Graduação em Engenharia de Produção (Bacharelado) (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Federal de Pelotas

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A Região Sul e a Necessidade de Desenvolvimento de Cursos de Engenharia de Produção Traduzido em números médios, o estudo desenvolvido por Faé e Ribeiro (2005)* revelou que em 2005 no Brasil, eram ofertadas 7,7 vagas para cada milhão de PIB, ou, em termos populacionais, são ofertadas 54,2 vagas para cada milhão de habitantes. No Rio Grande do Sul, por exemplo, eram ofertados 10 Cursos de EP, 770 vagas considerando um PIB de R$ 106,2 bilhões e uma População de 10,19 bilhões. Apesar do Estado do Rio Grande do Sul manter-se estrategicamente bem posicionado perante outros estados avaliando a relação existente entre o PIB e a quantidade de vagas ofertadas, ressalta-se que especificamente a região sul carece de vagas nesta área. Adicionalmente, vale ressaltar que os cursos de Engenharia de Produção proporcionam uma formação profissional capaz de realizar ações que vise administrar e controlar sistemas produtivos complexos. Nesse contexto, este projeto norteia-se pelo compromisso com o desenvolvimento harmônico da região e do país, criando dentro do curso um ambiente de formação para a autonomia crítica. O Curso de Engenharia de Produção da UFPEL não possui ênfase e pode ser caracterizado como “pleno” e assim justifica-se pela necessidade de formar novos profissionais que sejam capazes de atuar, a médio e longo prazo, como agentes de formação da cidadania e de transformação social do contexto econômico e sociopolítico em diverentes setores da economia da metade sul do Rio Grande do Sul. Admitindo-se que a zona sul tem como potencialidades o Bicombustível, a Agroindústria, a Indústria de Alimentos, a Indústria da Madeira e da Celulose, e a Indústria Naval motivada pela encomendas da Petrobras que estão puxando uma onda de investimentos em modernização e a construção de Plataformas e Navios Petroleiros na Cidade de Rio Grande. Verifica-se que o Engenheiro de Produção é um profissional imprescindível para o desenvolvimento dos setores citados, pois o mesmo é capacitado a estudar e analisar a gestão dos sistemas de produção de bens e serviços com o propósito de aperfeiçoar as suas diferentes atividades produtivo-operacionais. * FAÉ, C. S.; RIBEIRO, J. L.D.; Um retrato da engenharia de produção no Brasil. Revista Gestão Industrial v. 01, n. 03 : pp. 315-324, 2005. Premissas do Projeto As premissas de concepção do projeto do curso de Engenharia de Produção da UFPEL são fundamentadas na seguinte legislação: * Lei 5.194, de 24 de Dezembro de 1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências; * Resolução No. 218, de 29 de Junho de 1973, que discrimina as atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia; * Resolução Nº 235, de 09 de Outubro de 1975, que institui as atividades profissionais do Engenheiro de Produção; * Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. * Portaria MEC No 4.059, de 10 de Dezembro de 2004, que autoriza aos cursos de graduação a oferecerem até 20% de sua carga horária total como atividades semi-presenciais; * Matriz de Conhecimento da Engenharia de produção (Resolução 1010/05 CONFEA) Objetivos O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da UFPel atende plenamente a Resolução CNE/CES 11 de 11 de Março de 2002, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, e as finalidades do ensino superior descritas no artigo 43 da Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia em seu artigo terceiro, diz-nos que: “O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.” Assim, o curso de Engenharia de Produção objetiva preparar um profissional com visão técnico-humanista com caráter generalista. Além disso, o perfil desejado para egresso do curso de engenharia de produção da UFPEL é de uma formação ciêntífica e profissional que capacite o engenheiro de produção a identificar, prevenir e solucionar problemas ligados as atividades de projeto, operação, gestão e melhoria de sistemas de produção considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética. Competências dos Egressos O curso visa proporcionar competências em todos os campos de atuação do conhecimento sugeridos pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) para o engenheiro de produção, com destaque para as seguintes: * Capacidade de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas; competência desenvolvida em disciplinas associadas à diversas áreas da Engenharia de produção; * Capacidade de planejar e gerenciar sistemas produtivos, competência desenvolvida em disciplinas associadas à área de Engenharia dos Processos Físicos de Produção; * Capacidade de planejar e gerenciar sistemas de qualidade, incorporando conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria, competência desenvolvida em disciplinas associadas à área de Engenharia da Qualidade; * Capacidade de planejar e gerenciar a saúde, segurança e organização do trabalho, competência desenvolvida em disciplinas associadas à área de Ergonomia; * Capacidade de utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões, competência desenvolvida em disciplinas associadas à área de Pesquisa Operacional e Engenharia da Qualidade; * Capacidade de planejar, gerenciar e melhorar aspectos organizacionais através do desenvolvimento de estratégias empresariais de médios e longos prazos, através da previsão da evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade, competência desenvolvida em disciplinas associadas às áreas de Engenharia Organizacional; * Capacidade de planejar e gerenciar economicamente sistemas produtivos através da gestão de custos e gestão econômica, de investimentos e de riscos, competência desenvolvida em disciplinas associadas à área de Engenharia Econômica; * Capacidade projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidascompetência desenvolvida em disciplinas associadas às áreas de Engenharia Organizacional e Engenharia dos Processos Físicos de Produção; * Capacidade de planejar, gerenciar e melhorar organizações com base na gestão da informação e utilização de tecnologias adequadas, competência desenvolvida em disciplinas associadas às áreas de Engenharia Organizacional; * Capacidade de compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização dos recursos escassos quanto à disposição final dos resíduos e rejeitos, atento a sustentabilidade, competência desenvolvida em disciplinas associadas à área de Engenharia dos Processos Físicos de Produção. As competências descritas acima tem correspondência direta com as seis campos de atuação e sub-campos de atuação sugeridos pela ABEPRO, a saber: * Engenharia dos Processos Físicos de Produção (Métodos e Processos de Produção, Planejamento e Controle de Produção; Logística da Cadeia de Suprimentos; Projeto de instalações Industriais; * Planejamento e Controle do Produto e Sistemas de Gestão dos Recursos Naturais); Engenharia da Qualidade (Controle Estatístico, Organização Metrológica, Normalização, Certificação de Qualidade, Confiabilidade de Processos e Produtos); * Ergonomia (Ergonomia e Biomecânica, Projeto e Organização do Trabalho e Gestão de Riscos e acidentes); * Pesquisa Operacional (Modelagem; Simulação e otimização; Modelos estocásticos de decisão e análise); * Engenharia Organizacional (Projeto do Produto e da Inovação Tecnológica, Gestão da Informação, Gestão Estratégica e Organizacional, Redes de Empresas e Gestão de Projetos); * Engenharia Econômica (Gestão Econômica e de Investimentos e de Riscos e Gestão de Custos). Nesse sentido ressalta-se que o acadêmico obterá as competências por meios das disciplinas e as atividades curriculares complementares desenvolvidas ao longo do curso.

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