Graduação em Engenharia Química (Salvador, Bahia)

Universidade Salvador

Localização:Salvador - Bahia

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Engenharia Química é a área que se dedica à concepção, ao desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e à aplicação dos Processos Químicos e dos seus Produtos. Neste âmbito, inclui-se a análise econômica, o dimensionamento, a construção, a operação, o controle e a gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e a formação nesses domínios (American Institute of Chemical Engineers). Logo, o Engenheiro Químico é o profissional que elabora, executa e controla projetos de instalação e expansão de indústrias químicas. Ou seja, é ele quem participa de todas as etapas do processo de produção e transformação físico-química de substâncias em escala industrial.
O Curso de Engenharia Química da UNIFACS

O curso de Engenharia química da UNIFACS oferece aos seus estudantes condições para o desenvolvimento de uma sólida base técnico-científica, formação necessária à execução das atividades desenvolvidas pelo Engenheiro Químico - além da formação de profissionais empreendedores, dotados de conhecimentos técnicos, também aptos para gerir negócios, fator de destaque em um mercado competitivo.

Dentre os diferenciais do curso podemos destacar os seguintes programas:

• Projeto Acadêmico interdisciplinar (PAI) : Programa que promove a interação entre diferentes disciplinas em um mesmo projeto, oferecendo ao aluno uma visão ampla e sistêmica do curso, e desenvolvendo novas habilidades como trabalho em equipe, criatividade e inovação;

• LABORATÓRIOS DE PESQUISA: Diversos laboratórios de pesquisa como o Laboratório de Petróleo e Gás, o Laboratório de Catálise e Meio Ambiente, o Laboratório de Energética Química e o Laboratório de Processos industriais, montados com recursos obtidos através de projetos com órgãos de fomento, tais como CNPq, FAPESB, FINEP, CAPES, ANP e da própria Universidade, dão oportunidade para inúmeros grupos desenvolverem projetos relevantes e criam condições para os alunos desenvolverem trabalhos de Iniciação Científica e interagirem com os alunos dos Programas de Mestrado e de Doutorado.

• Projeto acadêmico de pesquisa (PAPEQ): Visa o contato do aluno com o mundo científico, inicialmente através de um ciclo de palestras com temas voltados para as áreas de pesquisa em desenvolvimento na UNIFACS e, posteriormente, com a inserção dos alunos nos projetos desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa da Instituição, juntamente com os professores pesquisadores, que orientam os trabalhos e preparam os alunos para a pesquisa acadêmica associada ao desenvolvimento de tecnologia e novos materiais;

• LABORATÓRIO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS: Equipado com planta-piloto constituída de equipamentos utilizados na indústria, como válvulas de controle, bombas, tanque, sistema de controle e automação, que permitem a simulação de um processo real para utilização em aulas práticas de engenharias para inúmeras disciplinas, facilitando a visualização e o contato do aluno com o processo industrial.

• Curso de Proficiência: Geralmente os alunos apresentam grande dificuldade nos conteúdos adquiridos no 2º grau. No intuito de sanar esta deficiência a Universidade, no inicio de cada semestre promove um curso para reforço nas disciplinas de matemática e física, para revisão dos conteúdos do ensino médio, preparando o aluno para os novos conceitos da Universidade.

• Escola de Química E2Q: A Escola de Engenharia Química é um evento idealizado pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Química da UNIFACS, com o apoio da coordenação de Engenharia Química. O evento tem como finalidade reunir estudantes de diversas instituições de ensino superior em Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Química Industrial e alunos de outros cursos de graduação, assim como estudantes de cursos tecnológicos, de toda a região, para palestras, visitas técnicas e minicursos.

• PÓS-GRADUAÇÃO: Além dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, como o Mestrado em Regulação da Indústria de Energia, oferecidos pela UNIFACS, existe, especificamente na área da Engenharia Química, o Doutorado multiinstitucional em Engenharia Química (convênio com o Departamento de Engenharia Química da UFBA), o único do estado da Bahia.

MERCADO

A principal característica do Engenheiro Químico é a abrangência da sua atuação nas mais diversas áreas da cadeia produtiva. Áreas como a petroquímica, de alimentos, farmacêutica, de cimento, mineral, siderúrgica e de produtos químicos industriais, cosméticos e polímeros são alguns dos exemplos de onde este profissional pode atuar. Nessas indústrias, o Engenheiro Químico presta consultorias, elabora projetos e é responsável por processo, produção e qualidade de produtos, além da parte de pesquisa e desenvolvimento.

Os campos de atuação mais frequentes são as indústrias dos setores de:

• Química e Petroquímica;
• Açúcar e Álcool;
• Farmacos e Química Fina;
• Alimentos e Bebidas;
• Papel e Celulose;
• Materiais de Construção, Plásticos, Refratários e Cerâmicos;
• Fertilizantes;
• Tintas e Vernizes;
• Cosméticos e Perfumes.

Nesse contexto, o engenheiro químico poderá se ocupar de áreas como:

• Engenharia de Processos e de Produção;
• Engenharia Ambiental;
• Automação industrial;
• Bioengenharia;
• Engenharia de Segurança;
• Pesquisa, Desenvolvimento e Docência.
• Gerência de Tecnologia e Economia de Processos;
• Vendas Técnicas.



Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o engenheiro químico no Brasil encontra-se em expansão, com bom potencial de crescimento para os próximos anos. Devido à gama de áreas de atuação, o profissional com boa formação teórica e bons conhecimentos de química e ciências exatas tem espaço garantido neste promissor mercado. Para se ter uma idéia, há poucos engenheiros com especialização em química. Como se pode perceber, o número de profissionais se formando nesta área ainda é pequeno quando comparado com outras profissões mais procuradas, o que abre espaços no mercado para estudantes de qualidade.

Entre os setores que mais crescem estão a área de automação e controle, que implementa a automatização dos processos produtivos com a redução de defeitos e padronização da produção; a biotecnologia, que é o estudo e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos; e também a área de petroquímica, que desenvolve estudos e projetos ligados ao petróleo.

Os engenheiros químicos podem encontrar emprego numa grande variedade de organizações. No setor privado, em indústrias químicas, agroalimentares, cerâmicas, vidreiras, têxteis, petrolíferas, siderúrgicas, de celulose, de cosméticos e perfumaria, farmacêuticas; em empresas de serviços: empresas de consultoria na área do ambiente, por exemplo. No setor público, as possibilidades de trabalho surgem, sobretudo, nas câmaras municipais, nos laboratórios de investigação e nos estabelecimentos de ensino secundário ou superior.

Plano de estudos

Matriz Curricular

1º semestre

Cálculo Diferencial

Química Geral I

Engenharia Química e Processos

Algorítimos e Programação

Geometria Analítica e Algebra Linear

Comunicação

Atividades Complementares

2º semestre

Cálculo Integral

Química Geral II

Mecânica dos Sólidos

Desenho Técnico

Probabilidade e Estatística

Introdução ao Trabalho Científico

Atividades Complementares

3º semestre

Química Inorgânica

Físico Química I

Física - Eletricidade

Equações Diferenciais e Séries

Cálculo Numérico

Conjuntura Econômica

Atividades Complementares

4º semestre

Cálculo Avançado

Química Orgânica Aplicada

Física - Ondas e Calor

Fundamento de Processos Químicos

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Atividades Complementares

5º semestre

Físico Química II

Mecânica dos Fluidos

Tecnologia dos Materiais

Termodinâmica Básica

Filosofia

Atividades Complementares

6º semestre

Transferência de Calor

Termodinâmica de Equilíbrio

Química Analítica Aplicada

Processos Industriais

Psicologia e Comportamento

Atividades Complementares

7º semestre

Transferência de Massa

Cinética e Reatores Homogênios

Operações Unitárias I

Gestão Ambiental

Cálculo Numérico Aplicado à Engenharia Química

Arte e Cultura

Empreendedorismo

Atividades Complementares

8º semestre

Operações Unitárias II

Simulação de Processos

Cinética e Reatores Heterogênios

Mecânica dos Sólidos Aplicada

Sociedade, Direito e Cidadania

Metodologia da Pesqisa Aplicada à Engenharia

Estágio Supervisionado

Atividades Complementares

9º semestre

Operações Unitárias III

Planejamento de Processos

Controle de Processos

Optativa (Saúde e Qualidade de Vida ou Libras)

Trabalho de Conclusão de Curso

Atividades Complementares

10º semestre

Projetos Industriais

Engenharia Bioquímica

Prática de Processos de Engenharia Química

Oferta Educativa semelhante