoria em termos de elaboração e análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos no mundo empresarial; análise de impacto das políticas públicas nas decisões empresariais; análise de impactos ambientais em projetos econômicos; avaliação de mercados;
• realizar pesquisas, estudos e projetos para o desenvolvimento socioeconômico e de viabilidade econômica.

O campo de atuação do economista:

• Empresas - orienta a tomada de decisões; planeja o futuro da empresa no mercado; realiza a gestão financeira; apresenta soluções para a redução dos custos, aumento dos ganhos de produtividade e maximização de resultados; projeta os preços.

• Órgãos públicos e governamentais – planeja os programas e ações de natureza pública para alcançar os objetivos propostos pela sociedade; elabora diagnósticos e cenários; atua na gestão dos recursos públicos; analisa dados sociais, econômicos e fiscais; analisa e regulamenta os mercados.

• Instituições financeiras – está apto a trabalhar com o mercado de títulos e valores mobiliários, bancos, bolsas de valores, corretoras, distribuidoras e seguradoras, realizando a gestão dos recursos (elaboração de cenários, definição de preços de ativos, proposição de aplicação para os recursos e a melhor distribuição daqueles já investidos).

• Consultoria e pesquisa – desenvolve estudos conjunturais, setoriais e de natureza política; propõe estratégias de ação baseadas em análises específicas; realiza diagnósticos sobre fenômenos ou fatos econômicos da empresa ou organização; elabora projetos de viabilidade econômico-financeira, com análise de competitividade e identificação de oportunidades de negócios.

• Organismos internacionais – desenvolve documentos relativos à defesa comercial, acordos internacionais, de cooperação técnica e financeira; planeja ações de promoção do desenvolvimento social das nações; acompanha as relações econômicas interempresas de diferentes nações.

Na UNIFACS, o estudante de Ciências Econômicas ainda poderá planejar o futuro da sua formação acadêmica e profissional a partir das oportunidades oferecidas na própria Instituição, a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) e dos projetos de iniciação científica oferecidos pelos Núcleos de Pesquisa da Instituição, onde o aluno terá a oportunidade de trabalhar junto a professores que realizam pesquisa e lecionam nos programas de mestrado e doutorado.

________________________________________
Por que o mercado precisa do economista?

Os fenômenos econômicos estão por trás das mais corriqueiras atividades e a influência dos princípios da Economia está em situações que abrangem desde os congestionamentos nas grandes cidades até o alto preço cobrado pelo sanduíche que lanchamos.

O mundo passa por profundas transformações de natureza tecnológica e ambiental e a sociedade necessita com urgência inserir no seu cotidiano novas práticas relativas a essas mudanças, especialmente no âmbito do planejamento da produção e das formas de consumo.

O conhecimento econômico permite compreender os fenômenos e o comportamento do mercado, propondo novas explicações e soluções para aumentar os níveis de riqueza econômica e bem-estar social.

Plano de estudos

Matriz Curricular

1º semestre

História Econômica Geral

Matemática Econômica I

Geografia Regional e da Bahia

Desenvolvimento Local

Comunicação

Conjuntura Econômica

Atividades Complementares

2º semestre

Teoria Microeconômica I

Economia de Serviços e Urbana

Matemática Econômica II

Estatística

Introdução ao Trabalho Científico

Atividades Complementares

3º semestre

Contabilidade Gerencial

Teoria Microeconômica II

Econometria

Contabilidade Social

Sociedade, Direito e Cidadania

Atividades Complementares

4º semestre

Economia Agroindustrial

História do Pensamento Econômico

Finanças Públicas e Orçamento

Teoria e Política Macroeconômica I

Psicologia e Comportamento

Meio ambiente e sustentabilidade

Atividades Complementares

5º semestre

Infra-estrutura e Logística

Finanças Empresariais

Teoria e Política Macroeconômica II

Economia Industrial

Estado e Políticas Públicas

Filosofia

Atividades Complementares

6º semestre

Orçamento Empresarial

Economia Monetária e Financeira

Pesquisa em Economia

Modelos de Crescimento Econômico

Economia Regional e Baiana

Empreendedorismo

Estágio Supervisionado

7º semestre

Elaboração e Análise de Projetos em Economia

Mercado de Capitais

Economia Internacional

Planejamento Econômico

Arte e Cultura

Trabalho de Conclusão de Curso I

Atividades Complementares

8º semestre

Geopolítica

Economia da Inovação e da Energia

Economia Ambiental

Economia Brasileira

Optativa (Saúde e Qualidade de Vida ou Libras)

Trabalho de Conclusão de Curso II

Oferta Educativa semelhante