Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Caruaru, Pernambuco)

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Localização:Caruaru - Pernambuco

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características


Apresentação

Educação Física é o termo usado para designar o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos, estudando a ação humana, tanto do ponto de vista motor quanto social.

Em muitos países do mundo ocidental, incluindo o Brasil, a Educação Física também é um componente curricular no ensino fundamental e médio destinada a transmissão e re-elaboração das culturas corporais. Desde a década de 1980, principalmente, a preocupação com um estilo de vida saudável levou a Educação Física a ser requisitada de maneira mais geral; o que por sua vez provocou uma maior aproximação quanto à ciência do que antes era uma técnica de origens não-científicas, e uma maior necessidade de qualificação por parte dos profissionais da área.

Um dos principais fundamentos da profissão é quanto ao objetivo de desenvolver a motricidade geral do educando, visando o ensino e o aprimoramento de capacidades motoras de base, bem como habilidades específicas, no que concerne às técnicas de movimento. O profissional da Educação Física necessita de um curso superior, durante o qual estudará os aspectos fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores da atividade física como também suas dimensões sociais e psicomotoras.

No Brasil, os profissionais da Educação Física têm no Conselho Federal de Educação Física, CONFEF, o órgão principal de organização, normatização e apoio das atividades pertinentes a sua área de atuação. A Asces pensando no desenvolvimento humano trouxe o primeiro bacharelado da área no Norte-Nordeste do Brasil, autorizado pelo MEC através da Portaria n.º 3.171, publicada em 31/10/2003. As primeiras turmas começaram a funcionar no ano de 2004.

Perfil profissional
O perfil idealizado para o Curso de Bacharelado em Educação Física é de um profissional com formação generalista, humanista e crítica, cuja intervenção fundamenta-se na competência técnico-profissional, com base no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável. Deve estar qualificado para analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, objetivando a promoção da saúde e da qualidade de vida de todas as pessoas.
O bacharel em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional nos campos de intervenção de Avaliação e Prescrição de Exercícios (Preparação Física, Avaliação Física,...), Atividade Física na Promoção da Saúde (Orientação de Atividades Físicas,...), Gestão e Promoção do Lazer (Recreação em Atividade Física, Organização de Eventos,...) e Gestão e Treinamento Esportivo (Gestão Esportiva, Treinamento Esportivo,...).
Durante sua formação, os alunos têm acesso aos conhecimentos adquiridos compreendem anatomia, fisiologia e bioquímica do exercício, musculação, treinamento esportivo, preparação física, condicionamento físico para diversas populações e situações. O curso tem duração de quatro anos, com oito períodos semestrais.


Plano de estudos

Disciplinas
Anatomia Humana
Bioquímica
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Física
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Teoria e Metodologia dos Jogos e Brinquedos da Cultura Popular
Teoria e Metodologia do Atletismo
Citologia e Histologia
Fisiologia Humana
Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação Física
Metodologia Científica
Teoria e Metodologia das lutas
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Teoria e Metodologia da Ginástica
Treinamento em Educação Física e Esportes
Fisiologia do Esforço
Socorros de Urgência
Teoria e Metodologia da Ginástica Esportiva
Medidas e Avaliação em Educação Física
Aprendizagem e Controle Motor
Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
Avaliação, Prescrição e Supervisão de Programas de Exercícios
360 h
(24 h/a semanal) Biomecânica
Teoria e Metodologia da Dança
Teoria e metodologia dos Esportes Coletivos I
Epidemiologia e Bioestatística
Saúde Coletiva
Anatomia Funcional
Inglês Instrumental
Teoria e Metodologia das Atividades Físicas em Academias
Estágio Supervisionado em Avaliação e Prescrição de Exercícios
Teoria e metodologia dos Esportes Coletivos II
Pesquisas em Educação Física I
Teoria e Metodologia da Recreação e Lazer
Gestão e Promoção da Atividade Física e Saúde
Optativa I
Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza
Estágio Supervisionado em Atividade Física e Saúde
Optativa II
Opitativa III
Pesquisas em Educação Física II
Teoria e metodologia dos Esportes Coletivos III
Ética Profissional em Educação Física
Atividade Física Adaptada I
Nutrição em Atividade Física e Esportes
Estágio Supervisionado em Lazer
Atividade Física Adaptada II
Teoria e Metodologia dos Esportes Aquáticos
Planejamento e Organização de Eventos Esportivos e de Lazer
Psicologia do Esporte
Estágio Supervisionado em Esportes
Gestão Esportiva e de Lazer
Teoria e Metodologia dos Esportes Adaptados
Educação em Saúde
Disciplina Optativa IV
Disciplina Optativa V
Disciplina Optativa VI

Oferta Educativa semelhante