Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Guarulhos, São Paulo)

Faculdades Integradas Torricelli

Localização:Guarulhos - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Foco do Curso: Wellness e Tecnologias Preventivas da Saúde Objetivos do Curso: O Curso de Bacharelado em Educação Física, das Faculdades Integradas Torricelli tem como principais objetivos: Qualificar e habilitar o aluno para atuar com grande ética e capacidade no seu segmento profissional; Qualificar o graduado a atuar no estudo, elaboração e execução de programas de Educação Física; Formar o profissional para intervir na sociedade, desenvolver e gerenciar programas voltados à saúde e qualidade de vida, lazer e turismo, segmento empresarial e esportes, de maneira a promover nesta sociedade mudanças de hábitos para transformação social e Incentivar a pesquisa acadêmica e a formação continua do profissional. Perfil Profissional: O bacharel em educação física, formado nas Faculdades Integradas Torricelli deverá estar apto a desenvolver atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida, através de processos sistematizados que o permitam avaliar, prescrever e executar exercícios físicos, quer seja através do desenvolvimento de atividades esportivas, recreativas ou qualquer outra manifestação de movimento corporal humano, tanto individualmente quanto coletivamente, bem como gerir e desenvolver atividades cujo objetivo seja promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida em equipes multidisciplinares. Aspectos como: responsabilidade e ética profissional; compromisso com a oferta de um serviço de qualidade e seguro; conhecimento das técnicas mais modernas de avaliação, prescrição e desenvolvimento de exercícios físicos; entendimento da realidade da comunidade ou sociedade onde está inserido; capacidade de entender e adaptar-se às constantes transformações da sociedade; apresentar uma conduta criativa na proposta de soluções de problemas; domínio das principais técnicas de atendimento e ensino-aprendizagem; apresentar espírito e capacidade de liderança, são algumas das características que pretendemos desenvolver em nosso discente egresso. Mercado de Trabalho: Aproximadamente a 20 anos atrás, os campos de atuação de um egresso, formado em educação física, apresentava-se restrito a atuações em ambientes escolares e academias de ginásticas, entretanto, a mudança de comportamento que a sociedade vem apresentando e, a observação de indicadores sócio-econômicos, ressalta a necessidade da prática de exercícios físicos como principal agente promotor de saúde, o que resultou no crescimento dos campos de atuação do profissional de educação física, destacando-se os (as): Clinicas e Centros de reabilitação; Clubes e agremiações sociais, esportivas e recreativas; Academias de ginástica; Escolas de esportes; Consultorias e assessorias técnicas; Empresas promotoras de programas de qualidade de vida corportativos; Centros comunitários; Administração esportiva; Órgãos públicos promotores de programas de saúde pública; Hotéis, pousadas e resorts, com atividades recreativas e de lazer; Academias residenciais e, de condomínios, etc; • Saúde e Qualidade: Atuando na elaboração e execução de programas preventivos e também programas voltados à melhor idade. • Turismo: Estará apto a atuar no segmento de turismo, turismo ecológico, turismo de aventura, além das grandes áreas de recreação e lazer. • Segmento Empresarial: Atuando em empresas no desenvolvimento de atividades determinadas pela Ginástica Laboral. Essas possibilidades serão geradas através de uma formação transversal do graduando em Educação Física e as áreas citadas.

Plano de estudos

1º PERÍODO Anatomia humana geral Fundamentos biológicos aplicados à educação física Métodos teóricos e práticos das atividades rítmicas e danças Métodos teóricos e práticos da natação História da educação física e esporte Deontologia e ética do profissional de educação física 2º PERÍODO Anatomia do sistema locomotor Emergências e primeiros socorros Métodos teóricos e práticos do atletismo Biomoléculas e metabolismo humano Métodos teóricos e práticos dos exercícios físicos em ambiente aquático Antropologia e sociologia aplicada à saúde 3º PERÍODO Métodos teóricos e práticos das artes marciais Crescimento e desenvolvimento motor humano Métodos teóricos e práticos do handebol Fisiologia humana I Introdução à biomecânica 4º PERÍODO Fisiologia humana II Biomecânica aplicada à educação física Aprendizagem motora Ginástica – desenvolvimento e bases metodológicas Métodos teóricos e práticos do basquetebol Processos de medidas e avaliação em educação física 5º PERÍODO Fisiologia do exercício físico Recreação e lazer – aspectos práticos e teóricos Métodos teóricos e práticos em futebol e futsal Psicomotricidade aplicaca à educação física Nutrição aplicada ao exercício físico 6º PERÍODO Construção e organização do conhecimento científico Suplementação nutricional aplicada ao exercício físico e ao esporte Métodos teóricos e práticos da ginástica artística Métodos teóricos e práticos do voleibol Políticas públicas de educação, esporte e lazer Qualidade de vida – aspectos conceituais, ergonômicos e gestão de programas Atividades acadêmicas supervisionadas I 7º PERÍODO Psicologia geral Treinamento desportivo – conceitos e aplicação Exercício físico adaptado - deficiências sensoriais, neuromotoras e mentais Exercícios físicos para populações com necessidades especiais I - gestantes, idosos, patologias mioesqueléticas e articulares Planejamento e organização de eventos Atividades acadêmicas supervisionadas II 8º PERÍODO Gestão de pequenas e médias empresas Esportes de aventura – aspectos teóricos e práticos Exercícios físicos para populações com necessidades especiais II – cardiopatias, dislipidemias e patologias respiratórias Bases metodológicas e prescritivas do treinamento resistido Psicologia aplicada ao profissional de educação física Bases metodologicas para detecção e seleção de talentos esportivos Bases metodológicas e prescritivas do treinamento aeróbio Optativa I - linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) Atividades acadêmicas supervisionadas III

Oferta Educativa semelhante