Graduação em Fisioterapia (Cachoeira, Bahia)

Faculdade Adventista da Bahia

Localização:Cachoeira - Bahia

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Curso
Fisioterapia é uma ciência aplicada cujo objeto de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função.


Como Instituição Educacional propõe-se a evidenciar os valores da cidadania, objetivamente, na compreensão crítica de seu papel estratégico no contexto regional e sócio-econômico , contribuindo para uma transformação modernizadora na elevação dos patamares de educação das novas gerações, oferecendo um ensino superior de qualidade que estimule a formação integral do homem, direcionada não apenas à perspectiva de mercado, como também às necessidades sociais e humanas.

A nossa missão é oferecer educação integral objetivando excelência no serviço a Deus e à humanidade, mediante elevado padrão acadêmico, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de suas potencialidades, comprometimento e responsabilidade ética e social no exercício da Fisioterapia. Dessa forma visa capacitar o profissional para uma visão plena, considerando a vocação institucional global de formar recursos humanos que possam exercer suas atribuições profissionais, com competência e responsabilidade ética, perante as organizações que representam e a sociedade em geral, com interesse pela pesquisa científica e possuidores de visão crítica e analítica, bem como com a capacidade de promover mudanças e tomar decisões, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, a iniciar entre os moradores do Recôncavo Baiano.
Diferenciais
Estágio Curricular
O Estágio Curricular tem como objetivo a integração do ensino teórico com a prática, para a aquisição de experiências nas diversas áreas de atuação profissional possibilitando ao acadêmico a oportunidade de aplicar os conhecimentos desenvolvidos e adquiridos no decorrer do Curso de Fisioterapia. O estágio da nova Matriz Curricular está dividido em três etapas: estágio supervisionado I, II e III.
Estágio supervisionado I: este estágio é de caráter ambulatorial da área específica da Ortopedia. Seu eixo básico da fisioterapia ocorre durante o 6º período, sendo realizado na Clínica-Escola da FAFIS e tendo ênfase em Terapias Manuais, Recursos Terapêuticos Naturais e Hidroterapia. Esta etapa tem duração total de 216 horas.
Estágio supervisionado II: este estágio é de caráter ambulatorial e domiciliar. É subdividido em duas áreas: a) de cumprimento obrigatório, tendo uma abordagem específica em Neurologia para pacientes adultos e pediátricos; b) de cumprimento opcional, que são Reabilitação Cardiovascular e Fisioterapia no Programa da Saúde da Família (PSF), das quais o aluno opta por uma. Pretende-se acrescentar aos estágios de caráter opcional as seguintes áreas: Saúde do Idoso e Saúde da Mulher, para servir melhor a comunidade e aumentar a diversidade das áreas opcionais. Este estágio ocorre no 7º período e tem duração total de 324 horas.
Estágio supervisionado III: corresponde à atenção terciária e é de caráter hospitalar. Neste momento o discente realiza os estágios em Clínica-Médica, Clínica-Cirúrgica, Fisioterapia para Lesados Medulares, Queimados; Fisioterapia em Ortotraumatologia, Fisioterapia na UTI de adulto, UTI pediátrica e UTI neonatal. Este estágio também possui flexibilidade de escolha, sendo que os estágios em UTI de adulto e Ortotraumatologia têm caráter obrigatório. Esta fase ocorre no 8º período e tem duração total de 450 horas.
O Curso de Fisioterapia conta com infra-estrutura adequada para desenvolver a prática da assistência primária à terciária, quer seja na Clínica-Escola da própria Instituição ou fora, mantendo convênios em Salvador, Feira de Santana e municípios vizinhos. Através desses convênios com entidades públicas e privadas, que gozam de prestígio na prestação de serviços em saúde, a FAFIS possibilita a participação do educando na prestação de serviços qualificados de Fisioterapia.
Os estágios são supervisionados por docentes fisioterapeutas, com vasta experiência profissional nas específicas áreas de atuação. É estabelecida, além da rotina assistencial (individual ou de grupo), uma rotina de estudos, reuniões de supervisão, estudo de casos e apresentação de artigos científicos, dentre outros.
São requisitos exigidos do discente para o início ao estágio curricular; a) que esteja em dia com suas obrigações acadêmicas; e b) que não conste mais de uma dependência em seu registro acadêmico.
Os grupos de estágio são formados com número máximo de seis alunos por supervisor, conforme a Resolução COFFITO-139, de 18.11.1992 (D.O.U. de 26.11.92), sendo que este número pode variar para um número inferior de alunos por supervisor, dependendo da especificidade do estágio e as exigências do Centro de Controle de Infecção Hospitalar de cada hospital conveniado.
INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA
INCENTIVO ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA
A Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS, entende que a sua participação como uma Instituição de Ensino Superior apenas será efetiva se tomar como ponto de partida os diferentes atores sociais que a compõem, interagindo saberes e práticas para o conhecimento científico e tecnológico, pautado na criatividade e na inovação, de forma a promover atividades de Pesquisa e Desenvolvimento comprometidas com o desenvolvimento regional.
Desta maneira tem incentivado a prática investigativa através das seguintes ações:
Pesquisa
As atividades de pesquisa comprometidas com o desenvolvimento regional e prática investigativa através das seguintes linhas de pesquisa: fisioterapia clínica e fisioterapia experimental c/ os seguintes núcleos funcionantes (Cicatrização de tecido cutâneo, Cicatrização de tecido muscular, Cicatrização do tecido nervoso periférico) cardiologia (diabetes, HAS e exercício, anemia falciforme),
Monitorias
A Faculdade promove a iniciação científica por meio de bolsas para monitorias que são oferecidas em diversas disciplinas com amplos conteúdos práticos. As vagas são oferecidas ao final de cada ano, sendo classificadas em vagas para monitores bolsistas e voluntários. A Faculdade tem um regimento específico para a realização.
Comitê de Ética e Pesquisa
O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Adventista de Fisioterapia – COÉTICA FAFIS, foi instituído em agosto de 2004 de acordo com o que determina a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS) e visa identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos.
O COÉTICA FAFIS é encarregado da avaliação ética de qualquer projeto de pesquisa envolvendo seres humanos, emitindo pareceres consubstanciados sobre os aspectos éticos, prevendo o impacto de tais atividades sobre o bem-estar geral e os direitos básicos ou de indivíduos e populações humanas. Dessa forma, desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica.
Desde a sua criação, qualquer projeto que envolve pesquisa com seres humanos, sobretudo os trabalhos de conclusão de curso realizados pelo corpo discente, deverão passar pela análise e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Para tanto, o COÉTICA tem realizado uma série de treinamentos com professores e alunos da Faculdade de Fisioterapia para utilização da base de dados SISNEP. Este trabalho tem como objetivo conscientizar alunos e professores quanto à importância da realização das pesquisas envolvendo seres humanos dentro dos parâmetros éticos estabelecidos em nosso país. Também são apresentados os procedimentos para o encaminhamento de um projeto de pesquisa envolvendo seres humanos.
Fórum Estudantil de Pesquisa em Fisioterapia
Fruto do sucesso das pesquisas realizadas como Trabalho de Conclusão de Curso, o Fórum Estudantil de Pesquisa em Fisioterapia acontece um vez por ano e faz parte do Calendário Acadêmico Institucional. Seu objetivo é incentivar a prática de pesquisa em fisioterapia e tornar público os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas diversas áreas contempladas pelo Projeto Pedagógico do Curso.

INFRA-ESTRUTURA E AMBIENTES DIVERSIFICADOS
O estudante da Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS conta com a seguinte infra-estrutura e espaços diversificados, os quais contribuem positivamente para sua formação integral:
SALAS DE AULA
Cada sala de aula da FAENE se constitui num lócus privilegiado para o processo de ensino e de aprendizagem, montada com carteiras universitárias ergométricas, quadro branco e vídeo projetor, facilitando a realização de procedimentos de ensino e de avaliação compatíveis com a necessidade do curso.
BIBLIOTECA
A Biblioteca do Ensino Superior constitui recurso acadêmico imprescindível à garantia da produção e sistematização de conhecimentos, como matéria-prima do processo educacional. Está organizada de acordo com o Sistema Decimal Dewey, 20ª edição, para o processo de classificação bibliográfica, e de acordo com o Código AACR2 (Anglo-American Catalog Rules) para a catalogação.
Com o acervo totalmente automatizado, o sistema de atendimento é de livre acesso aos catálogos, terminais de consulta e estantes de livros, auxiliado por pessoal habilitado. Dispõe de serviços de consulta, empréstimo, reserva e outros, facultados a alunos, professores e membros da comunidade devidamente cadastrados.
O acervo da Biblioteca do Ensino Superior pode ser consultado através do portal da Instituição, viabilizando a pesquisa ‘on-line’, servindo como uma ponte entre os conteúdos teóricos e práticos das aulas e as fontes de informação especializadas.
Mercado de Trabalho
A Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais (COFFITO).

O mercado de trabalho para o fisioterapeuta é, sem dúvida, amplo, tendo em vista alguns fatores relevantes como localidade, especialidade e forma de atuação, entre muitos outros que poderiam ser destacados.

O Curso de Fisioterapia da Faculdade Adventista de Fisioterapia oferece ao aluno a possibilidade de obter o grau de Bacharel em Fisioterapia, profissional de nível superior, membro integrante das Ciências da Saúde. O profissional graduado em Fisioterapia pela Faculdade Adventista de Fisioterapia será capaz de agir de forma efetiva nos diferentes níveis e seguimentos da saúde:

- Fisioterapia Clínica: Hospitais e Clínicas, Ambulatórios, Consultórios e Centros de Reabilitação;
- Saúde Coletiva: Programas institucionais, Ações Básicas de Saúde, Fisioterapia do Trabalho e Vigilância Sanitária;
- Outras: Indústria de equipamentos de uso Fisioterapêutico e Esporte.
Perfil Profissional
A Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS forma fisioterapeutas generalistas para atuarem em todos os níveis de prevenção e atenção à saúde, tendo como objeto de estudo o movimento humano, com uma visão científica e tecnológica abrangente e comprometida com a demanda social do Estado, profissionais que saibam respeitar os princípios éticos e cristãos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade, tendo como objetivo preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, sendo um profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir, por iniciativa própria, conhecimentos que possam garantir uma educação continuada e permanente.

Além de contemplar a formação do profissional prevista nas Diretrizes Curriculares do Curso de Fisioterapia, a Faculdade Adventista de Fisioterapia - FAFIS, forma fisioterapeutas com ênfase em Saúde Coletiva, visando sua participação ativa no Sistema Único de Saúde como agente facilitador no processo de atenção à saúde. Da mesma forma, a iniciação científica possibilita que um egresso desta Instituição entenda que suas ações devem estar baseadas em evidências.

Oferta Educativa semelhante