Graduação em Educação Física (Licenciatura) (Campinas, São Paulo)

Universidade de Sorocaba

Localização:Campinas - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos Gerais
A Educação Física, disciplina responsável pela transmissão, reflexão e construção da cultura corporal do movimento, é um componente curricular obrigatório da Educação Básica (LDB 9.394/96). Sendo assim, o objetivo geral do curso de licenciatura em Educação Física é a formação de docentes para o magistério nas diferentes etapas e modalidades da educação básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio), a partir de atitudes críticas de reflexão, senso de responsabilidade, autonomia e uma visão ampla e interdisciplinar, fundamentada em sólidos conhecimentos teóricos e práticos, dotando-os como agentes de mudanças sociais.

Objetivos Específicos

Capacitar o educando a ter ampla visão da realidade educacional brasileira, seus fundamentos filosóficos, históricos, políticos, sociais e psicológicos;
Dominar os conteúdos básicos relacionados à Educação e à Educação Física, que serão objeto da atividade docente, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
Compreender a pesquisa como princípio formativo e profissional, na produção de conhecimentos e de novas práticas pedagógicas e de intervenção na prática social, entendendo não haver docência sem pesquisa;
Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as características pessoais dos educandos, decorrentes de sua situação socioeconômica, inserção cultural, origem étnica, gênero e religião, atuando contra qualquer tipo de discriminação ou exclusão;
Compreender o percurso de aprendizagem formal e informal dos educandos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços de personalidade e processos de desenvolvimento;
Identificar as características e as necessidades da sociedade em que está inserida para promover a docência;
Capacitar o educando a intervir de forma consciente na formação e promoção dos conteúdos da cultura corporal do movimento adequados à realidade regional e suas peculiaridades.

Perfil do Egresso
O Educador Físico apresenta competências relativas à compreensão do papel social da escola, ao domínio do conhecimento pedagógico e de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e competências referentes ao domínio dos conteúdos específicos da Educação Física, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar. Ademais, esse educador será capaz de pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a aplicação, dentro do ambiente escolar, das atividades relacionadas aos campos da educação e reeducação motora, da formação cultural e esportiva, da prevenção e da promoção da saúde, do lazer, da gestão de eventos e da inclusão.

Campo de Atuação
O professor de Educação Física está apto a atuar na educação formal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.



Plano de estudos

Componente Curricular

Anatomia
Atividade Física e Qualidade de Vida na Escola
Atividades Aquáticas
Cinesiologia
Cinesiologia Aplicada à Educação Física
Citologia, Histologia e Embriologia
Crescimento e Desenvolvimento
Cultura, Religiosidade e Mudança Social
Didática: Teorias e Práticas
Educação Física: Teoria e Prática
Estágio Supervisionado – Educação Física
Ética e Cidadania na Educação Física
Filosofia da Educação
Fisiologia do Exercício
Ginástica Escolar
História da Educação
História da Educação Física: Tendências e Abordagens
Introdução à Educação Física
Língua Brasileira de Sinais
Língua Portuguesa: Texto e Contexto
Lutas e Capoeira
Neuroanatomia
Noções Básicas de Saúde e Urgência na Educação Física
Oficinas Interdisciplinares
Outras Formas de Atividades Acadêmico e Científico-Culturais
Pedagogia do Movimento 1: Futsal
Pedagogia do Movimento 2: Voleibol
Pedagogia do Movimento 3: Handebol
Pedagogia do Movimento 4: Basquete
Pedagogia do Movimento 5: Atletismo
Pedagogia do Movimento 6: Futebol
Política e Legislação Educacionais
Prática de Ensino: Educação Física na Educação Infantil
Prática de Ensino: Educação Física no Ensino Fundamental
Prática de Ensino: Educação Física no Ensino Médio
Prática de Ensino: Jogos Cooperativos
Prática de Ensino: Organização Esportiva
Prática de Ensino: Violência Escolar e Interdisciplinaridade
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa III
Princípios da Educação Física Adaptada
Psicologia da Educação
Recreação, Lazer e Sociedade
Ritmo, Expressão e Dança ma Escola
Sociologia e Educação
Vivências Corporais


Oferta Educativa semelhante