Graduação em Engenharia Ambiental (Salvador, Bahia)

Universidade Salvador

Localização:Salvador - Bahia

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Poucas profissões têm um papel tão importante na difícil tarefa de conciliar desenvolvimento com preservação dos recursos naturais como a engenharia ambiental. Cada vez mais procurado por empresas, organizações não-governamentais e instituições públicas e privadas, o engenheiro ambiental tem como suas atribuições realizar estudos sobre o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, além de propor, implementar e fiscalizar ações de preservação.
O engenheiro ambiental é um gestor dos meios físico, biótico e sócio-econômico. Por isso, precisa ter a formação mais ampla possível. Um dos principais diferenciais do novo curso da UNIFACS é a formação multi e interdisciplinar oferecida aos alunos, graças à integração com os demais cursos de graduação e pós-graduação da universidade e também a parcerias com outras instituições.

Ao longo da sua formação, os estudantes poderão contar, por exemplo, com a estrutura física já consolidada dos outros cursos de Engenharia existentes na Universidade, participando de atividades nos laboratórios como o de Petróleo e Gás e o de Energias Alternativas, onde são desenvolvidas dezenas de atividades acadêmicas e projetos em parceria com organismos como CAPES, CNPq e FAPESB.

A idéia é que o aluno tenha contato com a pesquisa desde o início de sua formação. A iniciação vai se dar através de ações que possam integrar os estudantes a atividades desenvolvidas, por exemplo, pelo Mestrado em Regulação da Indústria de Energia. A graduação poderá abrir as portas para a realização de cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado dentro da própria UNIFACS.

O curso de engenharia ambiental da UNIFACS também foi pensado e projetado para ser o fomentador de programas ambientais de cunho técnico e cientifico em nível de excelência. O aluno do curso de será preparado para trabalhar a questão ambiental sem perder de vista o desenvolvimento humano e econômico.

Um dos pontos positivos do curso é que os alunos podem desenvolver, na própria UNIFACS, cursos de pós-graduação na área ambiental, em nível de especialização (Programa de Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental, Saúde e Gestão de Qualidade - Saúde e Meio Ambiente), em nível de mestrado (os cursos de Regulação da Indústria de Energia e o Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano) e de doutorado (Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano, além do Doutorado Multiinstitucional em Engenharia Química, realizado em parceria com a UFBA). Esse conjunto de atividades são cooperadas por meio dos grupos de pesquisa da UNIFACS no CNPq, na CAPES e na FAPESB.
Segundo o professor Pedro Caetano Sanches Mancuso, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a carreira de engenharia ambiental tem duas grandes áreas de inserção no mercado de trabalho: ''Uma delas é a iniciativa privada, que cada dia mais reconhece a necessidade de profissionais especializados nessa área. Outra é o serviço público, onde o engenheiro vai nadar de braçada. A preocupação ambiental ganhou muito espaço nos últimos dez anos'', afirmou.

Segundo o professor Afonso Augusto Magalhães de Araújo, coordenador do curso de engenharia ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ''A Petrobras já faz concursos específicos para contratar engenheiros ambientais. Este é um mercado muito promissor, pronto para ser explorado'', Afirma o professor Araújo.

Este fato tem grande importância para os Engenheiros ambientais a serem formados pela UNIFACS, em função do curso trabalhar em parceria com a Petrobras nos laboratórios de petróleo e gás da UNIFACS. E com a grande demanda proveniente das descobertas da jazida do Pré-Sal, no litoral brasileiro, contaremos com profissionais preparados para inserção imediata no mercado de trabalho, afirma o Coordenador do curso de Gestão Ambiental da UNIFACS, Prof. Dr. José Ângelo S. Araújo dos Anjos (http://jangello.unifacs.br).

Continua, somente no primeiro semestre de 2008, o setor publico disponibilizou inscrições por meio de concurso publico, para Analista Ambiental. Por meio da: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (São Paulo); TRANSPETRO e BR PETROBRAS; IBAMA, 400 (Quatrocentas vagas), CPRH (Pernanbuco), 130 (cento e trinta vagas). O CRA, atual IMA (Instituto de Meio Ambiente da Bahia) contratou pelo REDA 40 (quarenta) técnicos na área ambiental para auxiliara na execução do licenciamento ambiental de empreendimentos do Plano de Aceleração (PAC).

Plano de estudos

Matriz Curricular

1º semestre

Cálculo Diferencial

Química Tecnológica

Introdução a Engenharia Ambiental

Algorítimos e Programação

Geometria Analítica e Algebra Linear

Comunicação

Atividades Complementares

2º semestre

Cálculo Integral

Química Ambiental

Geologia

Mecanica dos Sólidos

Probabilidade e Estatística

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Atividades Complementares

3º semestre

Geologia Ambiental

Biologia

Física - Eletricidade

Equações Diferenciais e Séries

Cálculo Numérico

Conjuntura Econômica

Atividades Complementares

4º semestre

Água e Qualidade Ambiental

Física – Ondas e Calor

Hidrologia

Ecologia e Poluição

Geotecnia Aplicada à Engenharia Ambiental

Introdução ao Trabalho Científico

Atividades Complementares

7º semestre

Termodinâmica Básica

Mecânica dos Fluidos

Gestão e Planejamento Ambiental

Meteorologia e Climatologia

Cartografia e Fotogrametria

Filosofia

Atividades Complementares

7º semestre

Transferência de Calor

Ciência dos Materiais

Modelagem Ambiental

Poluição Ambiental

Geoprocessamento

Psicologia e Comportamento

Atividades Complementares

7º semestre

Hidráulica Ambiental e Recursos Hídricos

Irrigação e Drenagem

Energias Renováveis e Eficiência Energética

Gestão de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos

Arte e Cultura

Atividades Complementares

8º semestre

Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais

Sistema de Abastecimento de Água e Tratamento de Água e Esgoto

Saneamento Ambiental

Sociedade, Direito e Cidadania

Optativa (Saúde e Qualidade de Vida ou Libras)

Atividades Complementares

9º semestre

Projetos Ambientais

Direito Ambiental

Análise e Simulação de Sistemas Ambientais

Economia Ambiental e dos Recursos Hídricos

Atividades Complementares

Estágio Supervisionado

10º semestre

Ecologia Industrial e Gestão Integrada dos Resíduos

Ergonomia e Segurança do Trabalho

Empreendedorismo

Trabalho de Conclusão de Curso

Oferta Educativa semelhante