Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (Licenciatura) (Bauru, São Paulo)

Universidade do Sagrado Coração

Diploma oferecido:Licenciado em Letras - Língua Portuguesa

Localização:Bauru - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A PROFISSÃO

O Curso de Letras Português - Português forma professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de português e das literaturas de língua portuguesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, e também capazes de articular as realidades histórico-culturais e histórico-sociais em que estão inseridos, conscientes de seus papéis de educadores e orientadores.
O PROFISSIONAL

O Profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem. Sua atuação e postura são permeadas por aguçado senso crítico e ético. É atualizado em relação ao momento em que vive e ao desenvolvimento de sua área de atuação, e continuamente comprometido com a pesquisa.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado em Letras Português pode atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio, ou ainda em faculdades e universidades, caso venha a cursar pós-graduação. Pode atuar na mídia em geral, como revisor de textos em agências de publicidade e editoras de livros; pode produzir materiais lingüístico-literários, didáticos e paradidáticos. Pode trabalhar em escolas de idiomas ou como autônomo, lecionando emj grupos ou tendo alunos particulares, em casa, na empresa ou mesmo pela internet. Em síntese, o graduado pode criar habilidades para trabalhar com línguas, literatura e textos em geral, com a possibilidade, por isso, de operar em áreas diversas. No caso do magistério, com o crescimento do ensino médio e do ensino superior privado, o mercado de trabalho vem absorvendo rapidamente os profissionais da área.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

O curso de Letras tem como objetivos gerais a formação de professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino das línguas e das literaturas específicas de cada habilitação e para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Visa, também, a possibilitar ao aluno um conhecimento teórico amplo, dentro de uma formação generalista e integradora que lhe permita não só desenvolver independência e criticidade de pensamento, mas também versatilidade e criatividade para que seja capaz de adequar-se às constantes mudanças no campo educacional. Quanto aos objetivos específicos, o curso de Letras visa a levar o aluno ao domínio das línguas estudadas nos seus principais níveis: fonológico, morfológico, sintático e semântico; a identificar nas línguas e literaturas estudadas os aspectos mais relevantes da expressão cultural e artística dos povos que elas representam e a desenvolver uma pedagogia crítica, libertadora e alicerçada no respeito às diferenças lingüísticas dos seus futuros alunos.

Plano de estudos

DISCIPLINAS

Comunicação e expressão
Educação para diversidade
Líng. Port.- morfossintaxe I
Linguística I
Métodos e técnicas da pesquisa
Tecnologias de informação na educação
Teoria da literatura I
Antropologia
Líng. Port. - morfossintaxe II
Linguística II
Psicologia do desenvolv. E da aprendizagem
Teoria da literatura II
Cultura brasileira
Ética e cultura religiosa
Líng. Port.- filologia
Literaturas de língua portuguesa I
Téc. Da comunic. E expressão em sala de aula
Ambientes educativos e práticas interdisciplinares
Estágio I
Líng. Port. - anál., interpret. E prod. De textos
Literaturas de língua portuguesa II
Organização da educação básica
Estágio II
Língua estrangeira moderna I
Literatura infanto-juvenil
Literaturas de língua portuguesa III
Metodologia de ensino de língua portuguesa e literatura
Pesquisa da prática II: dificuldades de aprendizagem
Sociologia da responsabilidade social
Ativ acad - científico - culturais
Estágio III
Libras
Língua estrangeira moderna II
Literaturas de língua portuguesa IV
Metodologia de projetos educativos
Pesquisa da prática pedagógica I: planejamento e avaliação
Pesquisa da prática pedagógica III: organização de situações de aprendizagem
Tópicos de literatura clássica e universal


Oferta Educativa semelhante