Graduação em Letras - Habilitação em Português e Literatura (Licenciatura) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

UNISUAM - Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A base da comunicação humana é a linguagem, a maneira mais prática de interagir com a sociedade. Os licenciados em Letras trabalham com a educação, em especial no primeiro e segundo segmentos, nas áreas de língua portuguesa e inglesa (no caso dos licenciados em Português-Inglês), com suas respectivas literaturas e culturas. Podem atuar ainda como críticos literários, assessorando eventos culturais, e na redação e revisão dos mais diversos textos. Empresas de todos as áreas, editoras, escolas, espaços culturais e os mais diversos locais em que são desenvolvidos a leitura, interpretação, revisão e redação são alguns dos locais indicados para a atuação do profissional de Letras.
Na UNISUAM você encontrará um corpo docente formado por professores antenados com o mercado e com as novas tendências. Aliado a uma estrutura curricular de qualidade e inovadora, você estará preparado para os desafios do mercado.
Projeto Pedagógico
Missão
O atual currículo do Curso de Letras, reformulado e implantado a partir de 2004, envolve disciplinas que reforçam o conhecimento do aluno em sua área específica, valorizam a cultura brasileira - tendo a língua e a literatura como fatores determinantes - buscam desenvolver sua capacidade de produção textual e incentivá-lo às atividades de pesquisa e extensão.

Proporciona ao futuro profissional condições de atuar no mercado de trabalho, criando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho da profissão, criando métodos pedagógicos voltados para o exercício da cidadania.
Ensino
O curso de Letras forma em Licenciatura Plena oferecendo as seguintes habilitações: Português-Literatura, Português-Inglês, oferecendo uma articulação entre Ensino - Pesquisa - Extensão.Tem por objetivo desenvolver as competências e habilidades de cada área comum e específica do curso, integrando os conhecimentos ao longo do curso.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso são orientados por docentes especializados na área a que se destina a monografia.

O curso apresenta, ainda, dois cursos de Pós-Graduação Lato Sensu:

Língua Portuguesa - Gramática, Leitura e Produção de Textos e Língua Inglesa - Linguística Aplicada ao Mercado de Trabalho, com carga horária de 380 horas, e mais 40 horas opcionais.
Pesquisa
Anualmente o curso oferece projetos de iniciação científica em áreas variadas, e a seleção dos alunos é realizada através de processo interno.

Extensão
Vinculado aos projetos de extensão da Instituição, destaca-se o Curso de Nivelamento de Língua Portuguesa, cujo público-alvo são os alunos que ingressam na Instituição e que necessitam de uma atualização da Língua Portuguesa e/ou minorar as dificuldades existentes com relação ao aprendizado e desenvolvimento da língua materna. Este curso procura também ampliar as frentes de estágio para os alunos do curso de Letras que nele atuam como professores-estagiários, sob a orientação dos docentes responsáveis pela Prática de Ensino.

O curso oferece o Nivelamento de Língua Inglesa que visa reduzir as dificuldades iniciais relativas ao nível de fluência das Línguas Estrangeiras, ampliando as habilidades lingüísticas essenciais para o acompanhamento das aulas.

O Projeto Pré-vestibular comunitário oferece campo de estágio nas disciplinas de: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura e Redação.

Periodicamente, o corpo docente de Letras oferece cursos de aprimoramento acadêmico e organiza eventos variados como: Simpósio Anual de Língua e Literatura, semanas acadêmicas, palestras, fóruns, seminários, oficinas, ciclo de apresentação de monografias, aberto para alunos da Instituição, alunos egressos e promovendo o intercâmbio acadêmico com outras instituições superiores.
Infraestrutura
• Biblioteca informatizada com acervo constituído de livros, periódicos, bases de dados, DVDs etc
• Laboratórios de Informática
• Centro Cultural UNISUAM - CCULT
• Laboratório de Línguas
• Auditórios

Oferta Educativa semelhante