Localização:Floresta - Paraná
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
A Educação Física é uma área de conhecimento multidisciplinar e de prática pedagógica sobre a cultura corporal de movimento (jogos, danças, lutas, ginásticas, esportes e recreação). Paralelamente as aulas práticas, os alunos aprofundam conhecimentos em áreas como da Saúde (Anatomia Humana, Bioquímica, Fisiologia, Fisiologia do Exercício, Psicologia do Esporte) e Humanísticas (Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, História, entre outras disciplinas).
Aliando tradição a modernidade, o Curso de Educação Física da FAG oferece um corpo docente altamente qualificado com ampla experiência nas áreas de atuação da Educação Física, proporcionando adequado suporte educacional na formação de profissionais.
A faculdade disponibiliza para o curso uma infra-estrutura de ótima qualidade: biblioteca com vasto acervo na área, laboratórios na área da saúde, informática, piscina coberta e aquecida, quadras cobertas, salas de musculação e de ginástica, pista de atletismo, campo de futebol.
Além disso, o academico poderá atuar em programas de pesquisa e projetos de extensão desenvolvidos pelos professores e convênios entre a FAG e instituições da regiao.
Habilitação Bacharelado em Educação Física
Reconhecer as diversas manifestações e expressoes da Atividade Física/Movimento Humano/Motricidade Humana, presente na sociedade, considerando o contexto histórico-cultural, as características regionais e os diferentes interesses e necessidades identificados com o campo de atuação profissional;
Preparar o academico para atuar em políticas, programas e projetos, visando a qualidade de vida saudável em âmbito local, regional e nacional, compreendendo a política de saúde, de educação e do desporto no contexto das políticas sociais;
Incentivar o trabalho em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área do desporto e de saúde, realizando com proficiência anamneses, bem como dominar a arte e a técnica da avaliação física, na justificativa da prescrição do exercício;
Dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza bio-psico-socio-ambiental subjacentes a prática do Profissional de Educação Física e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas e suas resoluções;
Responder as especificidades regionais de saúde, educação e desporto, através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação a saúde, dando atenção integral a saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades, promovendo estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus beneficiários quanto as de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnicos-científicos e a participação na produção de conhecimentos, lidando com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde, educação e desporto; assessorando órgaos, empresas e instituições em projetos de saúde, educação e desporto;
Gerênciar o processo de trabalho na Educação Física com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação, reconhecendo o papel social do Profissional de Educação Física para atuar em atividades de política e planejamento em saúde e desporto.
O Bacharel desenvolve ações relacionadas a orientação de atividades físicas, a coordenação técnica de esportes, ao desenvolvimento de programas de lazer e a realização de pesquisas científicas focadas no movimento corporal humano.
Área de Atuação
Bacharel:
Área nao escolar: clubes e centros esportivos e de recreação, academias de ginástica, natação, musculação, órgaos governamentais nas áreas de Educação Física e dos Desportos, associações de classes, comunidades de bairros, centros de idosos e de portadores de necessidades especiais, hotéis, pousadas, navios de lazer, clínicas, hospitais, empresas, ambientes naturais e de aventura.
PERFIL DO PROFISSIONAL
Bacharelado
O perfil do bacharel em Educação Física com formação integrada, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético, agregará as seguintes características:
Intervir profissional e acadêmicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural de modo a atender as diferentes manifestações e expressoes da Atividade Física/Movimento Humano;
Estar capacitado a atuar nos vários segmentos do sistema educacional;
Possuir a capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, nos campos de atuação do bacharel em educação física.
Aliando tradição a modernidade, o Curso de Educação Física da FAG oferece um corpo docente altamente qualificado com ampla experiência nas áreas de atuação da Educação Física, proporcionando adequado suporte educacional na formação de profissionais.
A faculdade disponibiliza para o curso uma infra-estrutura de ótima qualidade: biblioteca com vasto acervo na área, laboratórios na área da saúde, informática, piscina coberta e aquecida, quadras cobertas, salas de musculação e de ginástica, pista de atletismo, campo de futebol.
Além disso, o academico poderá atuar em programas de pesquisa e projetos de extensão desenvolvidos pelos professores e convênios entre a FAG e instituições da regiao.
Habilitação Bacharelado em Educação Física
Reconhecer as diversas manifestações e expressoes da Atividade Física/Movimento Humano/Motricidade Humana, presente na sociedade, considerando o contexto histórico-cultural, as características regionais e os diferentes interesses e necessidades identificados com o campo de atuação profissional;
Preparar o academico para atuar em políticas, programas e projetos, visando a qualidade de vida saudável em âmbito local, regional e nacional, compreendendo a política de saúde, de educação e do desporto no contexto das políticas sociais;
Incentivar o trabalho em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área do desporto e de saúde, realizando com proficiência anamneses, bem como dominar a arte e a técnica da avaliação física, na justificativa da prescrição do exercício;
Dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza bio-psico-socio-ambiental subjacentes a prática do Profissional de Educação Física e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas e suas resoluções;
Responder as especificidades regionais de saúde, educação e desporto, através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação a saúde, dando atenção integral a saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades, promovendo estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus beneficiários quanto as de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnicos-científicos e a participação na produção de conhecimentos, lidando com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde, educação e desporto; assessorando órgaos, empresas e instituições em projetos de saúde, educação e desporto;
Gerênciar o processo de trabalho na Educação Física com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação, reconhecendo o papel social do Profissional de Educação Física para atuar em atividades de política e planejamento em saúde e desporto.
O Bacharel desenvolve ações relacionadas a orientação de atividades físicas, a coordenação técnica de esportes, ao desenvolvimento de programas de lazer e a realização de pesquisas científicas focadas no movimento corporal humano.
Área de Atuação
Bacharel:
Área nao escolar: clubes e centros esportivos e de recreação, academias de ginástica, natação, musculação, órgaos governamentais nas áreas de Educação Física e dos Desportos, associações de classes, comunidades de bairros, centros de idosos e de portadores de necessidades especiais, hotéis, pousadas, navios de lazer, clínicas, hospitais, empresas, ambientes naturais e de aventura.
PERFIL DO PROFISSIONAL
Bacharelado
O perfil do bacharel em Educação Física com formação integrada, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético, agregará as seguintes características:
Intervir profissional e acadêmicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural de modo a atender as diferentes manifestações e expressoes da Atividade Física/Movimento Humano;
Estar capacitado a atuar nos vários segmentos do sistema educacional;
Possuir a capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, nos campos de atuação do bacharel em educação física.
Plano de estudos
Anatomia Humana
Leitura e Produção de Textos
História e Teorias da Educação Física
Crescimento e Desenvolvimento
Filosofia
Ginástica Geral
Atletismo
Handebol
Anatomia Osteomioarticular
Sociologia
Aprendizagem Motora
Atividades Rítmicas e Expressivas
Atividades Aquáticas
Futebol e Futsal
Metodologia Científica
Bioquímica e Nutrição
Cinesiologia e Biomecânica do Movimento Humano
Didática da Educação Física e Desporto
Fisiologia da Atividade Física
Ginástica Rítmica e Artística
Basquetebol
Fundamentos da Psicologia do Desporto
Voleibol
Lutas
Atendimentos de Urgência
Lazer e Recreação
Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais
Qualidade de Vida e Saúde
Gestão em Educação Física
Políticas Públicas em Educação Física e Esportes
Atividades Esportivas Contemporâneas e Emergentes
Avaliação e Prescrição do Exercício Físico
Bioestatística
Dança
Biomecânica do Desporto de Rendimento
Rendimento em Esportes Individuais
Psicologia do Desporto
Fisiologia do Exercício Físico
Metodologia do Treinamento Desportivo
Trabalho de Conclusão de Curso - projeto
Estágio Curricular Supervisionado - Educação Física em desportos individuais, dança, gestão, e recreação
Atividades em Academia
Esporte Adaptado
Aplicação dos métodos de Treinamento Desportivo
Rendimento em Esportes Coletivos
Gestão e Marketing Desportivo
Envelhecimento, Exercício Físico e Saúde
Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo
Estágio Curricular Supervisionado - Educação Física em desportos coletivos, atividades de academia e atividades laborais
Leitura e Produção de Textos
História e Teorias da Educação Física
Crescimento e Desenvolvimento
Filosofia
Ginástica Geral
Atletismo
Handebol
Anatomia Osteomioarticular
Sociologia
Aprendizagem Motora
Atividades Rítmicas e Expressivas
Atividades Aquáticas
Futebol e Futsal
Metodologia Científica
Bioquímica e Nutrição
Cinesiologia e Biomecânica do Movimento Humano
Didática da Educação Física e Desporto
Fisiologia da Atividade Física
Ginástica Rítmica e Artística
Basquetebol
Fundamentos da Psicologia do Desporto
Voleibol
Lutas
Atendimentos de Urgência
Lazer e Recreação
Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais
Qualidade de Vida e Saúde
Gestão em Educação Física
Políticas Públicas em Educação Física e Esportes
Atividades Esportivas Contemporâneas e Emergentes
Avaliação e Prescrição do Exercício Físico
Bioestatística
Dança
Biomecânica do Desporto de Rendimento
Rendimento em Esportes Individuais
Psicologia do Desporto
Fisiologia do Exercício Físico
Metodologia do Treinamento Desportivo
Trabalho de Conclusão de Curso - projeto
Estágio Curricular Supervisionado - Educação Física em desportos individuais, dança, gestão, e recreação
Atividades em Academia
Esporte Adaptado
Aplicação dos métodos de Treinamento Desportivo
Rendimento em Esportes Coletivos
Gestão e Marketing Desportivo
Envelhecimento, Exercício Físico e Saúde
Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo
Estágio Curricular Supervisionado - Educação Física em desportos coletivos, atividades de academia e atividades laborais