Localização:Franca - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
O curso de Geografia visa à formação de profissionais capazes de compreender como o meio geográfico influencia a realidade social em que vivemos, com a perspectiva de se destacar a importância do equilíbrio entre o homem e a natureza. Fundamentos técnicos habilitam o aluno para o desempenho de funções que vão além da docência da geografia no ensino fundamental e médio.
A grade curricular do curso objetiva capacitar o aluno para a discussão e solução de problemas concernentes aos recursos naturais do país, tanto em nível regional quanto nacional. Além disso, as disciplinas incentivam a pesquisa geográfica e a reflexão teórica sobre os mais variados temas da geografia humana e da geografia física, entre os quais: a interação entre as atividades do homem e os fenômenos físicos da superfície terrestre, como, por exemplo, as condições das bacias hidrográficas e as alterações climáticas resultantes da depredação do meio ambiente pelo homem; a importância do meio físico na relação geopolítica entre os Estados; a relação campo-cidade e os fenômenos migratórios; entre outros temas.
O profissional formado em geografia poderá atuar como professor do ensino fundamental e médio em instituições de ensino; prestar consultorias a empresas que necessitem tanto de análises sobre o impacto ambiental de seus projetos quanto de estudos geoeconômicos; auxiliar órgãos públicos, ONGs ou empresas privadas no planejamento físico-espacial urbano e regional e no planejamento turístico (o que envolve analisar, política e economicamente, as questões habitacionais, a dinâmica das classes sociais e a preservação do patrimônio histórico). Além disso, o egresso do curso encontra-se apto a desempenhar funções nas áreas de cartografia, produzindo mapas temáticos, e de geoprocessamento.
A ênfase que vem sendo dada ao planejamento de políticas de desenvolvimento sustentável indica que a busca pela formação em geografia configura-se em uma escolha acertada tanto para o desempenho de funções técnicas quanto para a prática docente, conscientizando as futuras gerações sobre o impacto do homem junto à natureza e sobre a necessidade de uma relação harmoniosa com seus semelhantes e com os meios físico e natural.
A grade curricular do curso objetiva capacitar o aluno para a discussão e solução de problemas concernentes aos recursos naturais do país, tanto em nível regional quanto nacional. Além disso, as disciplinas incentivam a pesquisa geográfica e a reflexão teórica sobre os mais variados temas da geografia humana e da geografia física, entre os quais: a interação entre as atividades do homem e os fenômenos físicos da superfície terrestre, como, por exemplo, as condições das bacias hidrográficas e as alterações climáticas resultantes da depredação do meio ambiente pelo homem; a importância do meio físico na relação geopolítica entre os Estados; a relação campo-cidade e os fenômenos migratórios; entre outros temas.
O profissional formado em geografia poderá atuar como professor do ensino fundamental e médio em instituições de ensino; prestar consultorias a empresas que necessitem tanto de análises sobre o impacto ambiental de seus projetos quanto de estudos geoeconômicos; auxiliar órgãos públicos, ONGs ou empresas privadas no planejamento físico-espacial urbano e regional e no planejamento turístico (o que envolve analisar, política e economicamente, as questões habitacionais, a dinâmica das classes sociais e a preservação do patrimônio histórico). Além disso, o egresso do curso encontra-se apto a desempenhar funções nas áreas de cartografia, produzindo mapas temáticos, e de geoprocessamento.
A ênfase que vem sendo dada ao planejamento de políticas de desenvolvimento sustentável indica que a busca pela formação em geografia configura-se em uma escolha acertada tanto para o desempenho de funções técnicas quanto para a prática docente, conscientizando as futuras gerações sobre o impacto do homem junto à natureza e sobre a necessidade de uma relação harmoniosa com seus semelhantes e com os meios físico e natural.
Plano de estudos
Disciplinas
Atividades complementares
Cartografia geral
Climatologia
Fundamentos da antropologia e da sociologia
Fundamentos da filosofia e da economia
Geologia
História da áfrica negra
História do pensamento geográfico
História econômica política e social do Brasil
Leitura e produção de textos
Metodologia da geografia e da pesquisa
Prática de ensino I
Psicologia da educação
Atividades complementares
Cartografia temática
Didática
Ecologia e biogeografia
Estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio
Estágio supervisionado
Geografia agrária
Geografia urbana
Geomorfologia
Hidrografia
História contemporânea I
História contemporânea II
Prática de ensino II
Análise de impactos ambientais
Atividades complementares
Demografia e análise populacional
Estágio supervisionado
Filosofia da ciência
Geografia econômica do Brasil
Geografia física do Brasil
Geografia regional - mundo contemporâneo
Geopolítica
Língua brasileira de sinais-libras
Prática de ensino III
Trabalho de conclusão de curso
Atividades complementares
Cartografia geral
Climatologia
Fundamentos da antropologia e da sociologia
Fundamentos da filosofia e da economia
Geologia
História da áfrica negra
História do pensamento geográfico
História econômica política e social do Brasil
Leitura e produção de textos
Metodologia da geografia e da pesquisa
Prática de ensino I
Psicologia da educação
Atividades complementares
Cartografia temática
Didática
Ecologia e biogeografia
Estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio
Estágio supervisionado
Geografia agrária
Geografia urbana
Geomorfologia
Hidrografia
História contemporânea I
História contemporânea II
Prática de ensino II
Análise de impactos ambientais
Atividades complementares
Demografia e análise populacional
Estágio supervisionado
Filosofia da ciência
Geografia econômica do Brasil
Geografia física do Brasil
Geografia regional - mundo contemporâneo
Geopolítica
Língua brasileira de sinais-libras
Prática de ensino III
Trabalho de conclusão de curso