Graduação em Matemática (Licenciatura) (Duque de Caxias, Rio de Janeiro)

Universidade UNIGRANRIO

Localização:Duque de Caxias - Rio de Janeiro

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O CURSO DE MATEMÁTICA
"O projeto pedagógico deste curso é encontrado, para consulta, na biblioteca"
O curso busca formar um profissional que tenha um conhecimento amplo da Matemática, complementado com uma sólida formação pedagógica. Busca, ainda, qualificá-lo para o estudo das questões referentes a uma aprendizagem continuada da Matemática com a aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias, podendo, também desenvolver pesquisas científicas nessa área. Como licenciado, estará apto a exercer atividades docentes nos ensinos Fundamental e Médio. Com ênfase na área de Ensino de Matemática, o graduado poderá trabalhar em programas educacionais, organizando e dinamizando projetos e atividades didáticas multidisciplinares, e estabelecendo relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. O currículo é enriquecido por atividades complementares e por eventos extracurriculares. Assim, o formando em Matemática deverá ter a capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade; de compreender e utilizar conhecimentos matemáticos; de trabalhar em equipes e de exercer liderança; de avaliar livros-texto, estruturar cursos e tópicos de ensino de Matemática.
OBJETIVOS DO CURSO
Com uma equipe constituída por especialistas, mestres e doutores, o Curso de Licenciatura em Matemática da Unigranrio tem como objetivo geral formar o professor de Matemática com uma sólida formação generalista e humanista. Pretende-se, assim, formar o profissional competente, crítico e criativo que, ao tomar conhecimento da realidade socioeconômica e político-cultural do país, busque aprimorar-se no exercício da profissão e da cidadania plena.
OPÇÕES DE CARREIRA
PESQUISA
O profissional poderá desenvolver pesquisas em Matemática Pura, Aplicada ou em Educação Matemática, contribuindo assim para o avanço dessa ciência.
ENSINO
Como professor, o Matemático poderá lecionar em escolas públicas ou particulares, abrangendo os níveis fundamental, médio ou superior. Em geral, para esse último, exige-se especialização, mestrado ou doutorado.
EMPRESAS
Em empresas, o Matemático poderá construir modelos que simulam situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com Físicos, Químicos, Biólogos, Engenheiros, Administradores, entre outros.

Plano de estudos

Desenho Geométrico
Estatística Básica
Funções I
Fundamentos de Álgebra
Lógica e Teoria dos Conjuntos
Funções II
Fundamentos de Geometria
Geometria Analítica
Números Complexos e Equações Algébricas
Prática Docente I
Álgebra Abstrata
Álgebra Linear
Análise Combinatória e Probabilidades
Cálculo I
Prática Docente II
Cálculo II
Ciências da Educação I
Fundamentos de Física I
Prática Docente III
Teoria dos Números
Cálculo III
Ciências da Educação II
Estágio Supervisionado I
Fundamentos de Física II
Prática Docente IV
Estágio Supervisionado II
Fundamentos de Análise
Língua Brasileira de Sinais
Métodos Computacionais
Prática Docente V
Trabalho Final de Curso

Oferta Educativa semelhante