Graduação em História (Bacharelado) (Salvador, Bahia)

Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador

Localização:Salvador - Bahia

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos do curso No momento de construir esta reforma curricular, fez-se importante pensar um currículo que rompa com a tendência que separa a história, de maneira estanque, em passado e presente, negando o presente enquanto construção, que se liberte das tradições que definem o estudo do “passado morto, separado do presente, de forma que a história de um período ou acontecimento se torne inteligível para a sociedade, quando já é definitivamente passado”1. Propõe-se, assim, um curso que evite a dicotomia entre licenciatura e bacharelado, na perspectiva de contemplar conteúdos históricos/historiográficos, metodológicos, pedagógicos e de formação geral; teoria e prática integradas através de estágios realizados ao longo dos estudos, voltados para o desenvolvimento das habilidades cognitivas do graduando. • Desta forma, o presente projeto curricular tem como objetivos: • buscar o estímulo ao desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo; • dar ênfase na formação geral, interdisciplinar e ética; • promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; • contribuir para a formação do profissional e do cidadão, buscando o equilíbrio entre preparo científico, técnico e humanístico; • garantir o planejamento de espaços para a socialização de experiências pedagógicas, recorrendo inclusive às novas tecnologias da informação e comunicação e procedimentos de ensino à distância; • articular a graduação com a pós-graduação; • dar ênfase ao permanente processo de educação para a formação profissional; • capacitar profissionalmente os alunos para o exercício do magistério em História nos níveis fundamental e médio; • articular ensino, pesquisa e extensão através de manuseio do acervo documental, incentivando a elaboração de trabalhos de conclusão de curso; • contribuir para a formação dos profissionais de história no trabalho de conscientização sobre a importância da preservação e revitalização do patrimônio histórico e cultural. Perfil do Profissional O curso de História da Universidade Católica do Salvador tem como objetivo formar profissionais capazes de refletir teoricamente, realizar pesquisa e docência. Esses objetivos são vistos como inseparáveis e abordados a partir de uma perspectiva crítica, baseada no reconhecimento das estruturas e das diversidades sócioculturais, das pluralidades de interpretações e das representações sociais. O profissional habilitado em História pela UCSal será aquele que, simultaneamente, como pesquisador e docente, desenvolverá atividades relacionadas à produção do conhecimento histórico historiográfico, planejando e executando todas as tarefas da pesquisa; lecionando conhecimentos históricos no ensino dos diversos níveis, organizando atividades de assessoria, consultoria, coordenação e intervenção. O curso pretende preparar o profissional de história para que ele possua, no conjunto de sua formação, competência e habilidade para atuar como docente e pesquisador do patrimônio, da memória e dos acervos das instituições. [1] SELVA, Guimarães Fonseca. Caminhos da história Ensinada, Campinas: Papirus, 1993. Sabe-se que o profissional, em qualquer área, existe pela forma como produz e não necessariamente pelo resultado da sua produção. O historiador tem, no fazer cotidiano, variadas possibilidades, mas isso não o fará mais ou menos historiador, e sim um profissional que tenha habilidades e competências variadas, sejam elas de pesquisa ou extensão. Dentre estas, lida com o saber acadêmico e com o meio profissional em pesquisa individualizada na Universidade ou nas instituições públicas e privadas (pesquisa, memória, patrimônio, meio ambiente, acervos, etc), nas escolas de ensinos médio e fundamental. Um profissional de História capaz de interagir com várias áreas do conhecimento, através de uma sólida formação interdisciplinar, procurando alargar as dimensões de trabalho do historiador em diferentes demandas da sociedade: investigação histórica, ensino, preservação do patrimônio cultural; assessoria a produções econômicas, políticas, turísticas e culturais; assessoria a movimentos políticos e sociais. Deve, ainda, ser um profissional dotado de espírito crítico, capaz de realizar tarefas concernentes à especificidade da História: a necessidade de trabalhar associando teoria, método e manejo de dados empíricos; de captação do tempo social, do espaço social e dos agentes sociais no tocante aos diferentes períodos e sociedades; de construção da memória; das relações entre as sociedades e os tempos históricos; da multiplicidade, diversidade, sociabilidade e temporalidade. Um profissional com formação específica, comprometido com ampla ação social, que possa contribuir e interagir com outras áreas afins e com diferentes demandas sociais. Este profissional deverá estar apto para: • relacionar-se criticamente com a construção do conhecimento em história; • investigar o objeto de estudo com espírito criativo e conduta sistemática, construindo instrumentos pertinentes, organizando as informações e fazendo a síntese das conclusões; • analisar, criticamente, os processos de transformação da sociedade e propor soluções alternativas, com ética, responsabilidade e compromisso social; • aplicar os conhecimentos acadêmicos à prática profissional, desenvolvendo novas competências e ampliando as habilidades; • entender as diferentes concepções metodológicas que servem de base para a construção de paradigmas de reflexão, investigação e análise das relações sócio-históricas; • exercitar o magistério na área de História, nos diversos níveis, agindo, ensinando e transformando o conjunto de saberes históricos; • promover e avaliar políticas sociais, econômicas e culturais em projetos diversos; • organizar, assessorar, realizar consultoria, pesquisar e lecionar em atividades que envolvam história, memória e cidadania.

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